Ir para o conteúdo
Você na Pós

MITOS E VERDADES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO E O MBA EAD

Mitos e Verdades pós ead

No início do ano é muito comum pensar em renovar nossa rotina, ter mais produtividade no trabalho e estudar mais. E, se você é uma das pessoas que está há dias pesquisando qual curso deve ingressar, mas ainda não escolheu por estar com dúvidas referente ao ambiente online, esse texto vai te ajudar. Confira os mitos e verdades sobre cursar pós-graduação EAD e descubra as suas vantagens! 

O certificado não é valorizado (MITO) 

Existem muitos motivos que podem impulsionar sua vontade de cursar uma pós-graduação online, pois garantir uma especialização traz muitos benefícios, a facilidade em obter o certificado é uma delas. O diploma de curso superior à distância tem o mesmo valor que um de curso presencial. Sendo reconhecido pelo MEC e aceito mundialmente.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Requer disciplina (VERDADE)  

Estudar em casa exige que você tenha disciplina e estabeleça suas metas. Algumas aulas possuem horários fixos, mas grande parte do conteúdo fica disponível para você consultar a qualquer momento. Por isso, assim como em um curso presencial, é importante que você tenha o cuidado em sua rotina de estudar diariamente, anotar as dúvidas e pesquisar.

Leia também: Pós-graduação ou mestrado: entenda as diferenças entre as modalidades 

Não existe contato com professores (MITO) 

Só porque você não está fisicamente sentado na frente de um professor, não significa que ele não esteja lá para guiá-lo ao longo do caminho. Os tutores das aulas online são responsáveis ​​por envolver seus alunos e ensiná-los o assunto, assim como fariam em uma aula presencial. Há um ambiente específico para que você possa manter esse contato, além de e-mails. Você também pode interagir colegas ou um grupo de parceiros de negócios. 

Não tem tanto conteúdo quanto presencial (MITO)

Essa informação com toda a certeza não é verdadeira. A grade de um curso à distância possui a quantidade de aulas adequada de acordo com cada categoria. Por exemplo, se você escolher uma pós-graduação de 10 meses, será equivalente a esse formato. Se for um curso de 6 meses ou um MBA de dois anos, a mesma coisa.

É possível concluir o curso mais rápido  (VERDADE) 

Sim! Existem muitas pós-graduações extensivas no mercado atualmente, então, se você optar por algum desses cursos, terá seu diploma de especialização em mãos em menos de um ano! Nesta modalidade, o conteúdo inteiro é passado em um intervalo menor que nos cursos convencionais. Em poucos meses, você vê resultados e pode colocar em prática os aprendizados no mercado de trabalho.

Leia também: Métodos de estudo que todo aluno EAD precisa conhecer 

Há apenas cursos para áreas administrativas e negócios (MITO)

Embora seja verdade que os programas de MBA predominam entre os programas de ensino à distância e online, eles não são os únicos. Em vez disso, os alunos podem ter aulas em praticamente qualquer tema de sua escolha. Há programas de ensino à distância em áreas extremamente diversas como psicologia, ciências sociais, artes, meio-ambiente, enfermagem e educação. Há espaço para todos os gostos!

Veja como escolher sua pós-graduação em 2021!

Não há necessidade de fazer TCC (VERDADE E MITO)

A maioria dos cursos do mundo acadêmico exigem um trabalho de conclusão. Na pós-graduação não chega a ser tão extenso como um projeto de graduação ou uma pesquisa de mestrado, mas para uma especialização você também deve mostrar o que aprendeu ao longo do curso. 

No ensino à distância, tudo é feito digitalmente, sem a necessidade de apresentações presenciais. Contudo, em 2018, o MEC criou uma resolução que permite que o TCC seja opcional e não obrigatório. Então, esse critério depende muito do curso e da instituição.

De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

Há matrículas disponíveis durante o ano inteiro (VERDADE)

Normalmente, no ambiente EAD, sejam cursos de Especialização ou MBA, que podem envolver turmas de longa duração, curta e intensivos, as instituições oferecem matrículas a qualquer momento do ano. Há somente escalas entre as áreas e turmas. Mas lembre-se que mesmo com essa facilidade, é importante não deixar sua inscrição para a última hora! 

Faça o teste e saiba qual formato de pós é o melhor para o seu momento!

E você já pensou em atualizar seus estudos? Acesse o Portal Pós e conheça os cursos de pós-graduação e MBA que irão turbinar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades