Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que esperar do mercado de trabalho no pós-pandemia?

A pandemia causou um grande impacto em vários aspectos da nossa vida, e com o trabalho não foi diferente. Mas como essas mudanças nos afetarão a longo prazo? Embora o futuro do mercado de trabalho pós-pandemia ainda pode ser considerado uma incógnita, você pode se informar sobre as possíveis transformações que ocorrerão com o fim do isolamento. Já existem alguns estudos sobre as tendências do mercado de trabalho pós-pandemia, cuja principal preocupação é a retomada econômica e como administrar esse novo cenário pautado pela tecnologia.

Leia mais: Conheça 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

Confira a seguir quais são as expectativas para o mercado de trabalho pós-pandemia.

Home office ou trabalho híbrido podem ser a nova realidade

Essa é uma das tendências mais discutidas nas empresas nos últimos meses. Se em 2018, cerca de 3,8 milhões de brasileiros já tinham o home office como modelo de trabalho, atualmente, esse número já se tornou 5 vezes maior. Em 2021, já são cerca de 7,9 milhões pessoas que trabalham em home office, segundo dados levantados pelo IBGE.

blog banner desconto em pós-graduação

Segundo uma pesquisa da plataforma Workana, 84,2% dos gestores pretendem manter um formato de trabalho remoto depois da pandemia. Entre as principais vantagens para manter o home office ou o trabalho híbrido, estão as seguintes:

  • Economia de tempo e dinheiro: o colaborador economiza tempo de deslocamento, combustível ou valor do transporte. Já a empresa reduz significativamente os custos de manutenção, energia e água, por exemplo.
  • Aumento da produtividade: Desde o início da pandemia, 78% dos trabalhadores se sentem mais produtivos trabalhando remotamente, de acordo com levantamento da Pulses, startup especializada em clima organizacional.

Claro que o home office também tem algumas desvantagens, como as distrações causadas pela presença da família e muitas vezes a falta de um ambiente com estrutura adequada para o trabalho.

Mas mesmo com alguns desafios, tudo indica que o home office fará parte da rotina das empresas nos próximos anos.

Setores da saúde, tecnologia e marketing digital se destacarão

Embora as medidas adotadas para evitar a propagação do vírus tenham afetado diversos negócios, outros alguns setores foram impulsionados pela pandemia e devem manter o ritmo de crescimento quando o isolamento terminar.

Setores como a saúde e a tecnologia têm sido intensamente utilizados nesse período, o que acabou acelerando uma série de mudanças e transformações que eram previstas para ocorrer nos próximos 5 anos.

A consultoria MCKinsey & Company entrevistou 800 executivos do mundo todo para saber mais sobre seus planos de contratação depois da pandemia, e a resposta foi a mesma: trabalhadores da saúde, segurança, tecnologia e metodologia ágil.

Confira algumas das principais profissões que devem se destacar no pós-pandemia:

  • Médicos especializados em terapia intensiva, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia;
  • Enfermeiros de terapia intensiva e saúde pública;
  • Profissionais da saúde mental;
  • Farmacêuticos e pesquisadores;
  • Programadores;
  • Especialistas em segurança da informação;
  • Analista de BI (Business Inteligence);
  • Especialistas em computação na nuvem (cloud computing);
  • Especialistas de e-commerce;
  • Especialistas em marketing digital.

Quais serão as habilidades mais procuradas por recrutadores no pós-pandemia?

A pandemia alterou a forma como os empregadores recrutam os candidatos, assim como as habilidades mais buscadas. Por isso, é importante saber quais são as suas melhores habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills e conhecer aquelas que farão com que você se destaque. Veja as principais:

  • Inteligência emocional
  • Criatividade
  • Resolução de problemas
  • Comunicação efetiva
  • Entusiasmo em aprender

Essas são as cinco principais competências comportamentais que podem te ajudar a se manter no mercado de trabalho nos próximos anos. Que tal focar em desenvolvê-las?

E se você quer saber mais sobre o mercado de hoje e do pós-pandemia, participe do Carreira em Pauta 2021. O evento, que acontece de 10 a 13 de maio, vai contar com convidados especiais e muito conteúdo. Faça a sua inscrição aqui.

Uma pós-graduação vai te destacar no mercado de trabalho

Você já viu que para ter boas chances de emprego no pós-pandemia, será necessário se adaptar, saber fazer boas escolhas e buscar cada vez mais habilidades e conhecimento, certo?

Com toda essa transformação, também será preciso se manter competitivo. Como o certificado da graduação já não é mais um diferencial, a especialização é quem vai fazer com que você se destaque entre outros candidatos.

Aqui, você encontra diversas opções de cursos de pós-graduação para conseguir esse destaque na sua carreira. Se você busca flexibilidade de horário e de local, os cursos a distância são ideais para você.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades