Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

8 habilidades para colocar no currículo e impactar o recrutador

homem segurando currículo na mão para ilustrar texto sobre habilidades para colocar no currículo

Em um processo seletivo para uma vaga de emprego é comum a empresa receber um número grande de currículos. Dessa forma, ainda mais diante de um mercado tão concorrido, é natural que eles tenham que fazer um filtro dos candidatos que estejam mais alinhados ao que eles procuram. Nesse sentido, para se destacar entre os demais, a tática aqui é elencar as suas principais habilidades para colocar no currículo com clareza e objetividade, de forma que chame a atenção do recrutador.

Nos últimos tempos, habilidades comportamentais têm sido muito procuradas pelas empresas, por isso não basta somente mencionar a experiência técnica. Dessa forma, tente fazer um resumo colocando algumas dessas competências, pois podem dar o upgrade que você precisa na hora da seleção. Uma que parece comum, mas é fundamental dentro das empresas é a proatividade, pois isso quer dizer que você tem autonomia para resolver problemas e ir atrás dos resultados.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira as habilidades para colocar no currículo mais procuradas

Na hora de escrever, pode ser que surjam dúvidas sobre o que colocar em habilidades no currículo. Por isso, acompanhe as principais competências que chamam atenção dos recrutadores, avalie em quais delas você se encaixa e adicione no seu:

1 – Flexibilidade

Ser um profissional flexível indica que você consegue se adaptar facilmente a qualquer adversidade ou mudanças repentinas que podem aparecer no ambiente de trabalho. Você também saberá exercer a sua função com os recursos que forem disponibilizados na empresa. No currículo, tente especificar dando alguns exemplos de situações que conseguiu superar por conta da sua flexibilidade.

2 – Inteligência Emocional

Nesse item, vale destacar como você lida com as suas emoções diante dos desafios da rotina, como quando precisa atingir metas ou recebe prazos apertados para entrega de um relatório importante. Saber gerenciar o estresse no trabalho também é fundamental para que não haja problemas com as tarefas da rotina nem com o relacionamento junto aos demais integrantes da equipe.

Leia também: Quais são as habilidades de toda pessoa com alta inteligência emocional?

3 – Criatividade

A capacidade de criar é válida para todas as áreas e profissões, pois ela aparece quando você apresenta inovações para a empresa, consegue levar soluções para os problemas ou contribuir por meio de dicas ou ideias para um projeto. A criatividade é muito valorizada pelas empresas e, por isso, é importante também apresentar situações em que você conseguiu colocar o seu potencial criativo em prática.

4 – Adaptação

Quando se inicia em um novo emprego, você precisa se adequar à rotina, aos processos, à política da empresa entre outros. Assim, as pessoas que têm iniciativa e buscam entender como funciona o ambiente novo conseguem se adaptar mais rápido. Além disso, é imprescindível saber lidar com as surpresas e imprevistos do dia a dia. Vale lembrar que a capacidade de adaptação serve, ainda, para mudanças de setor e de cargo. Por isso, mencione no seu currículo se essa é uma das suas habilidades.

5 – Autoconfiança

Demonstrar autoconfiança é essencial no mundo do trabalho, mesmo que por dentro você esteja totalmente inseguro, sobretudo no início de carreira. Você pode enfatizar isso ao mencionar as vezes que teve que tomar decisões difíceis. Assim, os recrutadores também verão que você é capaz de encarar desafios e que pode ser um bom candidato para fazer parte do processo seletivo.

6 – Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe faz total diferença no dia a dia corporativo. Por isso, não deixe de mencionar essa habilidade no currículo. Com os colegas de trabalho, você tem a oportunidade de estabelecer uma troca contínua de ideias, sugestões, experiências e potencializar o resultado do trabalho com diversas contribuições – e isso pode ser por meio de uma ajuda em alguma tarefa ou por uma participação que fez total diferença para o sucesso de um projeto.

7 – Gerenciamento do tempo

Com a quantidade de demanda que um trabalho costuma ter, além dos e-mails, reuniões e processos, o gerenciamento do tempo é uma habilidade fundamental. Dessa forma, você será mais produtivo, não ficará sobrecarregado e entregará os resultados dentro do prazo combinado. No currículo, você pode destacar que costuma entregar, por exemplo, seus relatórios dentro do deadline e consegue manter o controle do tempo, prezando, inclusive, pela qualidade e organização também.

8 – Aprendizado constante

Por mais que você tenha anos de experiência e uma carreira consolidada, atualizar-se é importante independente da profissão. O mercado está mudando o tempo todo, então o profissional precisa estar por dentro das tendências e inovações para não ficar para trás. Ter a habilidade de se reinventar é primordial. Assim, mostre no currículo que você está sempre fazendo cursos, participando de palestras, lendo sobre a área e tudo que enfatize que você mantém um aprendizado contínuo.

Essas são algumas das habilidades para colocar no currículo que os recrutadores costumam considerar na hora de escolher os candidatos para o processo seletivo. Aproveite e discorra mais sobre elas também durante a entrevista. Agora, aproveite para fazer sua pós-graduação EAD Unopar. Consulte os cursos Unopar e transforme a sua trajetória profissional. 

[Infográfico] Confira passo a passo para construir um bom currículo

Tenha mais chances de conseguir passar na vaga dos seus sonhos. Para isso acontecer, monte um bom currículo para que os recrutadores tenham boas impressões de você. Pensando nesse assunto, nós preparamos um infográfico com os 10 passos para montar um bom currículo. Confira e boa sorte!

Imagem do infográfico 10 Passos para montar um bom currículo

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades