Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é MBA e quem pode fazer?

mulher com notebook na mão para ilustrar texto sobre o que é MBA e quem pode fazer

Você, provavelmente, já ouviu a sigla MBA por aí, não é mesmo? A sigla MBA vem de Master of Business Administration que, em português, significa Mestre em Administração e Negócios. Embora não seja um mestrado, é um tipo de profissional comum e valioso demais para o mercado de trabalho. Mas, você sabe o que é MBA e quem pode fazer?

Isso é algo que muitas pessoas têm dúvidas e buscam entender para melhorar suas habilidades, mas, às vezes, não sabem quando é o melhor momento para fazer ou o que cursar. Para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre a pós-graduação, vamos te explicar o que é o MBA e os principais requisitos para fazer esse curso.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é MBA e quem pode fazer?

Então, chegou a hora de entender exatamente o que MBA significa e todos os detalhes sobre essa opção de pós lato sensu. Abaixo, você vai encontrar todas as informações necessárias para tirar suas dúvidas e escolher o melhor MBA para a sua carreira, dando um passo importante para o seu futuro na gestão e liderança de negócios.

O que é MBA?

O MBA, sigla para Master of Business Administration, é um tipo de pós-graduação lato sensu voltada para a gestão e liderança de negócios. Isto é, os cursos de MBA são pós-graduações para profissionais que querem desenvolver suas habilidades de administração de companhias, focados no mundo empresarial.

Enquanto as especializações tradicionais aprofundam o conhecimento em um tema específico das profissões, os MBAs olham para profissionais com outros objetivos de carreira. Ou seja, para aqueles que querem assumir cargos de gestão e liderança, assumindo a administração ou até mesmo apostando no empreendedorismo.

Quem pode fazer MBA?

Então, se você entendeu o que é um MBA e se identificou com o perfil dos pós-graduandos, vale a pena investir nessa modalidade de pós. Contudo, para isso você terá que preencher alguns pré-requisitos.

Os MBAs são um tipo de pós-graduação, o que significa que eles só podem ser cursados depois de uma graduação. Sendo assim, você precisa de um diploma, seja ele de um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo, para conseguir se inscrever em um Master of Business Administration.

Para quem o MBA é indicado?

Você sente que tem aptidões para liderar, administrar negócios, fazer parte das equipes de gestão ou até mesmo comandar o seu próprio negócio? Isso é um excelente sinal para começar um MBA, então.

Como os cursos são voltados para a compreensão e aprofundamento no mundo corporativo, você terá a oportunidade de aprender tudo sobre o universo empresarial, desenvolvendo as habilidades certas para treinar o seu olhar.

Afinal de contas, muitas vezes a graduação foca apenas na parte técnica de cada uma das profissões. Por conta do tempo limitado, ela precisa ser mais generalista para contemplar “um pouco de tudo”, dentro das possibilidades de carreira.

Então, se você busca esse direcionamento, vale a pena investir no MBA e dar esse importante passo na sua carreira. Muitas vezes, ela só vai deslanchar depois de uma pós, e estava esperando justamente por isso para começar a caminhar.

Por que cursar um MBA?

Inclusive, esse é um dos principais motivos para cursar um MBA. Muitas empresas exigem o certificado de conclusão do MBA para promover colaboradores a cargos de gestão. E a mesma coisa acontece em processos seletivos. Muitos recrutadores só consideram candidatos com essa pós no currículo para vagas com perfil de liderança.

Isso acontece porque os profissionais com um MBA passaram por uma jornada acadêmica de qualidade, desenvolvendo novas habilidades e tendo acesso a conteúdos de alta qualidade sobre o mundo corporativo. Como resultado, eles são valorizados pelo mercado de trabalho, conseguem cargos mais altos e, consequentemente, salários mais atrativos.

As empresas, no fim das contas, sabem que eles são profissionais acima da média, que além de terem competências específicas para cargos de gestão e liderança, também demonstram outras qualidades. Elas são o comprometimento com a carreira, a dedicação para concluir uma pós-graduação, e a resiliência para seguir com o curso em meio às suas responsabilidades, dentre muitas outras. 

Qual a duração do MBA?

Percebeu que investir em uma pós-graduação mba é bastante vantajoso, certo? Então, que tal seguir aprendendo sobre essa modalidade de ensino superior?

Talvez você tenha dúvidas sobre a duração de um curso de MBA, por exemplo. Será que o curso é muito longo? Vou precisar reorganizar toda a minha rotina? Vai ser possível ir até o fim?

Esses questionamentos são muito comuns em profissionais que estão pensando em começar essa pós. Porém, você não precisa se preocupar. Hoje em dia, com muitas opções de MBA a distância, você consegue personalizar o seu curso. Isso significa, inclusive, escolher quanto tempo ele vai durar, sabia?

Em nossas instituições, todos os MBAs podem ser cursados de três maneiras diferentes. Por mais que todas as opções contem com as mesmas disciplinas, materiais de apoio, professores e suporte, você pode escolher a duração da sua formação de acordo com suas preferências, possibilidades e objetivos.

As opções são as seguintes:

1 – MBA em 10 meses

O MBA regular acontece em 10 meses, o que significa que em menos de um ano você já poderá ver grandes mudanças na sua carreira. Ao mesmo tempo, ele conta com um ritmo mais tranquilo para os seus estudos, sendo a modalidade ideal para quem tem rotinas mais intensas e imprevisíveis.

Lembrando que todos os cursos têm aulas online gravadas, que você pode assistir quando e onde quiser.

2 – MBA em 6 meses

Para os profissionais que têm um pouco mais de pressa, o MBA intensivo é a opção perfeita. Com ele, você vai receber seu certificado em apenas um semestre, garantindo crescimento profissional em 6 meses.

3 – MBA em 4 meses

Todavia, se você precisa de mais agilidade ainda e quer aprender tudo em tempo recorde, escolha o MBA superintensivo. Ele vai durar 4 meses e, em menos de um semestre, transformar a sua carreira de um jeito que você nunca viu antes.

Quem faz MBA se torna o quê?

Agora que você já entendeu as opções de duração, vamos voltar às dúvidas comuns. Assim como “o que quer dizer MBA?”, um grande questionamento é o título que você vai receber ao concluir o seu curso.

Por exemplo, quando você está na graduação de medicina, sabe que vai se formar e se tornar um médico. Assim como os estudantes de publicidade, que vão receber o título de publicitários depois da formatura.

Na pós-graduação, os estudantes stricto sensu podem se tornar mestres, doutores e pós-doutores. Quem faz uma pós lato sensu se torna, oficialmente, especialista no tema estudado. E onde os alunos de MBAs se encaixam nessa história?

Tendo em vista que a formação MBA também é uma pós lato sensu, quem se forma em um Master of Business Administration também será um especialista. Interessante, não é mesmo?

Qual o peso de um MBA no currículo?

Isso significa que, ao concluir o curso e receber o seu certificado digital, você já poderá atualizar seu currículo e LinkedIn. Neles, você poderá inserir todas as informações sobre o MBA e adicionar o seu novo título de especialista, que vai levar o seu perfil a um novo patamar.

Hoje em dia, com um mercado de trabalho acirrado e poucos profissionais altamente capacitados, as empresas estão atentas aos candidatos que conseguem se destacar. Por isso, quando os recrutadores encontram potenciais colaboradores com um MBA no currículo, eles olham para a candidatura com outros olhos.

Afinal de contas, o simples fato de ter a pós ali já carrega uma série de informações sobre o profissional. Por exemplo, o recrutador vai saber que você prioriza a sua carreira e se dedica a ela. Ele também vai perceber que você tem perfil para cargos de gestão e liderança, além de ter as competências necessárias para esse desafio.

Tudo isso vai adicionar “pontos positivos” para você, aumentando suas chances de sucesso em processos seletivos e possibilidades de promoções.

Como escolher um MBA?

Decorou o que é um MBA? Entendeu todos os seus benefícios? Descobriu que você pode cursar um? Então chegou a hora de escolher um MBA para chamar de seu!

Para isso, você precisa avaliar seus objetivos de carreira e entender exatamente onde você quer chegar. Esse exercício vai te ajudar a ter clareza sobre a pós que vai, de fato, impulsionar sua vida profissional para suas metas finais.

Com isso em mente, vale a pena dedicar algum tempo para analisar a matriz curricular de cursos que chamarem a sua atenção. Assim, você vai entender mais profundamente o foco de cada um deles, percebendo o que realmente combina com você.

Depois, é só se inscrever e começar a estudar, assumindo as rédeas do seu futuro de forma personalizada e com flexibilidade!

Caso você tenha dúvidas sobre a existência de MBAs para a sua área de trabalho, pode ficar tranquilo. Em nossas instituições, contamos com um amplo portfólio de especializações para gestão, que cobrem diferentes áreas do conhecimento.

Isso significa que você vai ter opções de sobra para considerar, e com certeza vai encontrar o curso ideal para a sua carreira.

Para te inspirar, separamos alguns MBAs que estão em alta e podem ser exatamente o que você busca, neste momento, para a sua vida profissional. Veja todos eles abaixo:

  • MBA em Gestão de Pessoas
  • MBA em Logística e Supply Chain Management
  • MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria
  • MBA em Gestão de Projetos
  • MBA em Gestão Pública
  • MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas
  • MBA em Gestão Estratégica em Compras
  • MBA em Gestão Empresarial
  • MBA em Gestão da Qualidade
  • MBA em Gestão Estratégica de Negócios
  • MBA em Marketing e Vendas
  • MBA em Finanças e Controladoria
  • MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
  • MBA em Gestão Comercial
  • MBA em Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico
  • MBA em Gestão Operacional e Logística Empresarial

Agora que você já sabe o que é MBA, descobriu o significado de MBA e todos os detalhes dessa modalidade de pós, chegou a hora de tomar uma decisão. Você vai investir na sua carreira com um MBA EAD ou deixar essa oportunidade passar? Aproveite o momento e coloque a sua carreira em primeiro lugar. Em pouco tempo, você vai colher os resultados das suas escolhas, e você não vai se arrepender.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades