Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

CONHEÇA 8 CARREIRAS PROMISSORAS QUE ESTARÃO EM ALTA EM 2021

Uma das principais formas de se manter em destaque no mercado de trabalho é estar atualizado sobre quais habilidades e carreiras estarão em destaque nos próximos anos. Nesse sentido, a especialização é fundamental para se posicionar como um profissional antenado e garantir uma carreira promissora. Para quem tem pressa em alcançar uma posição de destaque, a pós-graduação é o caminho certo para conquistar os conhecimentos e as skills mais buscadas pelo mercado em 6 ou 10 meses.

Para os profissionais que planejam aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho para realizar uma transição de carreira, o desafio é maior, mas não deve ser visto como algo impossível. O plano de carreira é uma ferramenta fundamental para realizar a mudança e conquistar a posição desejada no mercado de trabalho. Confira a seguir as carreiras que estarão em alta em 2021:

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

  • CIENTISTA DE DADOS

Tudo o que fazemos dentro do ambiente digital gera toneladas de informações e o cientista de dados (ou data scientist) é o profissional responsável por analisar e transformar essas informações que as empresas armazenam sobre o comportamento das pessoas. O cientista tem o papel de converter e cruzar esses dados para obter informações valiosas para as empresas, que utilizarão os dados para tomar importantes decisões sobre o negócio.

Para conseguir lidar com grande volume de dados, o cientista deve ter conhecimentos em inteligência artificial, programação, estatística e modelos de negócios.

Leia também: Confira 9 dicas para um currículo imbatível

  • ENGENHEIRO AMBIENTAL

A conscientização dos impactos do consumo desenfreado de recursos naturais, o desmatamento e as mudanças climáticas tornaram o desenvolvimento sustentável uma das pautas mais discutidas por lideranças governamentais e empresariais nos últimos anos. Por isso, o profissional de engenharia ambiental é um dos perfis mais importantes para o desenvolvimento sustentável, aliando as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas.

O papel do engenheiro ambiental é elaborar e implantar projetos que visem a redução dos impactos das atividades humanas ao meio ambiente de forma a preservar os recursos e proteger a saúde da população. 

  • GERENTE DE CYBER SECURITY

Por conta do aumento de fraudes durante a pandemia, muitas empresas aproveitam o cenário para reforçar os protocolos e procedimentos de segurança digitais e evitarem fraudes e vazamento de informações. O gerente de cyber security é o profissional responsável por toda estrutura de segurança da informação, como área de riscos, governança e segurança cibernética. Por meio de estratégias de segurança, eles elaboram os protocolos e direcionam iniciativas e ferramentas para evitarem ataques cibernéticos.

  • ENFERMEIRO ASSISTENCIAL

Uma das áreas mais impactadas pela pandemia, a saúde também teve a oportunidade de melhorar e modernizar os processos e protocolos para aumentar a produtividade e a eficiência dos profissionais de saúde.

O enfermeiro assistencial é o profissional responsável por supervisionar os procedimentos e o tratamento dos pacientes. Entre suas atividades estão tarefas administrativas como checagem de prescrições e a atualização de informações no prontuário. Além disso, o profissional também é responsável por conduzir os treinamentos de orientação sobre protocolos hospitalares aos técnicos e auxiliares.  

  • GERENTE JURÍDICO

É responsável pela gestão de todo o departamento jurídico (questões cíveis, trabalhistas, entre outras), estruturando os processos e procedimentos para arcar com as demandas internas da empresa. Entre suas atividades estão a elaboração e o acompanhamento de ações judiciais contra terceiros, análise e elaboração de contratos, assim como acompanhar possíveis riscos jurídicos nas operações da empresa e desenvolver soluções.

Leia também: Conheça as soft skills mais buscadas no mercado

  • DESENVOLVEDOR WEB

Considerada uma das carreiras mais promissoras dentro de tecnologia, o desenvolvedor web é responsável por planejar, construir e realizar a manutenção de todos os componentes responsáveis por manter um site no ar.  A área se divide em apenas duas: front-end e back-end.

front-end — É a parte mais visual do site. Aqui o foco é na experiência do usuário, cuidando desde o layout até pequenos detalhes de menus e rodapés.

back-end — Envolve a hospedagem do site em um servidor, garantindo que dados enviados pelo navegador estejam corretos e o site siga as boas práticas de segurança de dados. 

  • BUSINESS CONTROLLER

É o responsável pelo planejamento estratégico e financeiro de uma empresa. Suas funções passam pela coordenação, direção e controle de projetos da empresa que envolvam um potencial de risco ou crescimento, garantindo que metas e objetivos sejam atingidos.

O papel do controller é construir um embasamento por dados e análises que levem a empresa a consolidar sua missão, ajudando a equipe a trabalhar conjuntamente em busca de seus objetivos de maneira estratégica.

  • GERENTE DE RECURSOS HUMANOS

Com o aumento da importância do capital humano dentro das empresas, o papel do gerente de recursos humanos tem se transformado e assumido lugar de destaque. O profissional de RH deve ter como foco a qualidade e o desenvolvimento corporativos para desempenhar um papel cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas. É um dos únicos cargos gerenciais que se relaciona com todos os setores da empresa. Um bom gerente não só recruta como retém os melhores talentos para a empresa, reduzindo o turnover e aumentando a produtividade e o engajamento dos profissionais.

COMO A PÓS-GRADUAÇÃO TE AJUDA A CONSTRUIR UMA CARREIRA DE SUCESSO 

A demanda do mercado de trabalho por profissionais especializados cresceu significativamente nos últimos anos. Por isso, dedicar tempo para atualização profissional tornou-se indispensável para os profissionais.

Se você é um recém-formado ou profissional experiente que deseja aproveitar melhor as oportunidades e desafios do mercado de trabalho em 2021, aposte na pós-graduação para construir uma trajetória profissional de sucesso. 

Na Pós Unopar, você encontra uma ampla gama de cursos de pós-graduação e MBA nas principais áreas de conhecimento. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades