Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Nutrição: Confira as principais tendências da área

Tendências da área de nutrição

Em 2020 aconteceram mudanças drásticas que transformaram a vida e os hábitos de todos. Mudamos a forma como nos relacionamos, como consumimos e o mesmo aconteceu com a nossa alimentação. Nossos comportamentos, assim como uma nova preocupação com o bem-estar, aceleraram uma série de tendências da área da nutrição, como você verá neste texto.

Mas não foi só a pandemia que ajudou a determinar novas preferências em relação aos alimentos. O bem-estar do planeta, que há muito tempo está em pauta por conta das condições climáticas críticas, também contribuiu para essas transformações.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Nesse contexto, é esperado que ocorra um movimento mais forte em defesa da redução do consumo de alimentos que causam grande impacto ambiental, como é o caso das carnes e laticínios, e da alimentação com propósito de saúde. Essas e outras tendências da nutrição você confere a seguir.

Nutrição funcional com foco na imunidade

Como falamos acima, a pandemia teve um impacto muito grande no plano de alimentação da população. A preocupação com a saúde física e mental cresceu muito durante o período de isolamento social, e isso refletiu no prato de muita gente.

As pessoas passaram a optar por bebidas e alimentos que contêm ingredientes ricos em nutrientes, com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico.

Uma pesquisa da Market Research mostrou que 50% das pessoas estão consumindo mais suplementos que aumentam a imunidade. E o Brasil está entre os países que mais contribuem para o crescimento desse mercado.

Nutrição personalizada

Uma das tendências mais fortes para os próximos anos é a alimentação personalizada, ou “Tailored to Fit”.

De acordo com a agência Innova Marketing, a tecnologia vai ajudar a coletar dados e entender as necessidades individuais de cada pessoa através de análises genéticas e das preferências pessoais. Todas essas informações ajudarão a produzir alimentos mais personalizados.

Leia também: Nutrição: Saiba como se destacar na área

E se você pensa que essa é uma realidade distante, saiba que uma startup chinesa e a Nestlé já trabalham com a personalização de alimentos.

Crescimento do movimento “Plant Based”

Diferente do que observamos nos últimos anos com o debate entre veganos, vegetarianos e as pessoas que consomem carne, a preocupação maior agora é em consumir alimentos que sejam ambientalmente amigáveis e que tenham origem em práticas sustentáveis.

A ideia é reduzir o consumo de carne, mas não a eliminar do cardápio. As pessoas estão mais preocupadas em trocar a carne bovina pela de aves, por exemplo.

Outra preocupação será consumir alimentos de produtores locais. Dessa forma, evitam que a distribuição feita por veículos de indústrias emita grandes quantidades de gás carbônico durante a entrega.

Resumindo, a ideia é mudar pequenos hábitos que em larga escala podem ter um impacto realmente positivo para o meio ambiente.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Maior procura por produtos de “rótulo limpo”

Os produtos “clean label”, ou seja, aqueles que têm menos ingredientes artificiais, corantes ou aditivos, são cada vez mais procurados. Quem procura por esses produtos costuma estar preocupado com diabetes, obesidade e doenças crônicas que estão ligadas a alimentos industrializados e ultraprocessados.

Tanto os profissionais da nutrição quanto as indústrias precisam se preparar para responder as dúvidas da população que busca cada vez mais por alimentos não manipulados.

Alimentação mais simples e saudável dentro e fora de casa

É notável a preocupação cada vez maior das pessoas com os alimentos saudáveis fabricados pelas indústrias.

Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a cozinhar mais para a família, e como tiveram muito tempo para aperfeiçoar as habilidades culinárias, acabaram descobrindo o prazer de preparar uma refeição simples e saudável.

Pesquisas mostram que o segmento de alimentação saudável está crescendo nos últimos anos. Um estudo, encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador (ABBT) e divulgado em 2018, indica que os brasileiros estão buscando mais legumes, frutas, verduras e sucos naturais. 

Concluindo, a forma como você se relaciona com o planeta e o desejo por uma vida mais saudável está moldando o futuro da alimentação e de todo o mercado da nutrição.

E você, o que achou dessas tendências para a nutrição nos próximos anos?

Pós-Graduação EAD em Nutrição na UNIME

E se você se interessa por nutrição, por que não se especializar na UNIME?

Na Pós UNIME você pode obter seu certificado em 6 ou 10 meses, estudando em casa, de forma totalmente online.

Conheça todos os cursos de pós-graduação EAD disponíveis, inscreva-se e comece a transformar a sua carreira hoje mesmo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades