Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

4 DICAS PARA MANTER A SAÚDE MENTAL EM DIA

Você tem cuidado da sua saúde mental? Assim como existem cuidados que você precisa ter todos os dias com a sua saúde física, a mesma atenção precisa ser dada à sua saúde emocional. E é possível fazer isso com algumas atitudes simples.

A saúde mental é importante porque impacta diretamente nos pensamentos, comportamentos e emoções. Se ela não estiver em dia, áreas importantes da vida como relacionamento, trabalho e estudo ficam comprometidas e você encontrará dificuldades para se adaptar às mudanças e lidar com adversidades ao longo da vida. Em momentos críticos, a saúde mental é testada ao máximo. Desde o início da pandemia, por exemplo, 50% da população adulta do estado de São Paulo se sente ansiosa ou nervosa com frequência, segundo uma pesquisa realizada pela UNICAMP.

Pensando nisso, reunimos 4 dicas importantes para te ajudar a manter a saúde mental em dia. Confira abaixo:

Leia mais: O que esperar do mercado de trabalho no pós-pandemia?

1 – Pratique autocuidado

O autocuidado é um conjunto de ações que cada um exerce para cuidar de si mesmo. Nesse sentido, é importante manter uma prática constante desses 4 tipos de autocuidado:

Autocuidado emocional: é a atenção que você dá às suas emoções e a forma como você se conecta com elas. Você pode começar praticando o auto perdão, a autocompaixão e buscando autoconhecimento.

Autocuidado físico: praticar atividades físicas ajuda a combater o estresse e a depressão, por exemplo. Que tal começar a caminhar ou correr ao ar livre?

Autocuidado espiritual: é possível praticar a espiritualidade independentemente de ter uma religião. A espiritualidade se concentra no cultivo do sentimento de paz, amor-próprio e propósito. Pense em meditar, fazer uma oração ou simplesmente se conectar com a natureza.

Autocuidado social: a conexão com outras pessoas é essencial para a nossa felicidade. Por isso, procure se reconectar com familiares, amigos e entes queridos que estejam afastados.

Quando estas ações estão em equilíbrio, maior é a sensação de bem-estar e felicidade, o que impacta positivamente em outros setores da sua vida, como profissional e pessoal.

 

2- Cuide bem do seu sono

Dormir bem é extremamente importante para a saúde mental. Ao dormir mal ou dormir pouco, você se sentirá ansioso, estressado e irritado, o que irá afetar a sua capacidade de concentração e raciocínio. Além de aumentar as chances de desenvolver transtornos mentais mais graves.

Então, para garantir uma noite de qualidade é necessário fazer uma boa higiene do sono, seguindo as dicas abaixo:

  • Ajustar a luz do ambiente onde você dorme;
  • Prestar atenção ao barulho e à temperatura do quarto;
  • Evitar cafeína, álcool e tabaco;
  • Não fazer refeições pesadas à noite;

 

3 – Crie uma rede de apoio:

Ter pessoas que possam te apoiar emocionalmente, mentalmente e de forma prática, influencia positivamente na nossa saúde física e mental.

Poder pedir ajuda a amigos, familiares e colegas de trabalho é muito importante, já que ajuda a diminuir o nível de estresse e ansiedade.  Ter com quem contar em momentos difíceis aumenta a sensação de bem-estar e ajuda a lidar melhor com as dificuldades ao longo da vida.

Veja o que você precisa fazer para manter uma rede de apoio:

  • Primeiro, pense no que você espera da sua rede de apoio. Dependendo do seu objetivo, você precisará estabelecer laços com as pessoas certas para cada necessidade;
  • Demonstre que você se importa com elas;
  • Procure manter contato constante;
  • Esteja disponível quando elas precisarem;
  • Saiba quando pedir e aceitar ajudar;
  • Procure manter uma comunicação efetiva;
  • Respeite o seu limite e o das outras pessoas;

 

4 Procure atendimento com um psicólogo

O psicólogo não precisa ser procurado apenas para tratar casos de transtornos mentais graves. Ele é um profissional que pode auxiliar na prevenção e na promoção da nossa saúde mental. Você pode procurar um psicólogo para buscar autoconhecimento, para aprender a lidar com sentimentos como a tristeza, a raiva, a ansiedade e desânimo, se estiver passando por momentos difíceis e grandes mudanças.

Como vimos, adotar alguns hábitos pode te ajudar cuidar melhor de si mesmo, manter a saúde mental em dia e ter uma vida produtiva em diversos aspectos.

E se você está procurando melhorar a sua vida profissional também, a Faculdade Pitágoras tem cursos de pós-graduação e MBA que podem te ajudar a chegar mais longe.

Os cursos de pós-graduação EAD Pitágoras são ideais para quem quer economizar tempo e dinheiro, afinal, em 6 meses você pode ter o seu certificado estudando a partir de casa.

Acesse o portal, escolha entre os cursos de Pós EAD e se inscreva no curso que vai transformar a sua carreira!

Conheça nossas faculdades