Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 hábitos nocivos que você deve evitar no ambiente de trabalho

Hábitos nocivos devem ser evitados

Todo mundo sabe que ter um currículo bom, uma grande rede de contatos e investir na aprendizagem contínua com pós-graduação e MBA ajuda muito na construção de uma carreira de sucesso, certo? Porém, nada disso será suficiente se você tiver hábitos nocivos que são prejudiciais no trabalho.

Se antes as empresas tinham uma tolerância maior com esses comportamentos nocivos em favor da alta produtividade, hoje a realidade é bem diferente. Para ter oportunidades de crescimento, é necessário ter boas habilidades técnicas e comportamentais que estejam alinhadas com a cultura e valores da empresa.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Então, para evitar erros que possam atrapalhar o seu desenvolvimento profissional, veja esta lista com 7 hábitos nocivos que você deve evitar no trabalho. Boa leitura!

1 – Ser negativo

Um dos principais comportamentos que devem ser evitados no trabalho é a negatividade. Ser pessimista e reclamar de forma excessiva sobre coisas pequenas, além de irritar colegas e chefes, cria um ambiente pesado que pode afetar o humor e a produtividade de todo mundo.

Evite usar expressões como “não vai dar certo” ou “isso é muito difícil” e procure adotar uma postura positiva no dia a dia e até mesmo diante das situações adversas que podem acontecer em qualquer trabalho.

Para começar a mudar esse comportamento, pense em como você pode melhorar o seu humor e suas atitudes dentro da empresa. Aprender a lidar com conflitos e pressão, gerenciar melhor o seu tempo e exercitar a empatia são boas formas de começar.

Enfim, lembre-se sempre que quanto mais positivo é o ambiente de trabalho, mais motivado você ficará.

2 – Se envolver em fofoca

Você sabia que a fofoca no trabalho pode causar até processos por danos morais? Pois é, além de negatividade, ela pode prejudicar a sua reputação no mundo corporativo. E esse problema costuma ser bem frequente.

Mas como podemos evitar que esses hábitos nocivos nos atrapalhe? Veja as sugestões a seguir:

  •         Mude de assunto sempre que alguém quiser te contar algo sobre outra pessoa;
  •         Tente dizer algo positivo;
  •         Se possível, evite pessoas que costumam fazer intriga;
  •         Peça licença da conversa e se afaste;
  •         Não fale sobre a sua vida pessoal;
  •         Se tem alguma queixa com alguém, tente resolver em uma conversa particular.

Resumindo, a fofoca no trabalho pode causar problemas, afetar a sua reputação e gerar sérios conflitos. Na próxima vez que alguém te falar sobre outro colega, use uma das estratégias acima.

3 – Criticar e repreender colegas em público

Dar feedback negativo não é nada fácil, mas aqui é necessário exercitar a empatia novamente e se colocar no lugar de quem está recebendo.

Se você tem alguma crítica ou avaliação para fazer a alguém, convide-o para um lugar mais privado, como uma sala de reuniões, ou um ambiente no qual vocês estarão a sós e faça as observações de maneira empática.

Você já ouviu a expressão “elogie em público, critique em particular”? Mantenha ela em mente sempre que precisar dar um feedback.

4 – Evitar feedback

Continuando no tema da avaliação, mas agora falando sobre as pessoas que não gostam de recebê-las. Você é assim ou conhece alguém com esse comportamento?

Evitar o feedback de chefes e colegas de time podem estagnar o seu desenvolvimento na carreira, além de não pegar nada bem.

Lembre-se que a crítica construtiva é uma das melhores maneiras de reavaliar os valores e corrigir a rota. Abrace essa oportunidade para crescer na carreira!

Leia também: O guia do feedback efetivo: dicas para melhorar a performance do seu time

5 – Não saber trabalhar em equipe

Como já vimos, saber se relacionar dentro de uma empresa é fundamental e quando o colaborador não trabalha bem em equipe, corre o risco de comprometer uma entrega ou projeto importante.

Quando você e o restante da sua equipe recebem uma tarefa ou trabalham juntos em um projeto, estão sendo avaliados pelo trabalho individual e pelo resultado final, que só pode ser atingido com parceria e colaboração. Isso inclui ser paciente, ter respeito, saber escutar, saber aceitar e oferecer ajuda e ter comprometimento com prazos.

Fique atento se você tem sido um bom parceiro para os seus colegas de trabalho, afinal isso pode prejudicar as suas chances de promoção e de recomendação.

6 – Ser desorganizado

Existem duas formas de desorganização no ambiente corporativo, e as duas merecem destaque na lista de coisas que você não deve fazer no trabalho.

Uma delas é a falta de organização no espaço físico, como mesas cheias de coisas e a outra é falta de organização com as entregas de tarefas e atividades do dia a dia. O fato é que ambas são bem prejudiciais.

Além de ser visualmente desagradável e de passar uma sensação de desleixo, a desorganização afeta a sua capacidade de se concentrar. Segundo a publicação Journal of Neuroscience, deixar diversos objetos em um só lugar interfere na capacidade que o nosso cérebro processa as informações.

Seja na mesa de trabalho ou no cronograma de atividades, manter-se organizado só impactará positivamente no seu bem-estar e produtividade.

7 – Interromper os colegas enquanto falam

Imagine que você está em uma apresentação de um novo projeto, e antes do final da apresentação, alguém o interrompe para fazer observações. Agora, se coloque no lugar dele pense também nas vezes que você foi interrompido enquanto falava. É bem desagradável, certo?

Apesar de ser muito comum, esse é um péssimo hábito e está entre as principais atitudes que você deve evitar no trabalho. Uma interrupção pode atrapalhar o raciocínio de um colega ou uma grande ideia que estava prestes a surgir.

Então, reserve um tempo para pensar sobre a sua comunicação e pergunte-se: “tenho sido um bom ouvinte?” e “como posso melhorar o meu estilo de comunicação?”.

Essa autoanálise pode te ajudar a se livrar desse hábito ruim.

Enfim, mesmo que você seja um colaborador que tenha uma entrega muito boa, esses 7 hábitos nocivos no ambiente de trabalho. Tirar esses péssimos hábitos da rotina pode te ajudar a ir muito mais longe na carreira.

E sabe o que mais pode alavancar o seu desenvolvimento profissional? Fazer especialização!

Se você procura qualificação, faça a sua pós-graduação EAD  Anhanguera. Além de todos os cursos serem reconhecidos pelo MEC, você pode obter o seu certificado em 6 meses (no modo intensivo) em áreas como comunicação, saúde, engenharia, direito, ciências sociais e muitos outros.

Acesse o site, escolha entre as diversas opções de pós e MBA da Anhanguera, se inscreva e comece a transformar a sua carreira profissional!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades