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Tendências e Inovação

Método GTD: aprenda a utilizá-lo e melhore sua organização

Método GTD: aprenda a utilizá-lo e melhore sua organização

Com certeza você já passou pela seguinte situação: após um longo dia de trabalho, se deu conta de que foi pouco produtivo e que tudo foi em vão. Ao contrário do que muitos pensam, passar muitas horas executando uma atividade não significa ter uma boa entrega. Para ser produtivo no trabalho é preciso ser organizado e ter domínio do tempo e das tarefas que precisam ser realizadas. Para auxiliar quem não consegue organizar a agenda, existem alguns métodos e entre eles está o GTD.

O GTD (Getting Things Done), que em português é algo como “Fazendo as coisas”, foi criado pelo consultor de produtividade David Allen e virou tema de livro em 2001. Na obra, o autor expõe cinco importantes passos que devem ser realizados para concluir uma tarefa produtiva.

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1º passo: Coleta

Antes de sair fazendo tudo o que precisa, é importante saber quais são as tarefas pendentes. Então, anote tudo, seja em uma agenda, no computador ou no celular: o importante é visualizá-las. Isso vale para todas as suas tarefas diárias, sendo elas pessoais ou profissionais. O objetivo desta etapa é “tirar” tudo da sua cabeça e salvá-las em um local mais seguro, afinal, muitas vezes a memória falha. 

2º passo: Processo

Com a lista feita, é hora entender o que será feito com essas pendências. Pegue a sua lista e entenda quais tarefas devem ser resolvidas imediatamente e quais podem ser deixadas para depois ou até descartadas. Com as imediatas, faça uma lista e estipule um prazo para a conclusão e com as deixadas para depois, faça outra lista para você não se esquecer delas e realizá-las quando possível.

3º passo: Organização

A parte principal do método GTD é a organização. Sendo assim, deixe as suas tarefas bem organizadas em listas específicas para cada frente. Por exemplo: pessoal, profissional, pós-graduação, viagem, contas a pagar, etc.. O importante é facilitar a visualização para que nada se perca entre todas as pendências. 

4º passo: Revisar

Após montar toda a sua programação, é hora de revisá-la e é importante que esta revisão seja feita periodicamente. Afinal, depois de todo este trabalho, você precisa executar as suas tarefas. Verifique tudo diariamente ou na frequência que for melhor para você. O importante é não deixar nada de lado e otimizar o tempo da melhor maneira possível. Uma forma simples de ser lembrado, é agendar alertas no celular ou calendário do e-mail, assim, nada passará batido. 

5º passo: Execução

Com todas as tarefas organizadas, é hora de executá-las. Você vai sentir que, com este método, você estará fazendo tudo em seu tempo certo, sem esquecer de nada e nem tendo que substituir tarefas por falta de tempo. Seguindo a rotina você verá que ao passar dos dias, você se sentirá mais produtivo e menos atribulado com as pendências. 

Este é um ótimo método para quem está pensando em iniciar uma pós-graduação, mas acha que não tem tempo. Se você quer voltar a estudar, confira nossos cursos de especialização e encontre o melhor para a sua carreira. 

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