Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Profissional bem-sucedido: 6 habilidades que você deve ter

profissões de mãos juntas para indicar profissional bem-sucedido

O que significa ser um profissional bem-sucedido? E quais são as principais competências que os recrutadores procuram nos candidatos? Estas são perguntas que deveríamos fazer com mais frequência para identificar quais habilidades possuímos e quais ainda precisamos desenvolver, se quisermos nos destacar no mercado de trabalho.

É claro que cada área, profissão e setor exigem capacidades e conhecimentos específicos para que você tenha sucesso na carreira profissional. Porém, existem competências que são essenciais e comuns a todos os trabalhadores, independente do campo de atuação.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 habilidades que todo profissional bem-sucedido precisa ter

Veja a seguir quais são e porque é importante desenvolvê-las.

1 – Inteligência emocional

Você se lembra de ter presenciado ou de estar envolvido em uma situação de estresse no trabalho? E como você e as outras pessoas reagiram diante dela? Muitas vezes, quando estamos sob pressão, reagimos de forma instintiva ou precipitada, e é nesses momentos que a inteligência emocional se mostra uma habilidade indispensável.

O termo inteligência emocional se refere à forma como nós reagimos diante de gatilhos emocionais. É a capacidade de administrarmos as nossas emoções e usá-las a nosso favor. Além de ser muito importante em vários aspectos da nossa vida, ela é extremamente valorizada no trabalho e característica de um profissional bem-sucedido.

Uma pessoa que ocupa um cargo de liderança ou um colaborador que não demonstra ter controle sobre as suas emoções pode desestabilizar o ambiente de trabalho e afetar a produtividade e a entrega dos colegas de equipe. Qualquer trabalhador que deseja ser bem-sucedido profissionalmente precisa se dedicar ao desenvolvimento da inteligência emocional.

2 – Proatividade

Se você quer desenvolver essa competência, comece se informando sobre os processos da área e da empresa como um todo. Depois, é só estudar quais ideias e soluções você pode oferecer para solucionar problemas, facilitar fluxos de trabalho ou ajudar colegas, por exemplo. O importante é demonstrar interesse e se dispor a ajudar de forma efetiva. Evite ser aquele colaborador que espera as demandas caírem do céu.

Toda empresa valoriza o profissional que se antecipa e demonstra ter iniciativa. Por isso, geralmente, pessoas com essa habilidade são admiradas dentro das empresas e mais propícias a serem indicadas a cargos de liderança. Portanto, se você quer ser um profissional de sucesso, incorpore a proatividade à sua rotina de trabalho

3 – Boa comunicação

Não é nenhuma novidade que a comunicação é uma habilidade que qualquer pessoa que deseja ter sucesso profissional necessita. Seja essa comunicação escrita, verbal, não verbal e até mesmo por e-mail.

Uma grande parte dos trabalhadores precisa se comunicar através desta ferramenta, mas nem todo mundo sabe como. É preciso ser o mais claro e conciso possível para não haver interpretações equivocadas e não desperdiçar o tempo dos colegas.

Além destes, existem outros pontos que você pode observar e melhorar na sua comunicação:

  • Comunicar-se bem não é só saber como e quando falar, mas também como ouvir;
  • Além da escuta, da fala e da escrita, a sua apresentação pessoal também é uma forma de comunicação e precisa ser muito bem pensada;
  • Saber fazer boas perguntas também é se comunicar bem.

4 – Bom trabalho em equipe

Todos os profissionais, ou pelo menos a maioria deles, fazem parte de uma equipe, seja trabalhando em um projeto específico ou ajudando a empresa atingir seus objetivos. Para alcançar essas metas, você precisa compartilhar responsabilidades com os outros, se comunicar de forma efetiva e construir relações diariamente.

Algumas das principais capacidades que as pessoas que trabalham bem em equipe são:

  • Empatia;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Boa capacidade de negociação;
  • Resolução de problemas,

Que tal começar a trabalhar nessas habilidades? Elas são fundamentais para quem deseja ser lembrado como um bom parceiro de equipe e ter sucesso na vida profissional.

5 – Gerenciamento de tempo

A rotina de qualquer profissional é cheia de tarefas, reuniões e compromissos. E tudo isso só pode ser concluído com sucesso se houver boas habilidades organizacionais.

Estes são alguns dos hábitos que te ajudarão a gerenciar melhor o seu tempo:

  • Respeitar prazos;
  • Ter atenção aos detalhes;
  • Ser automotivado;
  • Saber gerenciar projetos;
  • Pontualidade.

Apesar de parecer muita coisa para dominar, é importante ter em mente que colaboradores que dominam o relógio são percebidos como pessoas muito esforçadas pelos empregadores. Então, vale a pena desenvolver essa habilidade para ser um profissional bem-sucedido.

6 – Liderança

Mesmo que você não seja um líder dentro da estrutura organizacional de uma empresa, é importante mostrar que você tem capacidade de motivar uma equipe, de delegar tarefas, estabelecer prazos e, claro, ser um bom exemplo para os outros colaboradores.

Além disso, existem alguns métodos mais práticos que você pode considerar para exercer a liderança no ambiente de trabalho. Fazer cursos ou mentorias sobre liderança e se especializar em seus principais conhecimentos técnicos para ter domínio sobre a sua área são boas formas de alcançar esse objetivo.

É importante sempre lembrar que o líder não é a pessoa que apenas dá orientações.  Além de todas as outras cinco habilidades que já vimos nesse texto, um bom líder também precisa saber inspirar as outras pessoas.

Agora que você conhece as principais habilidades que todo profissional bem-sucedido precisa ter, que tal começar a trabalhar para aperfeiçoá-las? Embora possa parecer uma tarefa difícil, são essas competências que farão com que a sua carreira tenha o reconhecimento que merece.

E para continuar tendo sucesso no mercado de trabalho, que tal investir em uma pós-graduação EAD? Na LFG, você acelera sua carreira e conta com uma ampla diversidade de cursos na área de Direito. Inscreva-se na LFG pós-graduação e invista no seu futuro profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades