Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual é o papel do tutor na pós-graduação EAD?

Considerada por muitos o futuro da educação, a modalidade EAD está ganhando cada vez mais adeptos, que buscam na especialização um caminho para se posicionar de forma mais competitiva no mercado de trabalho. Essa demanda crescente acelerou uma série de transformações na área da educação, que com o apoio da tecnologia, foram fundamentais para aprimorar a experiência no ambiente virtual de aula. Nessa dinâmica, entra uma importante figura que é responsável por garantir o desenvolvimento e o engajamento dos alunos com as aulas, o tutor EAD. Mas quais são as responsabilidades do tutor?

Para responder essa dúvida, continue a leitura e descubra o papel do tutor e os principais benefícios da atuação desse profissional no ensino EAD.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Qual é a função do tutor?

Cabe ao tutor acompanhar o desenvolvimento do grupo, identificando as dificuldades e estimulando as reflexões que possam contribuir no processo de aprendizagem. Também é papel dele promover o engajamento dos alunos, acompanhando-os e construindo uma relação de confiança e apoio com o grupo.

Outro fato que destaca a importância do tutor na educação à distância, se refere ao entrosamento com a plataforma de aula. O profissional deve verificar se o aluno está aproveitando ao máximo os recursos disponíveis no ambiente virtual de aulas, tirando dúvidas sobre a ferramenta, de modo a evitar a participação de modo automático.

Leia mais: 5 sinais de que você está pronto para o MBA

Qual é a importância do tutor no EAD?

Se por um lado a modalidade EAD oferece maior flexibilidade e comodidade para os alunos, por outro, cabe a eles manter a disciplina e a frequência no ambiente virtual para aproveitar ao máximo o conteúdo e os recursos disponíveis.  Nesse sentido, é dever do profissional criar um ambiente virtual estimulante, apresentando cases de mercado, incentivando debates e reflexões importantes para o grupo, de forma a garantir a melhor experiência.

Quais são as vantagens da presença do tutor no ensino EAD?

Os alunos que contam com o apoio do tutor durante as aulas EAD, podem se beneficiar de várias vantagens. Confira abaixo algumas delas:

  • Acesso a um formato de ensino mais humanizado, que leva seu desenvolvimento em consideração;
  • Metodologias personalizadas;
  • Ambiente mais leve e com menos pressão para acompanhar os conteúdos;
  • Maior espaço para manifestar dúvidas, sem se preocupar com o julgamento de colegas;
  • Ganho de tempo para assimilar um ou mais conteúdos;

Agora você já compreende a importância do papel do tutor nos cursos EAD, não deixe de conferir os cursos de pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades