Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que faz um profissional de enfermagem em saúde mental e psiquiatria?

cindo profissionais da saúde, sendo 2 deles enfermeiras e 3 médicos

Ao falarmos sobre os tratamentos relacionados à saúde mental e psiquiatria, nem sempre lembramos a importância da atuação dos profissionais da enfermagem para o bem-estar e melhora dos pacientes. Isso se deve, principalmente, ao fato do senso comum estar povoado com a ideia quase exclusiva do psiquiatria e a realização de tratamento apenas por meio de consultas pontuais e medicação.

No entanto, os enfermeiros são fundamentais em diversas frentes relacionadas à saúde mental, como a psiquiatria, clínicas de recuperação, centros de reabilitação e spas.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Qual é o papel de um enfermeiro na Saúde Mental e Psiquiatria?

A atuação do enfermeiro nesta área vai muito além de apenas administrar medicamentos aos pacientes em internação. O atendimento vai muito além, envolvendo o acolhimento e a escuta de cada paciente.

A assistência humanizada por parte da equipe de enfermagem é uma etapa fundamental para o processo de recuperação de pessoas com transtornos mentais, dependência química e questões psicológicas. Desta forma, o papel de um enfermeiro na área da saúde mental e psiquiátrica é o de oferecer todo apoio necessário durante seu tratamento, visando uma recuperação não somente por meio da medicação, mas também da fala e da escuta.

É importante lembrar que essa atuação humanizada da equipe de enfermagem envolve um trabalho em conjunto com a equipe médica no sentido de avaliar e compreender o paciente em sinergia. Em outras palavras, é papel do enfermeiro estabelecer uma”ponte” entre médicos e pacientes por meio do diálogo.

Enfermagem para ir além do ambiente hospitalar

Nos tratamentos ligados à saúde mental, cabe aos enfermeiros também um cuidado que vai além do ambiente hospitalar. Os enfermeiros especializados em saúde mental e psiquiatria devem oferecer um suporte orientado para todas as fases do tratamento, incluindo o pós-alta.

A equipe de enfermagem presta auxílio avaliando o ambiente ao qual o paciente irá retornar após o tratamento por meio de atendimento e orientação familiar. Ao enfermeiro, em atuação conjunta com médicos, cabe levantar e entender todos os aspectos da vida do paciente no ambiente familiar para que ele possa ter as condições necessárias para a qualidade de vida após receber a alta médica.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Resumindo: O que faz um enfermeiro em Saúde Mental e Psiquiatria?

Apesar do grande papel da enfermagem na saúde mental e psiquiatria, podemos colocar esse trabalho em algumas palavras. Ao enfermeiro cabe:

  • Elaborar avaliações psicossociais dos pacientes;
  • Desenvolver e implementar planos de cuidados aos pacientes;
  • Orientar e oferecer suporte aos pacientes e familiares;
  • Fornecer cuidados diretos e indiretos;
  • Atuar em sinergia com a equipe médica;
  • Promover e preservar a saúde mental;
  • Atuar na integração das necessidades de pacientes, familiares e equipe médica;

Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Mental e Pisquiatria

Se você deseja atuar nesta área, o melhor caminho para alcançar esse objetivo é cursar uma pós-graduação. A Pós-Graduação conta um curso de especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria com todas as disciplinas e conteúdos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional para uma atuação de excelência.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades