Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Conheça cinco séries sobre educação

séries sobre educação

As séries transmitidas nas plataformas de streaming se tornaram o passatempo de milhares de pessoas. Com a facilidade de assinaturas e a infinidade de  estilos e modelos, há histórias para agradar e entreter qualquer tipo de telespectador. Entre todos os documentários, dramas, comédias, entre outros estilos, o Portal Pós selecionou cinco sucessos de séries sobre educação, que abordam o tema de diferentes maneiras. Confira! 

Cara gente branca

Retratar a realidade de alunos negros em uma conceituada universidade dos Estados Unidos é o que faz a série “Cara gente branca”. A trama, que toca em assuntos latentes e necessários, mostra como esses alunos lidam cotidianamente com o desrespeito, o racismo estrutural e as políticas evasivas sobre medidas urgentes a ser tratadas em questões raciais. 

Porque assistir: os profissionais da área de educação têm que estar aptos a trabalhar com todas as pessoas, sem exceção ou diferenciação entre classes sociais, cor da pele, condição financeira e aprendizados anteriores que cada um carrega. 

Merlí

Por meio de métodos pouco convencionais, o professor de Filosofia Merlí (que dá nome à série), conta com um estilo irreverente e revolucionário para ministrar suas aulas. Seu propósito é inspirar os alunos do Ensino Médio a se aproximarem dos conteúdos aplicados. A série também aborda dramas, desafios comuns aos dilemas enfrentados pelos adolescentes e as dores pessoais do professor. 

Porque assistir: muitas vezes os desafios de entregar o conteúdo necessário e fazer com que os alunos entendam ou, ao menos, prestem atenção aos pontos principais do que precisam aprender, é um grande dilema dos professores em geral. 

Anne with an E

A série conta com muita sensibilidade a história de Anne Shirley, uma jovem que foi adotada por engano por dois irmãos idosos. Inspirada no romance Anne de Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery, o drama retrata a vida da jovem entre idas e vindas de orfanatos, passando por bullying e preconceitos, que são quebrados pela alegria de viver da personagem principal. 

Porque assistir: dilemas entre os alunos são normais, visto que cada um tem sua história particular. Entender os pormenores e as entrelinhas de cada um pode proporcionar mais afinidade e aproximação com a classe. 

O começo da vida

Com diferentes famílias de vários lugares do mundo, a série aborda o universo da Educação Infantil. A produção brasileira traz, de uma forma sensível, o início da formação de cada indivíduo por meio da educação escolar. Mostra também como o ambiente escolar pode influenciar as crianças, as abordagens didáticas e a importância da interação com os adultos nesse processo. 

Por que assistir: a série documental faz com que os professores se aproximem mais das realidades do alunos da Educação Infantil. 

Daughters of destiny

Outra série documental, com apenas quatro episódios, conta a realidade de cinco meninas de comunidades pobres da Índia. A jornada em busca de um futuro melhor é mostrada como iniciativa positiva, ao inserir as alunas no colégio  interno em que estudam. A instituição de ensino e a metodologia pertencem à ONG norte-americana Shanti Bhavan. A história atravessa momentos de compaixão, responsabilidade, aprendizado e solidariedade, que todos deveríamos aprender. 

Por que assistir: com apenas quatro episódios, a série apresenta um grande exemplo a ser seguido por educadores, bem como a educação pode ser ponto fundamental para transformar a vida de pessoas para melhor. 

E você, lembrou de mais alguma série que tenha a educação como tema principal? Conte para o Portal Pós, por meio dos comentários!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades