Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação EAD em 6 meses: descubra se essa é a modalidade certa para você

A imagem mostra mãos sobre uma mesa escrevendo em um caderno enquanto olha para a tela de um computador com alguém aparecendo para ilustrar texto sobre pós-graduação EAD em 6 meses

Para quem decide começar uma pós-graduação, a escolha pelo curso ideal não é a única decisão a ser tomada antes da inscrição. Além do curso, a decisão pela modalidade de ensino na qual ele será realizado é importante para garantir uma boa experiência de estudo e aprendizado. Com base nisso, queremos saber: você já conhece todos os benefícios que a pós-graduação EAD em 6 meses pode trazer para a sua carreira?

Antes, vamos entender alguns pontos. As modalidades possuem propostas diferentes quando falamos sobre a metodologia de ensino. No ensino presencial, por exemplo, o aluno cursa a pós-graduação em sala de aula, junto aos demais alunos e professores. O ensino a distância, por sua vez, enfatiza o aprendizado em ambiente virtual, de modo a oferecer todos os recursos necessários para que o aluno possa estudar de onde estiver. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Hoje, iremos abordar o ensino a distância intensivo, uma modalidade EAD presente nos cursos das nossas instituições de ensino por meio da pós-graduação EAD com duração de 6 meses. Essa modalidade visa um ensino rápido e eficiente para garantir a conclusão do curso em um curto período de tempo. Ao conhecer mais sobre essa opção, você poderá conferir suas vantagens, principais características e, então, descobrir se essa é a modalidade certa para você. Vamos lá?

Conhecendo o ensino a distância: como funciona o EAD?

Antes de abordarmos a pós-graduação EAD intensiva, entretanto, vamos falar a respeito do ensino a distância de modo geral. A pós-graduação a distância já não é mais uma novidade. Existem milhares de opções de cursos nessa modalidade por todo o Brasil e a maioria das pessoas já teve alguma forma de contato com essa forma de ensino. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre seu funcionamento e é exatamente sobre isso que abordaremos a seguir.

A pós-graduação EAD – sigla para ensino a distância – é o curso em que o aluno realiza toda a carga horária de ensino de forma online, em uma plataforma virtual de ensino. Atualmente, você realiza as aulas e as avalições a distancia. 

Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?

Essa modalidade de ensino é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), e o certificado de conclusão da pós-graduação a distância possui a mesma validade de um certificado obtido por meio do ensino presencial. Apesar de ser realizada a distância, a pós-graduação EAD é capaz de oferecer aos alunos o contato com professores, tutores e demais colegas de curso por meio da já mencionada plataforma de ensino digital.

Dessa forma, o ensino a distância proporciona uma formação tão qualificada aos alunos quanto o já tradicional ensino presencial e ainda conta com algumas vantagens, como poder estudar sem precisar sair de casa e criar o seu próprio cronograma de estudos. Essas qualidades são importantes especialmente para os alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho e precisam conciliar a pós-graduação com sua rotina profissional ou de outros afazeres.

As vantagens da pós-graduação EAD

Além das características e vantagens presentes nos cursos de pós-graduação EAD em 6 meses de modo geral, os cursos dessa modalidade das nossas instituições contam com vantagens específicas para seus alunos. Confira:

  • AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem inovador, no qual você irá cursar as disciplinas e encontrar material de leitura, atividades, videoaulas e muito mais.
  • Tutoria on-line: tutores capacitados para apoiar você em todo o processo de aprendizagem.
  • Acesso à Biblioteca Virtual, que oferece vasto e diversificado acervo de livros e periódicos em formato digital para sua consulta e estudos com apenas alguns cliques.

Pós-graduação EAD em 6 meses é a modalidade certa para mim?

Agora que você já sabe como funciona o ensino a distância e conhece todas as vantagens de optar por essa modalidade, chegou a hora de falarmos sobre a pós-graduação a distância intensiva.

Ao optar por uma pós-graduação EAD de uma das nossas instituições, você poderá escolher a duração do curso. Enquanto a pós-graduação a distância convencional possui duração de 10 meses, na pós-graduação a distância intensiva você poderá realizar o mesmo curso, com as mesmas disciplinas e qualidade de ensino, em apenas 6 meses.

Para saber se a pós em 6 meses é a escolha certa para você, pense nos principais aspectos dessa modalidade. Nesse formato, você terá a oportunidade de obter o seu certificado em apenas um semestre. Essa é uma característica relevante especialmente para quem já está no mercado de trabalho e conta com a pós-graduação como forma de conquistar um novo cargo ou mesmo mudar de carreira.

Por outro lado, e como o próprio nome sugere, a pós-graduação EAD em 6 meses é intensiva, exigindo do aluno a realização das disciplinas em um tempo menor, elevando, dessa forma, a carga horária diária de estudos. Ainda que isso possa parecer um grande desafio, não se esqueça que aqui você irá contar com todo suporte e estrutura necessária para conquistar a sua pós-graduação em apenas um semestre.

Concluindo, a pós-graduação EAD em 6 meses pode ser uma excelente oportunidade de formação para muitas pessoas de diferentes perfis. Se você almeja um ensino de qualidade e rápido, o curso intensivo pode ser, sim, a opção ideal para você.

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Como vimos, a pós-graduação EAD em 6 meses é a ideal para quem deseja conquistar o título de especialista com mais agilidade. No entanto, independente do tempo de duração do curso, a especialização é um diferencial que abre portas no mercado de trabalho. As empresas, cada vez mais, buscam profissionais qualificados e que estejam alinhados às tendências da sua área de atuação.

Durante o curso, os estudantes podem aprimorar suas habilidades e expandir seus conhecimentos. Ter uma especialização no currículo faz toda a diferença para ganhar destaque diante de outros candidatos que disputam a mesma vaga e mostrar que você é um especialista em sua área de atuação, uma vez que investiu e se dedicou no processo de aprendizagem.

Agora, vamos ver outros benefícios da pós:

  • Salários mais atrativos. Uma pesquisa feita pela Catho indica que pessoas com pós-graduação ganham cerca de 50% mais;
  • Mais visibilidade no mercado de trabalho. Sim, a especialização faz com que você seja mais visto e desejado pelas empresas;
  • Aumentar o seu networking. No curso, você conhece pessoas da sua área e pode compartilhar experiências e mapear oportunidades;
  • Ganhar uma promoção. Se você deseja subir de cargo no trabalho, a pós-graduação é o caminho certo para crescer na carreira;
  • Fazer uma transição de carreira. A pós permite que você troque de área e siga novas rumos em sua vida profissional.

Como escolher o curso de pós-graduação ideal?

A gente sabe que, hoje, é possível encontrar opções em diferentes áreas. Então, o primeiro passo para decidir a pós ideal para a sua carreira é saber quais os próximos passos da sua carreira. Assim, fica mais fácil analisar os aspectos que envolvem cada curso, como objetivos, grade curricular e o currículo dos professores. Confira em outro artigo mais dicas para escolher uma pós-graduação.

Pós-graduação EAD Pitágoras em 6 meses

Entre as instituições que contam com a opção de pós-graduação intensiva está a Pitágoras. Com uma ampla oferta de cursos de pós-graduação EAD convencional (10 meses) e intensiva (6 meses), a Faculdade Pitágoras é referência em ensino superior de qualidade ao longo de seus mais de 20 anos de atuação.

Venha conferir todas as opções de cursos de pós-graduação EAD 6 meses e encontrar aquele que mais se adéqua ao seu perfil profissional. Seja na modalidade de ensino a distância convencional, seja na intensiva, aqui você irá encontrar o lugar certo para crescer profissionalmente e ter a oportunidade de trilhar um caminho de sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades