Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como diminuir o estresse no ambiente de trabalho

como diminuir o estresse no ambiente de trabalho

Em 2019, a síndrome de burnout, uma forma de estresse no trabalho, foi acrescentada a Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, um alerta foi aceso: é preciso controlar a pressão do trabalho e tratá-la de maneira séria. Afinal, com saúde não se brinca. Se você já se viu totalmente estafado após um período de trabalho, não consegue se concentrar em suas atividades rotineiras. E tem dificuldade de socializar, se sente muito cansado, entre outros sintomas, você pode estar sofrendo da síndrome.

No Brasil, segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos profissionais têm alguma sequela decorrente do estresse. Dentro deste grupo, 32% das pessoas podem sofrer de burnout. Sendo que deste montante, 92% pessoas continuam trabalhando mesmo com a síndrome. Estes números são preocupantes e indicam que os profissionais brasileiros devem cuidar mais do bem-estar no ambiente de trabalho. 

Se você sofre com o estresse e pressão no seu dia a dia, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a combater esses males no ambiente de trabalho. 

Cumpra as suas tarefas com calma

Parece óbvio falar que é preciso cumprir as tarefas de trabalho. Mas é importante que isso seja feito de maneira natural e sem pressão. Para isso, programe-se, faça cronogramas e sempre deixe um tempo a mais para possíveis imprevistos. Desta forma, você conseguirá trabalhar de maneira mais produtiva e fará entregas melhores. Existem métodos que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a sua rotina, o GTD é um deles

Ouça música

Muitas pessoas usam a música durante o expediente como um relaxante, principalmente quando há muita coisa para entregar. Com o fone de ouvido, você consegue se concentrar no objetivo e até se sentir mais calmo. O estilo musical pode variar de pessoa para pessoa, mas existem diversas listas com seleções de músicas propícias para o foco no trabalho. 

Faça meditação

Meditar é uma forma muito eficaz de mandar embora o estresse e você pode fazê-lo no ambiente de trabalho. Atualmente é possível praticar a meditação com ajuda de aplicativos específicos e os benefícios são muitos: concentração, diminuição no estresse e ansiedade, desenvolvimento da criatividade e ainda o auxílio nas relações interpessoais.

Faça uma hora de almoço

A lei estabelece que todo funcionário tenha direito a pelo menos uma hora de almoço diária e isso não é à toa. A pausa no meio do dia é essencial para que o profissional tenha um tempo para ele, se alimente e se distraia. Esta também uma ótima hora para socializar com os seus colegas fora do ambiente de trabalho e conversar sobre outros assuntos. 

Pratique exercícios físicos

A prática esportiva é fundamental para o bem estar e saúde de qualquer pessoa. Além de fazer bem para o corpo também faz bem para a cabeça e ajuda muito os profissionais durante o trabalho. Isso porque, com o corpo em movimento, o corpo produz endorfina, um hormônio que alivia o estresse. Os exercícios também auxiliam na oxigenação do cérebro aumentando a memória e a criatividade.

Estas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para diminuir ou evitar o estresse no ambiente de trabalho. Se, mesmo com estas medidas, você continuar a se sentir mal, procure um especialista e comece o inicie um tratamento psicológico. 

Conheça nossas faculdades