Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que a área da saúde mental está em evidência?

Nos últimos anos, muito tem sido discutido sobre saúde mental. A pauta está cada vez mais presente nas redes sociais, na internet, programas de televisão, nas conversas entre amigos e ganhou mais força depois do início da pandemia de COVID-19. Toda essa atenção em torno do assunto tem colaborado muito para que as pessoas se conscientizem sobre estigmas e busquem tratamento e orientação com os profissionais da saúde mental. Confira abaixo quais são os principais motivos que de fato ocasionaram essa mudança e colocaram a saúde mental em evidência.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1 – Aumento da ansiedade, depressão e outros transtornos mentais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é líder em número de pessoas ansiosas no mundo, cerca de 9,3% da população sofre desse transtorno. Esse número é três vezes maior do que a média global. Já a depressão, atinge cerca de 5,8% da população.

Os motivos são muitos. Alguns, são comuns à população de grandes cidades do mundo, como o trânsito intenso e estressante, o aumento da violência e o uso abusivo de aparelhos eletrônicos e redes sociais.

Outros, são bem característicos do que tem acontecido nos últimos anos no Brasil, como conflitos socioeconômicos, aumento da pobreza e instabilidade política.

A pandemia, inclusive, teve um impacto significante na saúde mental dos brasileiros. O GetNinjas, site de contratação de serviços profissionais, registrou aumento de 49% nas buscas por atendimentos psicológicos desde março de 2020. O Conselho Federal de Psicologia chegou a receber 50 mil novos pedidos de autorização para trabalho na modalidade virtual no período.

Leia mais: O que faz um profissional de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria?

2 – O olhar sobre a saúde mental está mudando

As narrativas sobre saúde mental têm mudado ao longo dos anos. Se na fase inicial da conscientização sobre o assunto, o foco era na neurobiologia e nos sintomas, e centralizava o tratamento em medicamentos, hoje, o aumento das discussões sobre saúde mental está considerando muito o bem-estar psicológico.

Essa nova narrativa presta mais atenção no contexto, do que nos sintomas, e levanta muitos debates sobre prevenção através de atividades físicas, qualidade do sono, pressão do trabalho, entre outros.

3 – A conscientização através da cultura popular

A cultura pop também tem seu papel na conscientização e redução de estigmas relacionados à saúde mental, e tem explorado muito as questões relacionadas ao tema.

Séries como 13 Reasons Why, Bojack Horseman e This is Us têm abordado questões psicológicas. Ao mesmo tempo, pessoas famosas e artistas como Demi Lovato, Lady Gaga e Elon Musk têm falado muito mais sobre saúde mental e incentivado as pessoas a procurarem ajuda profissional.

Por que se especializar na área da saúde mental

Como vimos, os fatores que desencadearam a busca por atendimento e tratamento da saúde mental, assim como a conscientização sobre ela, cresceram muito nos últimos anos. É cada vez maior a demanda por profissionais especializados no tratamento de transtornos mentais.

A especialização é uma excelente oportunidade para se capacitar e construir uma carreira na área da saúde mental. E ao contrário do que muita gente pode pensar, não são apenas os psicólogos e psiquiatras que podem se especializar nessa área. Além dos cursos voltados exclusivamente para psicólogos como a pós em Psicologia Hospitalar, existem opções para profissionais que atuam em diferentes áreas, como enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e psicopedagogos que podem buscar especialização em cursos de pós-graduação como Psicologia Institucional, Psicologia Organizacional e Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica.

Agora que você já conhece os motivos pelos quais a saúde mental está em evidência, que tal investir na sua carreira e fazer um curso de pós-graduação na área? Na UNOPAR você pode fazer a sua pós EAD e obter o seu certificado em 6 meses, estudando a partir de casa ou onde quiser. Acesse o Portal Pós UNOPAR, escolha o curso que mais tem a ver com você e dê o próximo passo na sua trajetória profissional!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades