Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é Novembro Azul?

o que é novembro azul?

Assim como o Outubro Rosa é relacionado ao câncer de mama, o Novembro Azul é um movimento mundial em prol da saúde e conscientização à prevenção ao câncer de próstata. Criado em 2003 na Austrália, é realizado neste mês por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata que acontece no dia 17 de Novembro.

blog banner desconto em pós-graduação

Prevenção e diagnóstico da doença

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença em homens brasileiros. Estima-se que o risco é de 66,12 casos para 100 mil homens. O exame de toque retal é o mais efetivo para a prevenção e diagnóstico da doença. E deve ser realizado anualmente.  

O preventivo deve ser feito por um médico urologista e a faixa etária para começar varia: 45 anos ou mais para homens com fatores de risco. Ou a partir dos 50 para os demais. 

Estão na zona de risco:

  • Homens com histórico familiar de câncer de próstata, principalmente entre parentes próximos como: pai, irmão e tio.
  • Homens negros.
  • Homens obesos.

Principais sintomas

Além de realizar os exames periodicamente, é preciso ficar atento aos indícios da doença. Apesar de ser silenciosa, existem alguns sintomas que devem ser observados. Na fase inicial, as alterações podem ser percebidas diante da dificuldade ou necessidade excessiva de urinar. Já em casos mais avançados, podem surgir sintomas como dor nos ossos e, ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen. Além de infecções generalizadas e insuficiência renal em casos extremos. 

Mantenha hábitos saudáveis

Para evitar o risco dessa e de outras doenças é importante sempre manter hábitos saudáveis como: alimentação equilibrada, não fumar e nem beber em excesso, realizar atividades físicas, manter um peso saudável, fazer check-up regularmente e controlar a pressão alta, o diabetes e o colesterol, caso tenha alterações. Cuidando-se bem, as chances de adoecer diminuem, o que não exclui a importância dos exames.  

Fonte:

Fundação do Câncer

Conheça nossas faculdades