Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 séries sobre saúde mental

Saude mental

Ficar em casa como forma de combater um vírus mortal que atingiu todo o planeta pareceu – a princípio – uma tarefa razoável para muitos de nós. Afinal de contas, estaríamos seguros no lar por um breve período, certo? 

Errado. No decorrer de um ano de isolamento social como via de regra, em contraste com uma vida anterior repleta de atividades sociais externas, vimos surgir problemas quase opostos aos quais já estávamos familiarizados. 

blog banner desconto em pós-graduação

Leia também: 4 dicas para manter sua saúde mental em dia 

Lidar com o vácuo aberto para reflexão e ressignificação de quase todos os hábitos cotidianos de uma sociedade que estava acostumada a passar o mínimo de tempo possível dentro de casa tornou-se um dos maiores desafios para o período. 

Buscar entretenimento de qualidade como uma válvula de escape enquanto nos reeducamos e descobrimos qual a melhor maneira de lidar com a nova vida é altamente recomendado. Por isso, separamos algumas séries sobre saúde mental que abordam o tema de maneira leve: 

 

Atypical 

A série mescla os gêneros drama e comédia e mostra a vivência de um jovem com autismo. Em um tom sarcástico, aborda as dificuldades de se encaixar nos padrões considerados normais – mesmo que este “normal” seja, na maioria das vezes, inalcançável para a maioria das pessoas.

Please Like Me 

Ainda caminhando entre drama e comédia, esta série traz personagens complexos que representam bem os problemas mentais muito comuns na nossa sociedade. Trabalha relações familiares, depressão, tendências suicidas, homossexualidade e outras questões de forma leve e descontraída. 

Leia também: Entenda porque a área da saúde mental está em alta

Headspace

Quer aprender a meditar? Essa série documental nos ajuda a dar os primeiros passos rumo à meditação, apresentando o que acontece no cérebro humano e os inúmeros benefícios da prática. Vale a pena experimentar e criar um ambiente relaxante. 

Queer Eye 

Um reality show apresentado por cinco amigos que, a cada episódio, ajudam outras pessoas a realizar mudanças significativas em suas vidas. Com isso, quem assiste também tem acesso a dicas e conhecimentos sobre diversas áreas como design, cultura, autoconhecimento, moda e muito mais. 

Bojack Horseman 

Com humor e sensibilidade, a animação aborda diversos transtornos mentais a partir do personagem principal: um cavalo-humano deprimido com o fim de seu sucesso hollywoodiano. A sitcom também respalda os espectadores com informações importantes sobre a prevenção do suicídio. 

Leia mais: 3 tendências para seguir se você é um profissional da saúde

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os afastamentos de trabalho por saúde mental aumentaram 26% em 2020 quando comparados ao ano anterior. 

Psicólogos de todas as regiões e vertentes afirmam que suas agendas nunca estiveram tão cheias: cuidar da saúde mental é uma nova tendência.

Não fique de fora, se necessário, procure ajuda de um profissional.

E você, o que tem feito para cuidar do seu bem-estar? Ah, e se você pretende seguir nesta área, acesse o Portal Pós e escolha a especialidade que mais combina com você!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades