Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como encontrar propósito de vida profissional e ser feliz?

mulher olhando pra cima e sorrindo pensando no propósito de vida profissional

Um dos principais objetivos de qualquer pessoa é descobrir o seu propósito de vida profissional, mas isso não é algo que vai aparecer na sua frente em um belo dia. Ter esse propósito vai fazer com que o seu trabalho deixe de ser um simples meio de subsistência e se tornar uma missão, que vai transformar a sua e a vida de todos aqueles que estão envolvidos com a sua função.

Na teoria é tudo lindo e maravilhoso, mas alcançar ou até mesmo descobrir esse propósito exige muita reflexão. Além disso, o autoconhecimento é algo extremamente necessário, pois só assim você consegue avaliar sua visão de mundo e dos impactos que o seu trabalho terá na sociedade. Afinal, como encontrar o seu propósito profissional? Isso é o que vamos te explicar e dar dicas para você conseguir seguir nesse caminho.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Trabalhe o autoconhecimento

Conseguir entender a si mesmo e se autoconhecer é extremamente necessário em qualquer área da nossa vida. Por isso, é preciso tirar sempre um período dos seus dias para refletir o que está sendo feito e, principalmente, olhar com mais carinho para cada sentimento que aparece no dia a dia.

Quando falamos de trabalho, é importante ficar de olho no que sente ao realizar suas atividades e na felicidade que você tem sentido ao longo da semana ou dos meses de trabalho. Esses sinais são extremamente importantes para descobrir a sua missão e propósito na sua carreira. Então, faça essa autoanálise de forma realista e focando sempre nos seus sonhos: são eles que guardam o que há de melhor em você.

Saiba ter paciência durante a busca 

Muitas histórias de sucesso mostram os avanços em um curto espaço de tempo, mas acabamos deixando de lado que cada uma dessas pessoas levou anos para começar ou até mesmo para conseguir chegar nas conclusões que têm hoje. 

Leia também: Como você avalia a satisfação profissional da sua carreira?

Essa é a prova viva de que não existe um “milagre” quando falamos de encontrar o propósito de vida profissional. É importante lembrar sempre que tudo caminha aos poucos e, por mais que a pressa fique gritando na nossa mente, cada pessoa tem o seu tempo. Por isso, não desista ou nem fique desmotivado durante a sua busca.

Entenda como as pessoas reagem ao seu trabalho

Para conseguir entender o seu propósito profissional,  você pode treinar o seu olhar e observar os seus clientes e a equipe com quem trabalha. Entenda se eles ficam realmente felizes com o que você faz? Quais reações eles têm quando você consegue resolver os problemas? 

Assim, você percebe rapidamente que a qualidade do seu serviço está ligada ao seu entusiasmo, prazer e a vontade de ajudar aqueles que buscam uma solução. Outra forma é optar por ter o acompanhamento de coaches especializados em carreira. É um apoio que vai te ajudar a entender emoções, particularidades e as suas habilidades para conseguir encontrar seu propósito. 

Quais perguntas fazer para encontrar o seu propósito de vida profissional?

Para facilitar esse processo, trouxemos algumas perguntas, de acordo com o Glassdoor, que podem te ajudar nessa missão:

  • O que você quer trazer para o mundo?

Em todos os momentos da sua carreira, você precisa acreditar no que faz, pois quando alinhamos o que acreditamos e o trabalho que desenvolvemos tudo flui ainda mais fácil na busca pelo propósito profissional.

É possível que esteja trabalhando em algo que te pague muito bem, na empresa dos seus sonhos, mas pode surgir um sentimento de incoerência e acabar te levando a ficar desanimado com o seu trabalho — e se questionando sobre a sua carreira.

Por isso, é importante conseguir trabalhar com o que te conecta com o que você quer trazer para o mundo, que tenha um impacto positivo na vida das pessoas, seja direta ou indiretamente.

  • O que você quer fazer?

Pense o que você vai conquistar a médio prazo e imagine qual o tipo de trabalho, cargo e estilo de empresa combinaria com seu momento de carreira para conseguir ter felicidade nos seus dias. Saiba o que você gostaria de fazer e isso te ajudará a traçar um caminho mental para percorrer e facilitar o seu planejamento com objetivos menores, mas que compõem seu plano maior: alcançar a felicidade no trabalho.

  • Como sua vida pessoal pode andar no mesmo passo que a profissional?

É errado pensar que a sua vida pessoal caminha em um ritmo diferente da profissional, pois o ideal é que o emprego se encaixe perfeitamente nas duas áreas da sua vida. Indo além dos objetivos profissionais, é importante encontrar seus desejos pessoais e saber que o sucesso é uma construção de pontos positivos que trazem satisfação à sua vida.

  • Onde você agrega valor?

Essa reflexão vai te ajudar a conhecer suas forças e habilidades para você conseguir pensar onde pode aplicar seus conhecimentos e experiências, e você não deve subestimar suas habilidades naturais e o conhecimento que conquistou até o momento. Considerando todas essas coisas e o que você deseja trazer para o mundo, repense: quais são os lugares que você conseguiria agregar valor e realizar um trabalho alinhado às suas aspirações?

Conseguir chegar ao propósito de vida profissional demanda tempo e muita dedicação, mas é possível encontrá-lo em qualquer período da vida. Para te ajudar nesse processo, confira o canal do Youtube Carreira em Pauta, que conta com diversos vídeos para te ajudar a encontrar as respostas para sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades