Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é MBA e quem pode fazer? Entenda os principais requisitos

mulher com notebook na mão para ilustrar texto sobre o que é MBA e quem pode fazer

Você, provavelmente, já ouviu a sigla MBA por aí, não é mesmo? A sigla MBA vem de Master of Business Administration que, em português, significa Mestre em Administração e Negócios. Embora não seja um mestrado, é um tipo de profissional comum e valioso demais para o mercado de trabalho. Mas, você sabe o que é MBA e quem pode fazer?

Isso é algo que muitas pessoas têm dúvidas e buscam entender para melhorar suas habilidades, mas, às vezes, não sabem quando é o melhor momento para fazer ou o que cursar. Para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre a pós-graduação, vamos te explicar o que é o MBA e os principais requisitos para fazer esse curso.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

O que é MBA e quem pode fazer?

O MBA é considerado uma pós-graduação lato sensu e é, principalmente, para os profissionais que pretendem alcançar cargos de liderança no mundo empresarial e de negócios. Aqui no Brasil, o MBA só é considerado uma nomenclatura para os cursos de especialização e não dará nenhuma nomenclatura ao aluno, como acontece na pós-graduação stricto sensu, em que a pessoa se torna mestre ou doutora. 

No MBA, recebe um certificado de conclusão. Esse estilo de pós-graduação costuma ser procurado por gestores e empresários, pois acaba preparando o profissional para conseguir aplicar os conhecimentos e técnicas de gestão e administração na área que já vem atuando.

Leia também: 5 sinais de que você está pronto para o MBA

Para começar o MBA, é necessário atender alguns pré-requisitos básicos. Por exemplo, ter uma graduação. Outro ponto importante que será analisado é se o diploma da graduação foi emitido por uma instituição de ensino superior autorizada e credenciada pelo MEC. Para conseguir começar o MBA, é preciso ter se formado como bacharel, tecnólogo ou ter uma licenciatura. 

Trouxemos alguns perfis de profissionais que atendem aos requisitos básicos e podem fazer MBA:

  • Profissionais graduados que desejam investir em especialização

Se você já finalizou a sua graduação e tem vontade de adquirir novos conhecimentos, buscar por uma especialização pode te ajudar nessa missão. Muitas vezes, ao sair da faculdade, o profissional acaba trabalhando com áreas que não viu na graduação e é necessário investir em um curso para se especializar.

Como já sabemos, os MBAs são pensados para a área de gestão e negócios, e qualquer profissional com interesse nesse setor ou com intuito de ter o próprio negócio deve ir em busca de novos conhecimentos. É normal nesses cursos ter contato com pessoas de áreas totalmente diferentes da sua, o que vai te proporcionar um networking amplo.

  • Pessoas que buscam crescimento profissional na área de atuação

O principal motivo pela busca de um MBA é o crescimento profissional. Para não deixar a carreira estagnar, é preciso continuar atualizando o currículo e as habilidades. Quando você decide investir na sua formação e na sua carreira, o mercado te considera mais preparado e atraente para determinadas oportunidades. 

Decidir cursar um MBA mostra que você tem interesse em aperfeiçoar suas técnicas e manter-se atualizado na sua área de atuação. E se você tem sonhos concretos para a sua carreira e precisa estar um passo à frente dos seus concorrentes, essa pós-graduação é uma ótima maneira de conseguir tudo isso.

  • Quem busca investir parte da renda no próprio ensino

Uma característica comum no perfil de quem pode fazer MBA é a questão financeira, pois para conseguir investir em um curso de especialização é preciso ter autonomia e planejamento financeiro. Como esse curso é voltado para pessoas que, muitas vezes, já estão no mercado de trabalho, consideramos que eles tenham esse planejamento e consigam destinar uma porcentagem da sua renda para cursos que agregam à sua carreira. 

  • Quem tem pouco tempo livre, mas muita vontade de crescer profissionalmente

Uma das principais desculpas para não cursar um MBA é a questão do tempo livre e os compromissos infinitos da vida profissional. Isso acaba se tornando algo que dificulta o investimento em cursos que têm uma grade presencial ou que demandam muito tempo na agenda.

Mesmo sendo um curso intenso e que exige dedicação para conseguir se destacar ao final dele, é possível encontrar MBA com duração de 6 e 10 meses para se tornar um especialista reconhecido em pouco tempo. 

Agora que você já sabe o que é MBA e quem pode fazer, fica ainda mais fácil escolher o curso que vai se especializar e não deixar as desculpas do dia a dia te dominarem. Escolha o seu MBA EAD para impulsionar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades