Ir para o conteúdo
Você na Pós

Gerontologia: entenda a importância e como se especializar

gerontologia

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil é de 72 anos e 5 meses para os homens e 79 anos e quatro meses para as mulheres. E o que isso significa? Que a nossa população está cada vez mais velha. E, para ter uma boa qualidade de vida, necessita de recursos e serviços apropriados para a faixa etária. Uma das profissões que vem ganhando destaque em relação aos idosos é o de Gerontólogo.

O que faz um gerontólogo

Ao contrário do geriatra, que é um médico especializado em idosos, o gerontólogo não trata apenas da saúde. Mas, trata também de outros aspectos relacionados ao envelhecimento. Esse profissional é responsável por dar suporte ao idoso e sua família no que diz respeito a sua vida, avaliar as condições físicas e emocionais. Além de auxiliar na tomada de decisão, quando o idoso já necessita de cuidados especiais. 

Um dos principais objetivos desse profissional é que a velhice seja saudável, tanto física quanto mentalmente. Ele também é responsável pela elaboração de atividades benéficas para o desenvolvimento do idoso, como relacionamento interpessoal e exercícios psicoeducativos. 

Cursos na área

Para fazer uma especialização na área de gerontologia, é necessário que o profissional seja graduado em uma das áreas relacionadas à saúde. 

Geriatria e Gerontologia

Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e áreas afins. Para que, atuem como agentes promotores do envelhecimento saudável, com competências para prestar assistência de saúde nas comorbidades e necessidades específicas da população idosa.

Entre as disciplinas abordadas estão: Cuidados paliativos, Emergências no Idoso e prevenção à queda, Estratégias de promoção de saúde do idoso: Noções de nutrição aplicada, Conceitos de geriatria e gerontologia: o envelhecer biopsicossocial, entre outras. 

Gestão em Gerontologia

Este curso tem como intuito preparar o aluno para questões de gestão acerca dos serviços de saúde voltados à população idosa. Entre as matérias ministradas estão: Principais instrumentos e recursos tecnológicos para avaliação do idoso e da qualidade de vida, Envelhecimento populacional: epidemiologia e políticas públicas, Conceitos de geriatria e gerontologia: o envelhecer biopsicossocial, além de disciplinas gerenciais como Marketing e Empreendedorismo.

Ser um profissional especializado faz você estar passo a frente daqueles que só possuem a graduação. Se você se interessa pela área da saúde, conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha o que mais combina com o seu perfil.

 

Conheça nossas faculdades