Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como decidir seu curso de pós-graduação ou MBA?

pós-graduação ou mba

Após terminar a graduação, decidir diretamente qual curso de pós-graduação ou MBA realizar pode não ser das tarefas mais fáceis. Mas dar importância à educação continuada está diretamente ligado às melhores colocações no mercado de trabalho. Dessa maneira, continuar seus estudos escolhendo um curso que engrandeça seu currículo e aprimore sua experiência profissional e pessoal pode ser o caminho para o sucesso em sua carreira.

Mas como avaliar, entre todas as opções, qual o melhor curso? Para ajudá-lo nessa empreitada, o Portal Pós selecionou alguns passos fundamentais para que sua escolha seja certeira e sem rodeios. Confira!

Momento certo para escolher seu curso

Se você está em um momento da carreira em que precisa progredir, um curso de pós-graduação ou MBA pode te especializar naquilo em que você atua. Ampliar o conhecimento dentro dessa área pode trazer benefícios e bons olhos de seus superiores. Além disso, mostrar-se uma pessoa interessada e curiosa, principalmente naquilo que agregará diretamente em sua profissão, pode alimentar aquela promoção tão sonhada.

Há também os casos em que o aluno acabou de terminar sua graduação e deseja seguir se especializando em sua formação. Aqui, vale avaliar qual o seu propósito de carreira. Lembre-se de que os cursos de MBA são voltados à gestão, além de oferecerem mais possibilidades de aplicabilidade e desenvolvimento crítico do aluno.

Em contrapartida, se você – mesmo tendo acabado de se graduar -, está mais seguro de qual carreira deseja seguir, atua profissionalmente em sua área de graduação e quer se especializar com mais profundidade, um curso de pós-graduação EAD pode alavancar seus conhecimentos.

Energia e resistência

É fato que, ao escolher um curso, você terá que se dedicar a ele. Independentemente da duração (seis meses, 10 meses ou mais), é importante que você se organize para cumprir toda a carga proposta e veja como realmente encaixá-la em sua programação diária.

Por isso, vale separar algumas horas do dia para que essa dedicação não seja em vão. Fazer um organograma de todo o seu tempo, pode ajudá-lo nesta separação de horários, sem comprometer tanto suas horas de trabalho, quanto as de estudo.

Foco, força e vontade

A programação de sua vida pessoal pode ser afetada pela realização tanto de um curso de pós-graduação ou MBA. É fato de que o foco deve ser parte integrante de seu projeto de estudos. Pense o quanto esse novo conhecimento adquirido poderá impactar diretamente em sua carreira beneficamente.

Além disso, mesmo para quem deseja mudar de carreira, a especialização traz a oportunidade para promover seu networking, conhecer novas áreas de atuação e aprender como desempenhar novos papéis dentro de novas funções. Entenda o quanto você precisará investir nessa vontade de crescer também pessoalmente.

A influência da educação continuada na carreira

Investir em cursos de pós-graduação ou MBA é um aprendizado que nunca termina. Tudo porque, de certa forma, você abre portas pessoais de autoestima e autoafirmação, pela aquisição do conhecimento que não será esquecido ou descartado.

Assim, vale a pena pensar e entender em qual momento está sua vida para que esse investimento não seja em vão e realmente colabore com seus anseios de crescimento e autoconhecimento.

Como escolher entre pós-graduação ou MBA

Com uma avaliação pessoal simples, você pode decidir se é melhor seguir sua educação em um curso de pós-graduação ou MBA. Veja só:

  • Conheça tudo o que for possível sobre o curso de interesse;
  • Faça o exercício de entender o que você deseja;
  • Pense sobre as condições e horários;
  • Procure conversar com quem fez os cursos que te interessam;
  • Programe-se de acordo com sua vida pessoal e profissional. 

Levando em conta essa pequena lista, o processo de escolha entre um curso de pós-graduação ou MBA se tornará mais fácil. Confie em você!

Ficou interessado em descobrir os cursos de pós-graduação ou MBA que podem mudar sua vida e complementar sua carreira? Acesse ao Portal Pós e confira as oportunidades. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades