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Carreira em Pauta

Feedback negativo? Saiba como reagir diante das críticas

Duas mulheres conversando para indicar feedback negativo

No mundo corporativo, o processo de feedback é fundamental para que o profissional tenha um retorno sobre como está seu trabalho e identifique pontos a melhorar. No entanto, quando recebe um feedback negativo ou que não esteja totalmente alinhado às suas expectativas, a pessoa pode ficar frustrada e desmotivada. 

Não há como negar que o feedback é uma ferramenta de conversa fundamental para alinhamento de perspectivas, troca de experiências e percepções. Porém, quando o bate-papo é marcado por críticas, é importante saber como reagir para e como absorvê-las da melhor forma possível, sem levar para o lado pessoal. 

Como agir ao receber um feedback negativo?

duas mulheres conversando para indicar feedback negativo

Em sua trajetória profissional, você será avaliado em diferentes ocasiões pelo gestor da área e até mesmo por outros colegas de trabalho. Mas, nem sempre é fácil ouvir críticas de outras pessoas que estão ao seu lado no dia a dia. Porém, saber agir neste momento é importante para a sua carreira. Então, confira dicas de como reagir a um feedback negativo.

1 – Ouça o que a pessoa tem a falar

O primeiro passo é ouvir o que o outro tem a dizer. Nesse momento, é essencial evitar a afobação de querer responder logo para que você possa processar o que está sendo dito e consiga compreender a mensagem passada. É normal querer responder de imediato, mas espere e não tenha pressa para demonstrar suas emoções. Agradeça o que foi dito.

2 –  Compreenda tudo o que foi dito

Evite sair com dúvidas da conversa de feedback. Apesar de não ser indicado rebater tudo que o outro fala, você pode aproveitar o espaço para tirar possíveis dúvidas, mas sem agir com agressividade. Assim, depois, com mais calma, você conseguirá compreender exatamente os pontos apresentados. Tente não agir por impulso diante das críticas. 

3 – Não se isole de quem forneceu o feedback

A conversa pode não ser tão agradável naquele momento, mas é importante não deixar de ter  contato com quem deu o feedback negativo e ficar isolado, mantendo distância do outro. No entanto, esse é um comportamento comum, segundo pesquisa publicada no site Harvard Business Review. 

Segundo o artigo, quem recebeu as críticas deixa de ouvir os conselhos de quem os deu e para de interagir com essa pessoa completamente. “Parece que as pessoas tendem a fortalecer seus laços só com quem enxerga suas qualidades positivas”, diz um dos trechos. “Acontece que esses comportamentos são prejudiciais ao desempenho”, completa a pesquisa. 

4 – Reflita sobre o que foi dito e reveja suas atitudes

Outro ponto importante sobre como reagir a feedbacks negativos é tirar um tempo para analisar o que a pessoa disse sobre você. Nessa etapa, é importante fazer uma autorreflexão para entender o que, de fato, há de pontos a serem melhorados. Reflita e estruture as mudanças necessárias. 

Leia também: 7 hábitos nocivos que você deve evitar no ambiente de trabalho

5 – Lembre-se de tratar o feedback como crítica construtiva

Críticas construtivas ajudam no desenvolvimento profissional e pessoal. Além disso, elas servem para que a pessoa desenvolva habilidades. Vamos supor que, por exemplo, você ouviu do gestor e de outros colegas que precisa melhorar a comunicação com os clientes da empresa. Esse é o momento de você tratar isso como uma oportunidade de melhorar o relacionamento com essas pessoas  e trabalhar para desenvolver essa característica.

6 – Não permita conversas agressivas

Se a pessoa que for dar o feedback negativo agir com grosseria, seja resiliente e peça para interromper a conversa e retomá-la em outro momento. A comunicação não-violenta deve ser a base de qualquer bate-papo. Afinal, as palavras podem ferir e, acima de tudo, é necessário ter educação na hora de se comunicar com as outras pessoas.

Por fim, não leve as críticas para o lado pessoal e, se tiver dúvidas sobre o que uma pessoa disse sobre você, pergunte para outras pessoas próximas se elas têm as mesmas percepções. Não é uma tarefa fácil ouvir que você tem pontos a melhorar, mas identificá-los é importante para conseguir se desenvolver e construir uma carreira de sucesso.

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