Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

10 perguntas para fazer ao entrevistador e deixá-lo impressionado

mulheres conversando em uma sala de reunião para ilustrar texto sobre perguntas para fazer ao entrevistador

Participar de uma entrevista de emprego acaba gerando muito nervosismo, além de ser um dos momentos mais esperados no processo seletivo. E o que muitas pessoas ficam em dúvida é se devem fazer e quais são as perguntas para fazer ao entrevistador. Quando você faz perguntas durante a sua entrevista é mais fácil decidir se o trabalho e a empresa são boas oportunidades para o que você busca no momento. 

Outro ponto importante é que fazer perguntas demonstra seu interesse pela vaga e o entrevistador pode ter a confirmação de que você é o profissional certo. Pra não travar na hora da entrevista, é importante encará-la como uma conversa e não um interrogatório ou monólogo, em que só o recrutador fala.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Confira perguntas para fazer ao entrevistador

Pense previamente no que você quer saber sobre a vaga, empresa e as funções – e não tenha medo porque eles já estão esperando por isso. Para te ajudar nesse processo, trouxemos uma lista de quais perguntas fazer para o entrevistador de acordo com a Hays Recruiting Experts Worldwide:

1 – Pergunte sobre a vaga e o setor que vai trabalhar

“Essa vaga é nova? Como ela tem evoluído dentro da empresa?” são algumas opções que você pode abordar durante a entrevista. Esse questionamento pode mostrar que você tem interesse em saber há quanto tempo a área está na empresa e quais foram os avanços dela durante o período. 

Você também pode aproveitar essa deixa para falar dos seus conhecimentos sobre as tendências da área. Dependendo da resposta do recrutador, é possível perceber se a empresa permite ou não que os funcionários aperfeiçoem os seus papéis. Isso também indica uma cultura confiante e preocupada na capacitação dos seus colaboradores.

2 – Tem possibilidade de crescimento?

Se você pretende passar muito tempo na empresa e busca crescimento profissional, essa pergunta é o ponto chave para saber se você vai ou não querer seguir no processo. Ela também mostra suas ambições de carreira, o que é um ponto positivo no momento da entrevista.

3 – Como é o dia a dia na empresa?

Antes de se jogar na vaga de corpo e alma, é preciso saber como é a rotina da empresa que você pretende entrar e assim saber se você se vê atuando nessa posição, com as demandas e prazos que lhe foram passados. É uma ótima pergunta para decidir se a oportunidade é ou não para você.

4 – Você consegue me falar sobre a equipe que vou trabalhar?

Antes da entrevista, busque pelo LinkedIn os profissionais que estão na empresa para assim saber mais ou menos com quem vai trabalhar. Saber previamente sobre as pessoas com quem vai conviver no dia a dia e se vocês terão afinidade baseado no que o entrevistador lhe falar é um ponto importante para ter satisfação no trabalho.

5 – Quais são as áreas que terei mais contato?

Só pela descrição da vaga não dá para saber tudo sobre o seu papel na empresa, então aproveite a entrevista para descobrir quais são as áreas que você vai trabalhar diretamente e ter mais contato. Você decide se as suas habilidades estão dentro do papel que a empresa precisa ou não.

Leia também: Profissional bem-sucedido: 6 habilidades que você deve ter

6 – No seu ponto de vista, como é trabalhar na empresa?

Com essa pergunta, você consegue conhecer um pouco da cultura da empresa e mostrar o seu desejo de querer trabalhar em um ambiente positivo. Também é uma forma de deixar transparecer que você é um profissional dedicado e engajado quando abraça um novo desafio. Um ambiente de trabalho agradável, com pessoas legais e que preze pelo seu bem-estar tem um efeito positivo na produtividade e no sucesso da equipe no geral.

7 – Quais são os principais desafios e oportunidades na empresa?

Você pode perguntar sobre o lançamento recente da empresa ou sobre um serviço que você sabe que está sendo testado por eles, por exemplo. Aproveite a resposta do recrutador para explicar como você pode ajudar nesses processos e resolver os desafios que eles têm enfrentado.

8 – Vocês têm cultura de feedback? Com qual frequência meu desempenho será analisado?

Essa pergunta vai demonstrar o seu interesse em construir uma carreira dentro da empresa e que você quer saber se tem uma estrutura proativa para avaliação do seu desempenho individual. O recrutador também entende que para você o feedback é bem-vindo e necessário para seguir o seu trabalho com excelência.

9 – Existem oportunidades de aperfeiçoamento na empresa?

Essa pergunta já é padrão e os entrevistadores sempre esperam por elas porque mostra que você tem interesse em adquirir novas habilidades para beneficiar você e a empresa. Conseguir ter acesso a recursos de formação adequada te ajuda no crescimento e desenvolvimento profissional, independentemente da fase que você está na sua carreira.

10 – Quais são os próximos passos do processo seletivo?

A entrevista chegou ao fim e o recrutador ainda não informou sobre os próximos passos? Tome a iniciativa e pergunte o que vem a seguir, assim você consegue se preparar adequadamente para os próximos passos do processo seletivo. Durante a entrevista de emprego o recrutador não pode monopolizar a conversa e, tendo as perguntas para fazer numa entrevista de emprego, você vai esclarecer todos os pontos que precisa entender.

Agora que você já tem uma boa base de perguntas para fazer ao entrevistador, isso vai facilitar a sua participação no processo seletivo e te ajudar a decidir se a oportunidade condiz com o que você busca. Aproveite para começar uma pós-graduação a distância e conhecer os cursos de pós que fazem seu estilo para, assim, se destacar ainda mais no processo seletivo.

[Infográfico] Dicas de como se comportar em uma entrevista

Tenha algumas boas práticas para se sair bem na hora da conversa com o recrutador. Para te ajudar, veja no infográfico algumas dicas de como se portar em uma entrevista de emprego. Confira abaixo:

Imagem do Infográfico 6 dicas de como comportar em uma entrevista de emprego

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo? Mande um e-mail para blogdapos@cogna.com.br e faça suas sugestões!

Olá, tudo bem?

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades