Ir para o conteúdo
Você na Pós

5 dicas para escolher uma pós-graduação

Atualmente é possível encontrar milhares de opções de cursos de pós-graduação e MBA disponíveis no mercado. Por isso, é normal que o processo de análise e definição da especialização gere dúvidas e insegurança. Afinal, como escolher o curso certo? Quais são os fatores essenciais? O que não é importante?

Para responder essas dúvidas, preparamos esse post com várias dicas importantes que vão te guiar nesse processo com a certeza de estar fazendo a escolha certa. Mas antes de cair de cabeça na especialização, confira a seguir 5 dicas para escolher a pós-graduação correta:

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1 – O que você precisa mudar na sua rotina para encaixar os estudos?

Começar uma especialização, seja pós-graduação ou MBA, demanda tempo e dedicação. Por isso, você precisa alinhar a sua rotina com o tempo dedicado para assistir as aulas, bem como reservar períodos para estudo e atividades, que podem ou não ser feitos em grupo. Assim você já consegue ter uma ideia do quanto tempo você precisa reservar para se dedicar aos estudos. Feito isso, agora você precisa escolher qual modalidade combina melhor com a sua rotina.

É importante lembrar que, por mais que o EAD ofereça uma série de benefícios e vantagens por sua flexibilidade, é necessário que você tenha maior autonomia e organização para controlar seu ritmo e dedicação. Nesse sentido, definir um cronograma de estudos pode ser a melhor opção para manter a devida frequência nos estudos.

Leia mais: 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

2 – Pesquise qual especialização é mais relevante na sua área

Nesse ponto, existem aspectos positivos e negativos de cada escolha. Caso você opte por fazer uma especialização que está em alta, corre o risco de encontrar uma competitividade maior no mercado, porém você pode estar apto a exercer uma função que os líderes de mercado buscam.

Caso ache melhor se dedicar a um curso pouco procurado e mais restrito, você pode se destacar em ser um dos poucos profissionais qualificados no tema, mas a demanda de trabalho pode ser menor e o curso se tornar fútil.

Analise bem a escolha que você decidir seguir tentando equilibrar os dois caminhos e ser um profissional com currículo singular.

3- Alinhe seus propósitos e expectativas

Qual a razão para você querer se qualificar? Se o motivo principal é engordar o currículo é bom avaliar se você está pronto para se dedicar à especialização. Em áreas dinâmicas e que se transformam constantemente, como Comunicação e Marketing, a especialização é fundamental para se manter competitivo e altamente requisitado no mercado.

Uma dica para os estudantes recém-graduados: a especialização pode ser o caminho mais fácil para se especializar em um determinado segmento e aumentar o conhecimento, ao invés de ingressar em uma nova graduação.

4- Analise o escopo do curso

Assim que você definir o curso de pós-graduação que deseja cursar, é necessário dar uma boa olhada na grade de aulas e no currículo dos professores. Muitas vezes as disciplinas não condizem exatamente com aquilo o que você busca e pode ter outra especialização mais adequada aos seus objetivos profissionais.

Não fique chateado se não conseguir sintetizar o caminho que você quer em um curso e dê uma boa avaliada no escopo dos cursos disponíveis no mercado. Com certeza você terá mais afinidade com algum deles.

Leia também: Métodos de estudo que todo aluno EAD precisa conhecer

5- Converse com o corpo docente do curso

Após escolher a modalidade, instituição e o curso, está na hora de começar a construir a sua rede de networking dentro da área. Participe de seminários oferecidos pela instituição, converse com colegas de classe, entre em contato com o setor de pós-graduação, com os docentes, principalmente com o coordenador do curso. Não tenha medo de puxar conversa, mas esteja preparado para absorver o máximo de informações possível.

Você está pronto para escolher sua pós-graduação?

Com os cursos de Pós-Graduação Pitágoras, você estará preparado para escrever um novo capítulo da sua história e ampliar as suas possibilidades de carreira. Se você deseja flexibilidade, no EAD Pitágoras, você encontra mais de 300 opções de cursos de pós-graduação disponíveis. Inicie uma escalada de sucesso profissional, faça uma Pós Pitágoras!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades