Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

Não perca o ritmo! Concilie o trabalho remoto e os estudos

Manter o ritmo de estudos e trabalho durante a quarentena não é das ações mais fáceis. Afinal, para quem concilia as duas tarefas, o dia é praticamente tomado de afazeres que parecem não ter fim. Além disso, o trabalho remoto, somado a um curso a distância, deixa a pessoa no mesmo ambiente por muito tempo.

É sabido que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que todos se mantenham em casa. Por isso, se o seu trabalho pode ser feito remotamente, fique no aconchego de seu lar. E, para não tornar essa nova rotina massante ou desanimadora, confira algumas dicas que o Portal Pós selecionou para você.

Planeje e identifique como você gasta seu tempo

Lamentar-se sobre a falta de tempo é recorrente, principalmente para quem carrega uma rotina cheia. Trabalhar e estudar o dia todo pode ser estafante se o planejamento das ações não estiver bem desenhado. Desta forma, o primeiro passo é separar horas do dia para executar seu trabalho e também para se dedicar aos estudos.

Geralmente, mesmo que de forma remota, o trabalho tem um horário preestabelecido. Logo, esse horário deve ser dedicado e não deve entrar em conflito com os estudos. Assim, após o término das tarefas profissionais, crie sua rotina de estudos, sem misturar as coisas.

Faça pausas para o bem de seu cérebro

Faça com que o dia renda, com pequenas pausas entre as atividades – profissionais ou estudantis. E não se esqueça de se alimentar, cuidar da saúde, descansar e dormir pelo menos oito horas por noite. Sem saúde, nem o trabalho, nem os estudos podem ser realizados, não é mesmo?

Cuidar da saúde mental, inclusive, tem sido pauta de muitas discussões sobre o período de quarentena. Por isso, se algo estiver fazendo mal a você, procure ajuda com amigos, familiares e profissionais de saúde. Há muitos centros de atendimento disponíveis online, muitas vezes de forma gratuita.

Tenha tempo livre

Parece loucura esperar que alguém que trabalhe e estude tenha algum tempo livre. No entanto, pensar dessa forma prejudica sua saúde e faz com que haja uma sobrecarga. O estresse e o cansaço contínuos podem ser estopim para que nenhuma destas atividades seja feita de forma correta.

Assim, vale dedicar umas horas de seu dia para a prática de algum esporte que possa ser feito em casa ou mesmo para ler um livro, assistir a um filme, jogar conversa fora com amigos e – em tempos fora de quarentena – caminhar um pouco pela rua.

Alimente-se de forma correta

Trabalhar em casa é muitas vezes sinônimo de horários descontrolados. Entretanto, uma das metas de um trabalho organizado é ter tempo estabelecido para o almoço, jantar e alguns cafés – que servem de momentos de pausa para relaxar um pouco.

Além disso, a qualidade da alimentação deve ser levada em conta. Procure comer coisas mais saudáveis e balancear tudo o que come de acordo com os grupos alimentares.

Procure ficar motivado

Ser positivo e lembrar-se o porquê do esforço de estudar e trabalhar pode ser a tecla motivadora para que você continue, mesmo com a rotina cansativa. O desafio é grande, claro. Mas a recompensa pode ser ainda maior – seja para progredir em sua carreira, escolher uma nova ou mesmo para ter mais conhecimento e reconhecimento.

Quando as coisas não estiverem fáceis dentro de casa, faça pausas, como descrito aqui em uma dica anterior. Respire e entenda o que é prioridade. Com o tempo curto, de nada vale fazer as coisas de qualquer jeito.

Por isso, é importantíssimo que tanto o trabalho, quanto o estudo, estejam de acordo com suas prioridades. Comece organizando seu dia e tente cumprir ao máximo as tarefas impostas. E deixe a culpa bem longe de você, caso algo não saia totalmente como planejado. Se algo fugir do controle reavalie seu tempo e veja como tudo pode ser reorganizado. Bons estudos e bom trabalho!

O que você faz para manter-se motivado com a rotina de trabalho e estudos? Deixe seu comentário! 

Conheça nossas faculdades