Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como aumentar sua produtividade

como aumentar sua produtividade

Como aumentar sua produtividade é uma questão recorrente de muitos profissionais. Independentemente da área de atuação, tem dias que o tempo parece não ser suficiente para cumprir todos os afazeres, participar de reuniões, alimentar-se, conciliar estudos, lazer e horas de descanso.

Para tanto, o Portal Pós separou algumas dicas que podem ser valiosas para a organização de seu dia, de forma que tudo seja cumprido dentro de um roteiro completo, sem que você se sinta cansado demais para conseguir realizar o restante. Confira abaixo.

Tenha horários fixos

Criar uma rotina, com horários estabelecidos para começar seu dia de trabalho, é essencial para não ultrapassar seus limites e cair num estado de estafa. Por isso, mesmo que esteja trabalhando no modelo de home office, é importante que estabeleça horários fixos de início, almoço e fim do período.

Dentro desse tempo faça uma programação que caiba em seu dia. Afinal, entender como aumentar sua produtividade, também passa por organizar-se. Cite os afazeres com a definição aproximada para a realização de cada item, bem como uma ordem de produção.

Entretanto, não fique nervoso se não conseguir cumprir toda sua lista. Tem dias que aparecem coisas urgentes, fora do planejamento e isso impacta diretamente no que estava programado. Simplesmente, organize novamente a agenda e encaixe a tarefa para o outro dia.

Mantenha a alimentação saudável

Assim como a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e em horários estabelecidos faz com que o corpo e mente estejam carregados para enfrentar o dia. Evite alimentos muitos gordurosos, pesados , refrigerantes e bebidas alcoólicas entre as refeições.

Se possível, coma frutas entre os intervalos das refeições. E procure tomar café somente de manhã ou no máximo uma hora após o almoço, visto que a cafeína diminui a absorção de ferro no organismo.

Concilie estudos e trabalho

Aproveitar o tempo para melhorar suas habilidades, conhecimento e currículo também deve estar em seus planos. Por isso, procure cursos de pós-graduação ou MBA que complementam tanto sua capacidade de produção quanto seus saberes.

Programe seu tempo para aproveitá-lo da melhor forma, sem perder momentos de lazer e cuidados pessoais. O Ensino EAD, por exemplo, pode ser uma boa pedida para quem tem o dia cheio, uma vez que você programa os próprios horários de estudo.

Faça pequenas pausas

Fazer pausas para andar um pouco, mudar o ambiente de trabalho ou comer alguma coisa é extremamente essencial para organizar as ideias, rever os conceitos e colocar a cabeça no lugar. O aumento de sua produtividade está diretamente ligado aos tempos de descanso e ordem dos pensamentos.

De nada vale parar um pouco e continuar a pensar em problemas que não consegue resolver. Aliás, se não conseguir resolver algo previsto para o dia, procure ajuda de pessoas de sua equipe se houver essa possibilidade. Caso não haja, não precisa entrar em pânico: faça pausas mais longas para ler um livro, escrever sobre outro assunto ou mesmo conversar com amigos. É revigorante e pode colaborar muito se você está procurando como aumentar sua produtividade!

Não se cobre tanto

Evitar ao máximo o perfeccionismo e a cobrança interna também contribuem para a melhoria da produtividade. Além disso, procure definir o que é, de fato, sua responsabilidade. Afinal, é importante saber dizer não quando necessário e confiar nas pessoas que trabalham com você.

Lembre-se de que sua saúde mental é muito importante, pois, sem ela, nada vai andar conforme o esperado. O fato de se cobrar incessantemente traz um peso enorme a ser carregado. Relaxe e defina bem o que você realmente deve fazer.

Um passo de cada vez

Com notícias pipocando o tempo todo, informações de todos os lados e tudo geralmente à sua mão, tendemos a sofrer por não saber o que está acontecendo. No entanto, estar antenado em tudo é praticamente impossível. Por isso, seguindo o passo anterior de diminuir suas cobranças internas, não se preocupe tanto se você foi o único a não saber sobre alguma notícia que esteja bombando nas redes sociais, por exemplo.

Quando tiver um tempo, procure informações (se for de seu interesse) e mantenha em mente que realmente é impossível conhecer e saber sobre todos os assuntos.

E você, tem alguma dica valiosa que adota sobre como aumentar sua produtividade? Conte para nós, nos comentários do Portal Pós!

 

Conheça nossas faculdades