Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Nutrição: Saiba como se destacar na área

A Nutrição é uma área que está em plena expansão no Brasil, e as expectativas para o futuro são otimistas. Segundo dados da consultoria Technavio, até 2022, o mercado de saúde e bem-estar deve crescer cerca 6%.

Um dos fatores que mais contribuiu para esse cenário foi o aumento da conscientização sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e balanceada, uma vez que cerca de 60% da população adulta do país apresenta sobrepeso, de acordo com o Ministério da Saúde.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Inclusive, já é possível identificar algumas mudanças de comportamento, 8 em cada 10 brasileiros afirmam fazer esforços para manter uma alimentação saudável, e muitas pessoas já entendem a necessidade de ter acompanhamento nutricional.

Leia mais: Gerty Cori, conheça a história da primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Medicina

Se por um lado o mercado está se expandindo, por outro, a concorrência na área também é grande. Todo ano, cerca de 19 mil novos nutricionistas se formam nas instituições de ensino superior do país. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que poderão te ajudar a se destacar e desenvolver uma carreira bem-sucedida em nutrição.

Escolha um nicho dentro da área de Nutrição

Já pensou em se dedicar a um tema específico dentro da área? Mas para conseguir escolher o seu nicho, é importante levar alguns fatores em consideração, como a sua experiência, os temas que mais chamam a sua atenção e o que você espera para a sua carreira.

Confira as principais áreas da nutrição:

  • Emagrecimento;
  • Esportivo;
  • Diabetes;
  • Gestantes;
  • Alergia e Intolerância Alimentar;
  • Vegetarianismo e veganismo;
  • Infantil;

Como você pode ver, existem diversas possibilidades de especialização dentro da área de Nutrição. O importante é analisar bastante as opções e as oportunidades em cada tema para encontrar a opção que vá de encontro aos objetivos que você desenhou para a sua carreira.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Busque sempre se atualizar

Você já deve saber que na área da saúde as mudanças acontecem rapidamente. Diariamente surgem novas pesquisas, tecnologias e descobertas que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por conta disso, é importante aprimorar o conhecimento para se atualizar sobre as principais tendências e novidades do setor.

Existem diversas formas de se manter em dia com o que acontece no mercado de nutrição, saúde e bem-estar, como por exemplo, a leitura de pesquisas, artigos acadêmicos, revistas científicas, assim como o acompanhamento do lançamento de livros sobre o tema.

Uma outra dica é participar de cursos de atualização, palestras e congressos. Além de adquirir mais conhecimento e enriquecer o currículo, é uma excelente oportunidade para fazer networking, trocar experiências e falar do seu trabalho com outros profissionais da área.

Leia também: 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

Crie uma presença online

Se você quer ter destaque como nutricionista e se manter competitivo no mercado, é essencial estar na internet e, principalmente, nas redes sociais. E pensando nisso, as estratégias de marketing digital podem ser grandes aliadas.

Manter um blog ou site profissional, um canal no Youtube, perfil no Facebook ou no Instagram, pode ajudar muito a divulgar o seu trabalho, alcançar novos pacientes e fidelizar os que você já atende.

O Instagram, por sinal, é uma ferramenta de grande alcance para profissionais, pois conta com mais de 95 milhões de usuários no Brasil. Além do que, por ser uma rede visual, possui uma série de recursos e ferramentas que estimulam a interação dos usuários.

Seja estudando estratégias para redes sociais ou investindo em um profissional que cuide da sua presença online, é possível aumentar a sua relevância no meio digital, e como consequência, atrair cada vez mais novos pacientes para o seu consultório.

Faça uma especialização em Nutrição

Como mencionamos anteriormente, anualmente, a área de nutrição recebe milhares de profissionais recém-graduados prontos para entrar no mercado. Por isso, fazer uma pós-graduação é essencial para se destacar no mercado e conseguir boas oportunidades. Afinal, quanto mais qualificação, maior o reconhecimento e o retorno financeiro.

Na especialização, você terá a oportunidade de conhecer professores e mestres de referência da área, conhecimento técnico de alto nível e contato com outros profissionais que podem ser estratégicos para o seu networking.

Segundo uma pesquisa salarial feita pela Catho, uma pós pode aumentar o salário dos profissionais em até 53,7%. Ou seja, a pós-graduação em Nutrição é uma ótima alternativa para levar a sua carreira para o próximo nível.

Para trilhar uma carreira de sucesso em Nutrição, a UNOPAR é o local certo para investir no seu desenvolvimento profissional com os cursos de pós-graduação. Você encontrará diversos cursos de pós EAD em diferentes áreas. Invista na sua carreira sem abrir mão da flexibilidade, faça a sua inscrição sem sair de casa!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades