Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como apresentar conhecimento em uma entrevista de emprego

apresentar conhecimento

Em uma entrevista de emprego somos convidados a falar sobre nossa trajetória profissional e nossas experiências. Isso porque o recrutador precisa conhecer quem somos e qual é nossa capacidade de entrega. Por isso, é tão importante ir além na nossa apresentação pessoal e mostrar também nossos conhecimentos técnicos e teóricos, fundamentais para deixar claro o quão capacitados estamos para assumir a vaga e qual é nosso potencial real.

Mas como fazer isso?

Em alguns processos seletivos é comum termos uma fase de testagem com aplicação de provas de conhecimentos gerais ou específicos. Porém, nem sempre essa fase ocorre e esses conhecimentos serão investigados principalmente durante a entrevista. Por isso, esteja preparado e sistematize todos os conhecimentos aprendidos ao longo de sua formação, cursos, capacitações, disciplinas, experiências, vivências e práticas.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Em entrevistas, os recrutadores irão questionar sobre seus conhecimentos ao explorar seu domínio sobre conceitos (como indicadores estratégicos, retorno de investimento, avaliação de desempenho 360º, etc.), ferramentas (como PDCA, 5W2H, plano de negócios, PMBOK, etc.), ou softwares (como Excel, MS Project, Trello, etc.). Nesses momentos, não responda apenas com sim ou não. Aproveite para explicar qual é seu domínio no tema, sua experiência na ferramenta ou software, onde aprendeu e quando precisou utilizá-las.

Outras perguntas menos diretas também podem dar espaço para que você mostre seus conhecimentos como “Quais são suas melhores habilidades?” ou “O que você aprendeu no último emprego?”. Essas perguntas são uma ótima oportunidade para você mostrar que tem as competências necessárias para aquele cargo, e que também é tecnicamente capacitado. Nesse caso é importante não apenas listar as suas habilidades e conhecimentos, mas também descrever a sua experiência com essas ferramentas e quando e onde aprendeu.

Caso seja questionado sobre algum conhecimento que não tenha, seja sincero e admita que não possui habilidades e experiência nisso.  Lembre-se também de deixar claro a sua disposição para aprender e crescer. Você pode, inclusive, dar exemplos de situações nas quais teve que adquirir algum novo conhecimento e quais estratégias utilizou para se motivar, aprender e aplicar suas novas habilidades. Isso pode fazer a diferença a seu favor ao evidenciar como você lida com situações em que novas demandas e desafios te são apresentados.

E para auxiliar no seu desenvolvimento, te preparar para adquirir novos conhecimentos e gerar novas oportunidades, elabore um plano de carreira com objetivos e metas claros.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades