Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que a especialização na área da saúde é importante para sua carreira?

Sabemos que a graduação é uma grande conquista na vida de qualquer profissional, não é mesmo? Porém, com um mercado de trabalho tão concorrido, apenas este diploma não é suficiente. Por isso, uma especialização na área da saúde acaba se tornando essencial para o seu sucesso.

Uma pós-graduação na área da saúde – seja para se aperfeiçoar na sua área ou para fazer uma transição de carreira – é um grande investimento, mas também oferece um grande retorno. Afinal, é fato que apenas os profissionais mais qualificados são contratados para os melhores cargos e constroem uma sólida carreira no setor da saúde.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Neste artigo, vamos te contar todas as vantagens que essa especialização pode te proporcionar, quais são os cursos mais promissores na área e se uma pós-graduação EAD em saúde vale a pena. Acompanhe a seguir.

Por que fazer uma especialização na área da saúde?

Fazer um curso para se aperfeiçoar é essencial para qualquer profissional. Porém, quando falamos da saúde, existe um outro motivo: esta área é muito dinâmica e está sempre se atualizando. O tempo inteiro, no mundo todo, pesquisadores realizam estudos, descobrem novas abordagens, tratamentos e medicamentos.

Além disso, conforme a tecnologia e as transformações digitais acontecem, a medicina – e a área da saúde como um todo – também evoluem. Por isso, cursar uma pós-graduação na área da saúde é a melhor forma de manter-se atualizado, aprofundar e ampliar seus conhecimentos sobre o mercado. 

Principais vantagens da pós-graduação em saúde

Já vimos que a especialização é o melhor caminho para se capacitar. Além disso, existem outras vantagens para quem opta por uma pós.

Veja quais são:

1 – Salário maior

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o salário de pessoas que têm o certificado de especialização, como pós e MBA, pode ser até 66% maior do que colegas de profissão que possuem apenas a graduação.

2 – Networking

O networking é importante para profissionais de qualquer setor, mas para quem busca formas de crescer na carreira na área da saúde é uma prática essencial. Nos cursos de pós-graduação na área da saúde, você terá a chance de construir uma rede de contato de qualidade com colegas que trabalham em clínicas, hospitais e outras instituições do setor. É um ambiente muito favorável para trocar informações e ser apresentado a boas oportunidades de emprego.

3 – Aumentar a sua pontuação em um concurso público

Você sabia que ter um certificado de especialização pode adicionar pontos na sua participação em concursos públicos e processos seletivos de residência? Alguns deles têm prova de títulos, ou seja, o seu diploma de pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado pode somar até 10 pontos e ajudar a melhorar a sua classificação.

Pós-graduação EAD na área da saúde vale a pena?

Já percebeu que fazer um curso de especialização na área da saúde só oferece vantagens, não é verdade? Mas e quando falamos de ensino a distância, será que fazer uma pós-graduação EAD na área da saúde vale a pena? Será que é realmente possível aprender? A resposta é sim, mas só se a universidade seguir os seguintes critérios:

  1. Oferecer certificado reconhecido pelo MEC;
  2. Propor atividades e desafios que ajudem o aluno a colocar o aprendizado em prática;
  3. Disponibilizar tutores para acompanharem os alunos e tirarem suas dúvidas fora do horário de aula;
  4. Oferecer materiais e conteúdo que aliem teoria e prática.

Se você fizer uma pós em uma universidade que segue estes critérios, a modalidade EAD pode ajudar muito no desenvolvimento da sua carreira. Você terá flexibilidade de horário e lugar para estudar, além de redução de custos com transporte e alimentação, que poderão ser investidos no desenvolvimento de outras habilidades.

Leia também: 5 séries da Netflix sobre saúde mental

Cursos promissores de Pós-graduação na área da saúde

Bem, como estamos falando da importância da especialização na área da saúde, é justo que a gente também te mostre os cursos que estarão em alta nos próximos anos. Com o impacto e as sequelas da pandemia, o aumento da ansiedade e da depressão na população brasileira e o crescimento da população idosa, a demanda por determinados profissionais da área também subiu.

Veja alguns dos cursos de pós-graduação mais promissores na área da saúde:

  • Fisioterapia Cardiorrespiratória;
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva;
  • Geriatria e Gerontologia;
  • Gestão em Gerontologia;
  • Enfermagem em Urgência e Emergência;
  • Enfermagem em Home Care;
  • Enfermagem em saúde mental e psiquiátrica;
  • Psicanálise e saúde mental;
  • Saúde mental, psicopatologia e atenção psicossocial;
  • Saúde Pública;
  • Terapia cognitiva comportamental.

Agora que você já sabe por que uma especialização na área da saúde é importante para a sua carreira, quais são as vantagens, e alguns dos cursos de pós-graduação mais promissores, que tal começar os estudos? Escolha o seu curso de pós-graduação EAD e veja os descontos oferecidos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades