Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como se capacitar para desenvolver uma carreira em Educação Especial?

criança e professora na sala de aula para indicar Educação Especial

Cada vez mais o mercado exige a presença de profissionais capacitados para atender alunos com deficiência física ou intelectual e promover a sua integração no ambiente escolar. Por isso, se você quer construir uma carreira na área do ensino, a especialização em Educação Especial pode ser um excelente caminho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é Educação Especial?

A Educação Especial é o ensino com atenção voltada para o atendimento de pessoas com deficiência, seja ela física, auditiva, visual, intelectual. Também inclui alunos com superdotação.

Pode acontecer dentro das instituições de ensino regulares como as escolas de educação infantil, do ensino fundamental e médio, públicas ou privadas, como em instituições especializadas no atendimento a esse público-alvo. 

O ensino especial tem o mesmo objetivo da educação geral. A diferença é que os alunos são atendidos por profissionais capacitados, de acordo com as suas necessidades.

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva?

Estes são dois termos que geralmente são confundidos, por isso, é importante saber diferenciá-los. A Educação Especial é o ensino voltado para as pessoas que têm algum tipo de deficiência ou superdotação, como já vimos. Já a Educação Inclusiva é voltada para integrar todos os alunos – com ou sem deficiência – no mesmo ambiente de aprendizagem.

Como se especializar Educação Especial

Se você já é um educador ou tem diploma de graduação e interesse em trabalhar nesse ramo do ensino, existem cursos de extensão para que você conheça um pouco mais sobre o assunto.

Porém, a formação mais completa é através de um curso de pós-graduação em Educação Especial. Essa especialização te capacitará de forma teórica e prática para atuar nessa modalidade de ensino.

Veja a seguir quais especializações você pode fazer para seguir carreira nessa área.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Cursos de pós-graduação na área da Educação Especial

Educação Especial e Inclusiva

Na pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, os profissionais são capacitados para elaborar, implementar e avaliar propostas de educação que promovam melhor qualidade de vida para os alunos, baseados nos princípios e valores da escola para todos.

Na grade curricular, as disciplinas como Deficiência auditiva, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Problemas e Distúrbios de Aprendizagem preparam os educadores para proporcionarem a melhor experiência de ensino possível aos alunos, enquanto promovem a integração deles no ambiente escolar.

Educação Especial com Ênfase em Comunicação Alternativa

Nessa pós, os educadores aprofundam seus conhecimentos em ensino especial de forma prática e teórica, com foco na Comunicação Alternativa (CA). A CA é o campo do ensino que se dedica a atender pessoas sem fala, sem escrita funcional ou com defasagem entre a necessidade comunicativa e a habilidade de falar ou de escrever.

As disciplinas do curso preparam os profissionais para compreenderem a forma de aprendizagem desses alunos e criarem recursos que facilitem a comunicação e a aprendizagem.

Educação Especial Com Ênfase Em Transtornos Globais Do Desenvolvimento

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), como autismo, transtorno de Rett e Asperger, têm ganhado mais espaço na discussão pública e cada vez mais existe demanda para profissionais capacitados em promover o ensino dessas crianças e adolescentes.

Durante o curso, os educadores estudam disciplinas que ajudam a entender esses transtornos, seus processos de aprendizagem e quais recursos e formas de comunicação usar para que o ensino inclusivo aconteça.

Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física

A pós-graduação em Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física é voltada para os educadores físicos que queiram promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física no ambiente escolar.

Diferente da educação física adaptada, que é voltada exclusivamente para grupos de alunos com deficiência física, nessa pós, o profissional aprende a pensar em propostas educacionais que possam envolver a todos – alunos deficientes ou não – nas mesmas atividades.

Além destes, existem os cursos de pós-graduação voltados para profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos nas necessidades de aprendizagem de grupos específicos, como:

  • Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva;
  • Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física;
  • Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual.

Como vimos, existe uma alta demanda por profissionais capacitados que estejam dispostos a proporcionar a melhor experiência de aprendizado aos alunos do ensino especial.

Na Pitágoras, você pode atualizar seus conhecimentos na área da educação e garantir a sua carreira neste mercado com os cursos de pós-graduação EAD. Na Pós Pitágoras, você estuda com toda a comodidade e economia que a modalidade a distância oferece e ainda pode obter o seu certificado em 6 ou 10 meses. Acesse o Portal Pitágoras e escolha hoje o curso que vai garantir o seu futuro!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades