Ir para o conteúdo
Curiosidades

Dicas para aproveitar a Black Friday

Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos no início da década de 90 e se refere à quarta sexta-feira do mês de novembro, que sucede um dos mais importantes feriados do país, o Dia de Ação de Graças. Tudo começou porque, logo após este feriado, as ruas começavam a ficar cheias de pessoas em busca das compras de Natal. Com tamanha procura, o comércio viu nesta uma data propícia e começou a promover grandes promoções para atrair ainda mais público para as lojas. 

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 28 de novembro de 2010 e foi uma ação online, reunindo cerca de 50 marcas. Hoje, nove anos depois, estamos indo para a décima Black Friday brasileira e, de lá pra cá, a data se popularizou, tornando-se uma das mais aguardadas do varejo e também dos compradores, que veem aí uma oportunidade de comprar itens com descontos consideráveis.

Por gerar tamanha comoção e oportunidades de vendas, muitas empresas tentam burlar os preços e oferecem falsos descontos, às vezes cobrando até mais do que o valor original. Então, se você pretende aproveitar as ofertas da Black Friday que acontece no dia 29 de novembro deste ano, fique atento às fraudes e não faça compras por impulso. Confira nossas dicas para aproveitar bem a data:

Tenha foco

Grandes descontos são sempre atrativos, mas é importante ter a noção de que, mesmo pagando pouco, você ainda estará comprometendo o seu orçamento. Por isso, antes da data, faça uma lista de produtos de que necessita; assim, a chance de comprar por impulso será menor. 

Pesquise preços

Com a lista de produtos feita, faça uma pesquisa de preços e compare-os. É importante anotar tudo direitinho para, na Black Friday, saber se houve ou não o desconto e se ele realmente vale a pena. Faça essa pesquisa bem antes da data, pois alguns sites, por exemplo, aumentam o valor poucos dias antes da Black Friday, para vendê-lo com o preço inicial. 

Sites confiáveis

Antes de fazer as suas compras, verifique se o site escolhido é confiável. Se houver, leia a caixa de comentários das páginas, entenda o que os consumidores estão falando sobre a experiência deles e pesquise a avaliação no Reclame Aqui. O Procon-SP fez uma lista com sites que devem ser evitados

Sites seguros

Além de comprovar se o site confiável com relação aos valores ofertados, é preciso atentar-se à conexão no momento da compra. Antes de comprar, verifique se você possui antivírus, antispyware e firewall instalados em seu computador, eles são essenciais para proteger suas informações. Também verifique se o endereço da página começa com “https://” e se há um cadeado trancado na barra, esses dois fatores garantem a segurança do site. 

Prazo e frete

Antes de finalizar uma compra online, verifique o prazo de entrega e o valor do frete. Muitas vezes a entrega pode demorar e ter um custo muito alto, fazendo a compra não valer tanto a pena. Faça também essa comparação entre os sites. Às vezes, um site pode ter uma mercadoria com um preço mais alto, porém com frete grátis, por exemplo. 

Garantia e troca

Ao receber o seu produto, verifique bem todos os detalhes para ver se não há nenhum defeito e se ele está de acordo com o prometido no ato da compra. Salve todos os e-mails da transação, código de compra e nota fiscal, eles são a garantia de que você efetuou a compra. A troca só é obrigatória em casos de defeito tem prazo de 30 dias para bens não duráveis e de 90 para duráveis. 

Agora que você sabe as principais dicas sobre as melhores escolhas na Black Friday, aproveite e acompanhe as nossas ofertas especiais  que estarão disponíveis durante o período na pós-graduação. 

Conheça nossas faculdades