Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 lições importantes que aprendemos com a pandemia

criança fazendo carinho no rosto da mãe

Quando o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, em fevereiro de 2020, ninguém imaginava que o número de infectados iria aumentar com tamanha rapidez. No entanto, pouco tempo depois, a situação se agravou em diversos países e a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o mundo estava vivendo uma pandemia.

Não há como negar que, diante desse acontecimento, os hábitos da população mudaram e foi necessário realizar grandes transformações na rotina para evitar a disseminação do vírus. Além disso, com este período que estamos vivendo, tivemos alguns aprendizados importantes e que podem ser levados para o resto de nossas vidas.

Afinal, o que aprendemos com a pandemia?

Ao longo do texto, você vai conhecer algumas lições que a pandemia trouxe – e até mesmo se identificar com elas. Confira!

1 – Valorizar pessoas que são importantes

Para evitar a propagação do vírus, uma das principais recomendações das autoridades é ficar em casa. Diante do isolamento social, deixamos de ter contato frequente e frente a frente com nossos amigos e familiares. Os encontros passaram a ser virtuais e os abraços apertados e calorosos foram deixados de lado.

Esse distanciamento físico fez com que percebêssemos o quanto precisamos valorizar cada momento ao lado das pessoas que são importantes para nós. Por isso, a grande lição aqui é: aproveite cada minuto ao lado de quem você ama. Curta cada segundo e lembre-se que a vida não faz pausas. 

2 – Cuidar da saúde mental

O Brasil está entre os países com os maiores índices de depressão da América Latina, segundo a OMS. Há também quase 19 milhões de brasileiros ansiosos. Na pandemia, a solidão pode agravar os sintomas da doença e aumentar os níveis de ansiedade em toda a população.

Leia também: 4 dicas para manter a saúde mental em dia

Além disso, as notícias mexem com o psicológico e, aqui, percebemos o quão importante é cuidar da saúde mental para garantir o bem-estar. Para começar, tente descansar e fazer alguma atividade que lhe traga prazer. Vale cozinhar, ler um livro, assistir uma série. Tire um tempo para você. Não hesite em procurar tratamento e realizar terapias para se sentir melhor. 

3 – Ter mais empatia

Aprendemos o quanto é importante ter mais empatia e, com isso, colocar-se, mesmo que minimamente, no lugar do outro. Nesses momentos, em que há muitas incertezas, é essencial estar disposto a escutar e acolher outras pessoas de forma sincera. Um simples gesto, como o uso de máscara ao se comunicar com alguém, já mostra preocupação com o próximo.

4 – Importância da adaptação

Na pandemia, a relação entre as pessoas e o trabalho se transformou. Diversas empresas e seus colaboradores tiveram que se adaptar ao novo momento e usar o home office como opção de continuidade às tarefas do dia a dia. Para muitos trabalhadores, essa modalidade trouxe mais qualidade de vida, conforto e flexibilidade.

Como consequência, o trabalho remoto despertou a adaptabilidade de diversas pessoas que, em um primeiro momento, tiveram que “quebrar” a rotina, conciliar ainda mais a vida pessoal com a profissional e, ao mesmo tempo, se adaptar ao fato das relações familiares estarem ainda mais próximas do seu ambiente profissional. 

5 – Mais cuidado com a higiene pessoal

Outra lição importante aprendida é em relação à higiene pessoal. Uma das formas de se prevenir do coronavírus é lavar as mãos com água e sabão e, quando não for possível, utilizar álcool em gel. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada em março de 2020 pelo Instituto Qualibest indica que 94% dos brasileiros mudaram seus hábitos de higiene. Essas transformações ensinam a importância de realizar ações simples para proteger a saúde. 

6 – Podemos arriscar mais

A pandemia também nos ensinou a aproveitar o presente, viver o hoje e não ter medo de arriscar. Quando pensamos na vida profissional, muitas vezes temos medo de sair da zona de conforto para conquistar novas oportunidades. Mas, lembre-se que só assim você conseguirá alcançar seus objetivos e crescer profissionalmente.

Portanto, para alcançar voos ainda mais altos em sua carreira, aposte em uma Pós-Graduação. Você sabia que, segundo pesquisa realizada pela Catho, profissionais com uma Pós no currículo podem ganhar, em média, 50% mais do que aqueles com somente graduação? Então, aproveite para conferir os cursos da Pós Unime e comece a sua Pós-Graduação EAD.

Conheça nossas faculdades