Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação ou mestrado: entenda as diferenças entre as modalidades

pos-graduação-ou-mestrado

Nos dias de hoje, muito se fala sobre a importância de se atualizar para ser um profissional mais completo e com maiores oportunidades de trabalho. E a cada dia que passa, o certificado de graduação no ensino superior deixou de ser um diferencial. Isso porque os cursos de especialização são fundamentais para agregar um conhecimento mais atualizado da sua área de atuação. 

Mas não são apenas os cursos em si que geram dúvidas, mas também qual modalidade de especialização seguir. Cursar pós-graduação ou mestrado? Qual a diferença entre esses dois modelos? Para esclarecer esse assunto, preparamos esse post para você, fique ligado!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Entenda a pós-graduação

Todos os cursos que você faz após a graduação universitária fazem parte do que se chama pós-graduação. Por isso, mestrado, doutorado, MBA e especialização se encaixam nessa categoria. Para entender cada uma delas, é preciso saber que existem as pós-graduações lato sensu e stricto sensu. Para saber qual a diferença entre a pós lato sensu e stricto sensu, basta seguir com a leitura!

No lato sensu se enquadram os cursos voltados para o mercado de trabalho, com a abordagem de conhecimentos específicos para o mundo corporativo. Assim, as especializações e MBA’s se enquadram nesse modelo. Ao final do curso, o aluno obtém um certificado, formando profissionais mais capacitados para o mercado.

Já no stricto sensu (que significa “em sentido específico”) estão os cursos voltados para a pesquisa e área acadêmica. Nessa categoria se encontram programas de mestrado e de doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso, o aluno obterá um diploma, formando pesquisadores e docentes.

Comumente, as pessoas chamam as graduações lato sensu de pós-graduação, e as stricto sensu de mestrado ou doutorado. Por isso, nos parágrafos a seguir, vamos seguir pelo mesmo caminho. Quando falarmos de “pós-graduação”, estaremos nos referindo aos cursos de especialização e de MBA do lato sensu, enquanto “mestrado” é apenas um dos cursos oferecidos no stricto sensu.

Especialização ou MBA?

Nessa pós-graduação, os cursos precisam ter uma carga horária mínima de 360 horas/aula para serem reconhecidas pelo MEC. Os cursos oferecidos abrangem todas as áreas do conhecimento, em diferentes faculdades e universidades. 

Esse curso de pós-graduação permite aprofundar os conhecimentos em um determinado assunto, por isso, é mais objetivo e pode ser realizado a qualquer momento da vida profissional, seja você um recém-formado ou não. Você sabia, inclusive, que uma pós-graduação pode te ajudar a conquistar um cargo de liderança?

O MBA (Master Business Administration) é um curso com carga horária mínima também de 360 horas/aula. Porém, a diferença é que essa modalidade é voltada para profissionais que já têm alguma experiência no mercado de trabalho em cargos de gerenciamento, como empresários e executivos – ou então, pessoas que almejam essas posições. No MBA os alunos aprendem conhecimentos técnicos da área de gestão.

Mestrado: quando fazer?

Esse é o melhor caminho para pessoas que almejam trabalhar com pesquisa e docência em nível superior. Além disso, para cursar um doutorado (outro modelo do stricto sensu) é obrigatório passar primeiramente pelo mestrado.

Aqui, o curso dura cerca de dois anos e requer que o estudante (mestrando) se debruce sobre uma pesquisa que será transformada em uma dissertação de um tema específico. No fim, a tese será defendida com a avaliação de uma banca rigorosa.

Atualmente existem dois tipos de mestrado, o profissional, que ainda tem como enfoque a docência, mas visa processos, interações, práticas e dinâmicas do mercado de trabalho; e o acadêmico, que foca em estudos teóricos e os aplica à sociedade.

E agora, deu para entender um pouco mais sobre as diferenças entre pós-graduação e mestrado? Como você viu, há muitas formas de ampliar seu conhecimento e engrandecer seu currículo, seja qual for sua decisão. E no Portal Pós Unopar, você encontra ótimas opções de cursos para se aprimorar e aumentar ainda mais suas oportunidades! Aproveite e conheça os cursos de pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades