Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como surgiu o Outubro Rosa? Saiba a importância da campanha

outubro rosa

Você já reparou que no mês de outubro instituições públicas e privadas iluminam seus prédios e monumentos de rosa? E que, algumas empresas fazem até campanhas para que os funcionários vistam roupas da cor? Estas ações são realizadas em prol do Outubro Rosa, um movimento que visa a conscientização a população sobre o câncer de mama, ressaltando a importância da prevenção e da detecção precoce. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, além de estimular a participação da população e o apoio de empresas e entidades.

blog banner desconto em pós-graduação

Quando surgiu o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa surgiu em 1990 em Nova York, quando a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation promoveu uma Corrida pela Cura com a intenção de dar maior visibilidade à importância da prevenção do câncer de mama, que atinge tantas mulheres ao redor do mundo. Na ocasião, foram distribuídos laços rosas que são o símbolo da campanha, por isso o nome.

Foram sete anos após a primeira Corrida pela Cura, em 1997, que as ações do Outubro Rosa, começaram efetivamente nos Estados Unidos. Naquele ano, duas cidades norte americanas, Yuba e Lodi, iniciaram a conscientização como conhecemos hoje. Iluminaram seus edifícios, promoveram corridas, desfiles de moda com sobreviventes do câncer, entre outras ações que aumentaram a visibilidade da campanha.

Leia mais: 5 descobertas e invenções feitas por mulheres que mudaram o mundo

A celebração da data no Brasil

No Brasil, a primeira iniciativa em prol da campanha aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo. Naquele ano, uma grande empresa de cosméticos junto a uma associação de mulheres simpáticas à causa da prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, iluminaram o obelisco do Ibirapuera com a cor rosa. Mas foi em Outubro de 2008 que a campanha tomou mais força por aqui. Diversas entidades relacionadas ao câncer de mama promoveram a iluminação de pontos importantes nas principais cidades do país.

Essas ações do Outubro Rosa foram fundamentais para que a mídia intensificasse as pautas sobre a importância do autoexame e mamografia para as mulheres. E mais empresas endossaram ações de prevenção para as funcionárias.  

Apesar de toda divulgação e esforços, ainda há muita desinformação entre as mulheres em relação ao tema. Por isso a importância de que o tema seja cada vez mais abordado em todos os setores da sociedade.

Prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Existem diversos fatores para o surgimento do câncer de mama. Alguns estão relacionados ao estilo de vida da paciente, outros ao histórico genético e familiar. Os relacionados ao primeiro fator podem ser evitados com a mudança de hábitos e a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios, redução da ingestão de bebidas alcoólicas e cigarro. Já quem possui predisposição genética precisa estar sempre atenta à qualquer irregularidade na região da mama e realizar os exames preventivos com periodicidade.

É importante ressaltar que os cuidados com a saúde merecem observação durante todo o ano. E, não apenas no mês de Outubro. Por isso, visite regularmente o seu ginecologista e mantenha seus exames em dia. 

Conheça nossas faculdades