Ir para o conteúdo
Você na Pós

É necessário fazer estágio na pós-graduação?

Estágio na pós-graduação

Todo mundo está familiarizado com o estágio durante a graduação, até porque é uma forma muito conhecida e importante de ganhar experiência na sua área de estudo. Mas quando ingressamos na pós-graduação, surge a dúvida: será que é preciso fazer estágio?

A resposta é que, embora não seja obrigatório, é possível estagiar durante a pós. E melhor ainda: essa experiência também pode te oferecer muitas vantagens, como veremos a seguir.

 Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como funciona o estágio durante a pós-graduação?

A Lei nº 11.788/2008, que também é conhecida como Lei do Estágio, autoriza alunos do Ensino Técnico, Ensino Médio e Ensino Superior a estagiarem. Por isso, não existem diferenças nas regras para estagiar na graduação ou na pós.

Ou seja, assim como na graduação, o estágio durante a pós deve ser realizado por, no máximo, 6 horas por dia, com direito a 30 dias de férias depois de 1 ano de trabalho. O estágio em uma empresa não pode exceder o período de 2 anos.

Quais são as vantagens de ser um estagiário durante a pós?

Quando você está cursando uma especialização, o tempo dedicado às pesquisas, leituras e aos estudos devem ocupar grande parte do seu tempo. Por isso, ter a possibilidade de trabalhar durante apenas 6 horas pode te ajudar a conciliar tudo.

Outra vantagem de estagiar durante a pós, é a oportunidade de ter uma experiência completa de imersão, unindo a teoria à prática. Por isso, o estágio é muito indicado para quem nunca atuou na área ou para aqueles que estão fazendo uma transição de carreira.

Essa oportunidade também pode ser aproveitada para fazer contatos profissionais e aumentar o seu networking. Afinal, em breve você terá o seu certificado e poderá ser chamado para ocupar uma vaga na empresa em outro regime de contrato, como CLT, por exemplo.

Leia mais: Mitos e verdades sobre a pós-graduação e o MBA EAD

É possível fazer estágio durante o mestrado e doutorado?

Os alunos que estejam cursando a pós-graduação stricto sensu podem realizar o estágio de docência. Essa é uma atividade curricular que envolve a participação do aluno nas atividades de ensino da instituição, e deve ser supervisionada pelo orientador.

No final do semestre, o aluno precisa dar uma aula da disciplina do professor que o acompanhou, para que a sua experiência seja validada.

É importante ressaltar alguns pontos:

  • Essa não é uma atividade remunerada, mas com certeza é vantajosa para profissionais que queiram ganhar experiência prática e complementar o currículo Lattes.
  • As regras podem mudar de acordo com cada instituição.

Leia também: Por que apostar na pós-graduação nos momentos de crise

Onde posso fazer uma boa pós-graduação?

Agora que você já viu como funciona o estágio durante a pós-graduação, que tal escolher uma instituição de ensino que vai te ajudar a crescer na sua profissão?

Fazendo a Pós-graduação UNIME, você recebe apoio personalizado e conta com um sistema de ensino que te prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica. E o melhor é que você pode fazer a sua Pós EAD, com flexibilidade de horário e de lugar, e se formar em 6 meses na modalidade intensiva.

Acesse o Portal Pós UNIME, escolha entre os diversos cursos disponíveis, faça a sua inscrição e garanta já o futuro da sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades