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A verdadeira importância do trabalho em equipe: veja como aplicar

bonecos de papel de mãos dadas para representar importância do trabalho em equipe

ma das maiores preocupações profissionais é o sucesso na carreira e o que muitas empresas buscam é a boa relação entre os colaboradores e, por isso, chamam a atenção para a importância do trabalho em equipe. A empresa é feita por pessoas e ter um trabalho em equipe é uma das formas de sucesso para a organização.

Mas, qual a importância em trabalhar em equipe? A atuação coletiva aumenta ainda mais o desempenho dos funcionários e favorece a construção de um ambiente colaborativo. Um time que tem resultados positivos é aquele com boa comunicação, sem espaço para competitividade interna e que pensa no alcance dos objetivos.

Nesse artigo, trouxemos algumas dicas sobre a importância do trabalho em grupo para as empresas e para a carreira do profissional.

O que é trabalho em equipe?

Trabalhar em equipe é sobre se reunir com as pessoas e desenvolver algo. É o processo para unir as habilidades, talentos e forças para produzir uma determinada tarefa que, muitas vezes, seria difícil executar com somente uma pessoa.

Trabalhar em grupo está relacionado à interação, produtividade, sinergia e integração em prol de um objetivo em comum, e isso pode ser uma experiência ótima para todos. O trabalho em equipe funciona quando tem a junção dos mais diferentes talentos e trabalham em harmonia mesmo com as diferenças. A dedicação e o esforço de cada um devem ser direcionados para um objetivo em comum.

A importância do trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais valorizadas nos profissionais e isso acontece porque ela é essencial na hora de desenvolver algum serviço ou produto. Dentro de uma organização existem diversos setores e especialistas, mas se não souber trabalhar muito bem em grupo, tanto os profissionais como a empresa podem não conseguir bons resultados.

Leia também: Quais os benefícios da meditação para a sua carreira?

Para que uma equipe funcione bem, é preciso que cada colaborador ou especialista faça sua parte, sem precisar passar por cima das obrigações dos outros, e entenda que trabalhar em conjunto é sobre ajudar o outro colega, pois, a qualquer momento, vai surgir uma necessidade sua que precisará de mais cabeças pensantes.

Qual a importância do trabalho em equipe para o profissional?

O profissional que souber trabalhar em equipe também consegue desenvolver suas tarefas diárias com eficiência e apresentar resultados ainda melhores. Além disso, uma equipe unida e com sintonia no ambiente corporativo trabalha em busca de um objetivo em comum.

Outro ponto positivo para o profissional que sabe trabalhar em grupo e para a empresa é que o clima organizacional e a qualidade de vida no ambiente de trabalho mudam totalmente. Assim, todos conseguem realizar as atividades com foco, aumentando a produtividade e alcançando resultados cada vez mais rápidos.

Como estimular o trabalho em grupo?

Um dos fatores essenciais para ter sucesso no trabalho em equipe é a contratação correta, pois em um processo seletivo já é possível identificar o candidato que tem o perfil para trabalhar em grupo ou não. 

No entanto, além de acertar na contratação, os líderes também precisam usar estratégias para incentivar o trabalho em grupo.

 Confira as principais a seguir:

1 – Conheça melhor os membros da sua equipe 

A primeira atitude que um líder deve tomar para incentivar a união no trabalho é dedicar tempo para conhecer os membros do seu time.

Para que isso aconteça, não podem faltar reuniões e feedbacks individuais em que você poderá ouvir o que esse colaborador pensa e estreitar as relações.

Além disso, é importante encorajar os membros da equipe a se conhecerem melhor entre si. Quanto mais eles conhecem e compreendem a personalidade, o estilo de trabalho e as habilidades dos outros, melhor será a colaboração entre todos.

2 – Estabeleça uma missão para a equipe

Lembra que dissemos que uma equipe de trabalho unida tem um objetivo em comum?

Isso significa que os líderes devem guiar seus colaboradores no entendimento de seus papéis individuais e na missão do time como um todo.

Organizar reuniões e encontros para estabelecer objetivos e definir as responsabilidades de cada um nessa missão é fundamental. Incentive sugestões e a participação de todos e veja como a colaboração começará a acontecer.

3 – Incentive o compartilhamento de ideias 

Uma equipe é composta por muitas personalidades diferentes, e isso significa que sempre terá alguém mais tímido ou introvertido. 

Como líder, é preciso que você respeite essa característica e vá até essa pessoa para perguntar a sua opinião em relação aos projetos e o trabalho no geral. 

Quando você procura feedback e a opinião dos outros com frequência, inspira as pessoas do seu time a se sentirem confortáveis fazendo o mesmo.

4 – Promova uma comunicação efetiva

Muitos problemas do trabalho em time surgem simplesmente pela falta de comunicação ou por falhas nesse processo. Por isso, é fundamental tornar a comunicação efetiva em um objetivo comum da equipe.

Tudo pode começar pelo líder, e de maneira muito simples.

Por exemplo, todas as vezes que você der um aviso ou comunicar uma nova tarefa, pergunte se todos entenderam e se alguém tem alguma pergunta.

Quando você é claro na sua comunicação diariamente, as outras pessoas tendem a adotar esse comportamento.

Como trabalhar em equipe?

Você já viu como trabalhar em equipe é importante e que o líder tem um papel fundamental para que isso aconteça de forma bem-sucedida. Mas, afinal, o que você, como colaborador, pode fazer?

Veja as nossas dicas para o trabalho em equipe dar certo:

1 – Dê feedbacks construtivos

Embora muitas pessoas pensem que o feedback é exclusividade dos gestores, a verdade é que ele pode ser realizado por todos.

Trabalhar em equipe é algo que envolve observar, apoiar e, de certa forma, avaliar o trabalho do outro.

Por isso, sempre que precisar, procure dar feedback para os seus colegas de forma clara e construtiva com as suas sugestões.

Lembre-se de destacar o que é positivo no trabalho da outra pessoa antes de sugerir o que ela precisa melhorar. Apoiar-se em dados e evidências também ajuda o seu colega a receber melhor o feedback e não levar para o lado pessoal.

2 – Reconheça o trabalho dos outros

Saber reconhecer quando os seus colegas de equipe têm boas ideias é fundamental para melhorar o relacionamento.

Procure fazer elogios sinceros não só individualmente, mas também em público, quando essas ideias surgirem durante uma reunião, por exemplo.

Receber crédito pelo seu desempenho ou por contribuir com boas sugestões faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Quanto mais valorizadas as pessoas se sentem, mais elas irão colaborar para atingir as metas do grupo.

3 – Assuma a responsabilidade pelas suas atitudes

Seja nas situações boas, seja nas ruins, é fundamental que você saiba assumir a responsabilidade das suas ações.

Se cometer um erro, o melhor caminho é ser honesto, admitir que o erro foi seu e tentar melhorar. Isso precisa ser feito assim que você identificar a situação. Caso contrário, isso pode gerar um clima ruim no ambiente

4 – Identifique seus pontos fortes

Conhecer a equipe e a si mesmo é importante para o trabalho em grupo. Por isso, é fundamental que você saiba o que você faz de melhor e o que outros fazem bem.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer ajuda e aceitar tarefas sem se sentir sobrecarregado. Você ainda colabora para a otimização do tempo e redução de custos.

5 – Desenvolva habilidades de gerenciamento de tempo

Aprender a respeitar o cronograma para cumprir o prazo de entrega é essencial quando se trabalha em equipe.

Todas as vezes que você deixa de entregar algo na data combinada, esse trabalho que atrasou pode ser dividido com outra pessoa, que precisará assumir uma tarefa extra.

Por esse motivo, você precisa identificar se o prazo de uma tarefa ou projeto é realista ou não e negociar prazos antes de aceitar o trabalho.

Dessa forma, você não sobrecarrega os colegas e evita desgastes na equipe.

6 – Saiba definir limites

Para manter a equipe trabalhando em harmonia, é necessário criar e reforçar seus limites pessoais. Ao fazer isso, você evitará mal-entendidos e desgastes nas relações.

Algumas atitudes, como priorizar suas próprias tarefas antes de ajudar os outros e recusar pedidos das outras pessoas quando não se sentir confortável, são fundamentais para manter o bom trabalho em equipe.

Tudo isso colabora para que você conquiste o respeito das pessoas e encoraja os outros membros do time a fazerem o mesmo.

Quais são os benefícios do trabalho em equipe?

Como vimos, trabalhar em equipe exige um pouco de esforço, algumas mudanças nos nossos hábitos e na nossa disposição de compreender o outro, certo?

Mas a verdade é que esse esforço traz algumas vantagens para o ambiente de trabalho, para o nosso desenvolvimento profissional e bem-estar.

Conheça a seguir alguns dos benefícios do trabalho em grupo:

1 – Torna o trabalho mais agradável

Trabalhar com outras pessoas pode ser uma experiência rica e agradável se todos colaborarem para que haja harmonia.

O trabalho em equipe permite que você compartilhe informações, ideias e histórias e colabore com outras pessoas que podem ter os mesmos objetivos que você.

Tudo isso tem o potencial de deixar o ambiente e o seu trabalho muito mais agradáveis.

2 – Agiliza o trabalho

Trabalhar de forma colaborativa contribui para que as atividades e projetos sejam finalizados de forma mais rápida.

Quando existe uma relação de respeito, limites bem definidos e boa gestão do trabalho individual, é comum que as pessoas tenham liberdade para pedir ajuda para finalizar uma tarefa e que as outras tenham vontade de auxiliar.

3 – Incentiva a diversidade de ideias

Uma equipe é composta por diversas personalidades, habilidades, talentos, conhecimentos e formas de pensar.

Quando existe uma boa colaboração entre as pessoas, toda essa diversidade de ideias é incentivada e fica mais fácil atingir resultados diferentes.

4 – Melhora as soft skills

Trabalhar de forma colaborativa pode te ajudar a desenvolver algumas habilidades comportamentais essenciais para a sua carreira.

Quando você precisa trabalhar respeitando o cronograma de outras pessoas ou quando precisa se adaptar a uma decisão tomada pela maioria, acaba melhorando soft skills como a flexibilidade, paciência e adaptabilidade.

5 – Engaja as pessoas

Trabalhar em grupo pode fazer com que os membros de uma equipe sintam que são parte de algo maior.

Juntas, as pessoas sentem que estão contribuindo para um objetivo em comum e participando da construção de algo ao invés de só receber ordens dos gestores. 

O que é necessário para realizar um bom trabalho em equipe?

Existem alguns hábitos e atitudes que podemos desenvolver para fazer um bom trabalho em equipe. Confira quais são:

1 – Respeito

É necessário ter respeito mútuo com todos da empresa, pois um relacionamento conturbado influencia no ambiente de trabalho e nos resultados que a organização pede.

Respeite as opiniões, ideias e pensamentos dos seus colegas. Isso é fundamental para trabalhar em equipe. Desenvolva suas habilidades de empatia e estimule o respeito entre todos.

2 – Confiança

Na empresa, cada colaborador tem uma função para executar. Mas, ao confiar na equipe, o gestor consegue delegar as tarefas sem se preocupar com o resultado. Afinal, ele já conhece e acredita na capacidade do seu time. 

Isso também influencia para que o gestor não precise controlar tudo, pois, ao notar a confiança do chefe, é possível trabalhar com mais motivação.

3 – Boa comunicação

Para as metas e objetivos serem alcançados pela equipe, é necessário repassar as informações de forma clara para todos as pessoas que fazem parte.

A comunicação deve ser a principal ferramenta para desenvolver o grupo, pois todos precisam entender o que a empresa espera dele, além de dar espaço para que ele coloque seu posicionamento sobre os assuntos discutidos.

4 – Proatividade

O profissional proativo antecipa as suas necessidades e toma as medidas necessárias sem precisar de pedir autorizações para a liderança.

Para isso, é importante que o gestor estimule a equipe a identificar situações problemáticas antes mesmo de acontecerem. Um grupo com colaboradores proativos, geralmente, tem ótimos resultados e otimiza os processos.

Quais são os desafios de trabalhar em equipe?

É comum encontrar desafios quando se trabalha em equipe. Por esse motivo, é preciso que líderes e gestores saibam identificá-los e trabalhar para superá-los o quanto antes.

Confira a seguir os principais desafios do trabalho em equipe: 

1 – Falta de confiança

A confiança é um componente essencial em todas as relações, e é ainda mais fundamental no trabalho em equipe.

Falta de confiança pode arruinar uma equipe porque afeta a produtividade, cria um ambiente tóxico e cria muitos ruídos na comunicação.

Além disso, desmotiva as pessoas, o que é muito perigoso para a saúde mental dos colaboradores, para o índice de turnover e para os resultados da empresa.

2 – Conflitos de personalidade

Cada membro de um time tem sua personalidade, preferências e pontos de vista, o que pode causar desentendimentos.

Como consequência, a colaboração pode diminuir assim como a satisfação dos colaboradores.

Algumas maneiras de reduzir o choque de personalidades é garantir que os perfis estejam alinhados com a cultura da empresa. Além disso, os gestores podem mediar os conflitos e pedir ajuda do RH para isso.

3 – Falta de comunicação

Já vimos que a comunicação tem um papel fundamental no trabalho em equipe. Por isso, quando ela é prejudicada, pode afetar a confiança do time, reduzir a produtividade, gerar retrabalho e perda de prazos.

É papel do líder ou gestor garantir que o time tenha bons canais e hábitos de comunicação, e saiba coordenar cada um deles, além de incentivar o uso correto deles.

4 –  Competitividade tóxica

Existe um nível de competitividade no trabalho que é saudável e contribui para o crescimento profissional de todos, mas existem algumas pessoas que podem exagerar e deixar o ambiente de trabalho tóxico.

Quando as pessoas são extremamente competitivas, elas têm a tendência de se comunicarem e se ajudarem menos, o que aumenta as chances de erro, afinal, estão escondendo informações importantes uns dos outros.

Uma boa forma de equilibrar a competitividade é começar a recompensar objetivos que sejam alcançados pelo grupo.

O que não pode faltar em uma equipe?

Por fim, vamos falar sobre o que não pode faltar quando o assunto é trabalho em grupo.

Já sabemos que a comunicação é um componente essencial de uma equipe de sucesso, mas existem outros fatores que também são indispensáveis. Confira.

1 – Objetivos em comum

Trabalhar em equipe é se mover junto com os demais rumo à uma linha de chegada, concorda? Para isso, é preciso primeiro definir qual é essa linha de chegada.

Muitas vezes, os gestores imaginam que o objetivo da equipe esteja óbvio para todos, mas a realidade não é bem essa.

A prova é uma pesquisa realizada pela IBM, em 2019, que mostrou que 72% dos colaboradores entrevistados não conheciam os objetivos da empresa.

Sendo assim, um líder deve garantir que toda a sua equipe saiba quais são seus objetivos como grupo.

2 – Colaboração

Embora colaboração e trabalho em equipe tenham praticamente o mesmo significado, a verdade é que ter pessoas reunidas em um time não significa que elas automaticamente trabalharão em conjunto.

Sendo assim, os líderes precisam incentivar o trabalho colaborativo, deixando claro o papel de cada um, seus prazos, responsabilidades e como suas atitudes impactam o todo.

3 – Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de compreender as suas emoções e a dos outros e saber lidar com elas. Embora seja uma habilidade individual, é preciso que os líderes garantam que os membros de sua equipe sejam emocionalmente inteligentes.

As nossas emoções têm a capacidade de impactar a nossa percepção e influenciar a forma como nos relacionamos uns com os outros. Diante disso, podemos afirmar que a inteligência emocional afeta diretamente a efetividade da equipe, assim como a quantidade de conflitos vivenciados no ambiente de trabalho.

Neste artigo, você viu como o trabalho em equipe é importante para um ambiente corporativo mais saudável e para o atingimento de metas dentro das empresas. Agora que você já sabe o que é necessário para desenvolver um bom trabalho em grupo, busque colocar essas dicas em prática e veja como a colaboração gerará resultados melhores. Além dessas dicas que listamos, a dica é investir em um MBA a distância ou uma pós-graduação EAD para te ajudar nesse momento.

Tem alguma dúvida ou quer sugerir algum conteúdo? Mande agora mesmo sua mensagem para blogdapos@cogna.com.br.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

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