Ir para o conteúdo
Você na Pós

Ensino a distância: dicas para se organizar e ter disciplina no seu EAD

Ensino a distância

O ensino à distância é uma modalidade de estudo que se consolidou em nosso país por uma série de questões, e entre as principais está a flexibilidade. Mas, se muitas pessoas que ingressam no EAD já têm uma inclinação a conseguir se adaptar a essa modalidade, por outro lado, muitas vêem essa opção como a principal no momento para prosseguir estudando, mas podem sentir muita dificuldade em ter disciplina e foco fora da sala de aula. 

Se você está se perguntando se o EAD funciona, continue com a leitura deste artigo, pois vamos trazer dicas para se organizar para se motivar e aproveitar muito o estudo remoto.

O ambiente e a estrutura do estudo remoto

Em primeiro lugar, pense numa instituição de ensino. Cada sala de aula foi projetada para que os alunos pudessem ter foco e concentração, em um ambiente silencioso, sem estímulos que causem distrações ou nervosismo. É da mesma forma que o seu ambiente de estudos em casa deve ser pensado.

Separe um local calmo, confortável na medida certa, livre de distrações, bem iluminado e com fácil acesso aos seus materiais de estudo. Leve em conta a ergonomia, para que você não sofra com dores no corpo. Além disso, pense também na conexão da internet, para que os estudos do seu curso à distância fluam da melhor maneira. Assim, você não tem quebras de raciocínio ou perdas de trabalho por conta de uma internet que falha.

O cronograma e a carga horária de estudos

Antes de começar a trabalhar, é fundamental ter um cronograma de tarefas, assim, fica muito mais fácil saber qual será o pontapé inicial e a possibilidade de se perder é muito menor. Além disso, é preciso respeitar a carga horária de estudos diária e semanal para evitar sobrecarga. 

Outra dica valiosa de como estudar à distância é respeitar seu tempo. Isso porque, muitas vezes, pode haver uma menor produtividade naquele período e até mesmo um cansaço mental. É importante não se cobrar, e sim, ir entendendo quais os melhores dias e horários para realizar determinadas tarefas. 

Se você, por exemplo, é melhor em realizar cálculos nas primeiras horas de estudo e sente que com o passar do dia essa tarefa vai ficando mais difícil de ser realizada, comece seus estudos diários pelas atividades que envolvam cálculos para render ainda mais. Além disso, não assuma mais disciplinas do que for possível, monte um cronograma viável para aquele dia.

Outro ponto para que seu cronograma seja melhor trabalhado, é fundamental respeitar os prazos. Ter comprometimento é ponto-chave para que você não tenha que correr atrás do tempo. Não importa qual o tipo de atividade: em grupo ou individual, mais longa ou mais curta, mais densa ou mais rasa, respeite os prazos como respeitaria caso estivesse nas aulas presenciais. Caso contrário, você estará numa bola de neve e sempre correndo atrás do prejuízo, e as chances de perder o prazer nos estudos e concluir que o EAD é ruim são muito grandes.

A interação e a pausa

Para melhores resultados no seu estudo remoto, a dica é fazer pausas ou quebras inteligentes. Ou seja, durante o período de aula ou de estudo, caso esteja difícil de focar ou você tenha cansado de escrever, tire um tempinho para conversar com o seu professor, para ler alguns artigos sobre o tema, para beber água, se alongar e respirar, além de falar com os colegas de turma – seja para pedir ajuda ou para conversar de forma casual.

O mais importante é que, mesmo nas sutilezas, essas pequenas pausas precisam ter um pouco a ver com o estudo. Isso porque as chances de se distrair e perder a linha de raciocínio navegando pelas redes sociais é muito grande. Deixe para ficar ainda mais relaxado para usar as redes, fazer refeições e até tirar um cochilo em períodos de pausa mais longos.

Viu como, com algumas dicas, o EAD é eficaz e produtivo? Assim, é muito mais fácil se programar e extrair o melhor de você em cada dia de estudo. E no Portal Pós da Unopar, você encontra uma infinidade de cursos de especialização à distância para que possa encaixar uma nova formação à sua rotina sem precisar se deslocar até a instituição. Com essas dicas e com o EAD Unopar, você sai ganhando!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades