Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

TENDÊNCIAS (INUSITADAS) DE CONSUMO PARA 2021 APONTADAS PELA WGSN

Tendências de mercado

Este ano, por si só, já é composto por grandes expectativas. Seja no ambiente profissional, na saúde, na educação ou em questões relacionadas ao planeta, espera-se que seja um ano de boas notícias. 

Para a WGSN, consultoria global focada em tendências, também podemos esperar novidades um tanto quanto curiosas relacionadas ao comportamento do consumidor este ano. Algumas, inclusive, são benéficas ao meio ambiente e prometem mudar a maneira que enxergamos alguns produtos. Ficou curioso? Veja 5 tendências de consumo que prometem revolucionar 2021:

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Ei, Você já leu essa? Saiba quem foram os criadores do Google

Adeus aos ovos de galinhas 

Segundo os especialistas da empresa, o movimento de ovos veganos deve passar por um crescimento súbito este ano, e deve se tornar o produto de proteína sem origem animal mais procurado do mercado. Isso porque muitas pessoas que não, necessariamente, são veganas ou vegetarianas, seguem uma dieta baseada em ovo. 

O estudo aponta que a líder no mercado, JUST Egg, vendeu em 2020, cerca de 50 milhões de ovos de feijão moyashi. Agora, a empresa está se preparando para se expandir globalmente, ainda este ano. Em outros países como o Reino Unido e Israel, as marcas Oggs Aquafaba, que oferece ovos de grão-de-bico e Zero Eggs, com soja, batata e ervilha, também já fazem sucesso. A tecnologia promete reproduzir o sabor dos ovos de galinha, a textura e o nível protéico. E aí, você será do time que irá provar essa novidade?

Diga olá para os Genuinfluenciadores

Se já estávamos há algum tempo na era dos influenciadores digitais, prepare-se para a evolução com os Genuinfluenciadores. Apesar do nome alternativo, eles são pessoas com presença digital utilizada para disseminar a verdade nas redes sociais. Como os influenciadores possuem um grande impacto diante daqueles que o acompanham, cada vez mais eles serão utilizados para causar impactos positivos na sociedade. 

Esses perfis não fazem conteúdos publicitários e são focados em passar informações sociais como, por exemplo, saúde e meio ambiente, buscando mais proximidade com o público. Será que você já segue alguém assim e não sabia como se chamam?

Você é um profissional da educação? Saiba como usar o Clubhouse para se atualizar

Novas relações e a “digisexualidade”

De acordo com a WGSN, “aqueles que se identificam como ‘digisexuais’ apostam na tecnologia imersiva, como redes sociais, inteligência artificial e robôs, para cultivar relacionamentos que não dependem nem da presença física, nem da disponibilidade emocional de outros humanos”. A tendência de comportamento foi notada no início de 2019 e, evidentemente, acelerada pela pandemia. 

Com o distanciamento social, pessoas pelo mundo inteiro passaram a ficar dependentes de relacionamentos virtuais. Aplicativos de namoros se destacaram na lista de mais baixados e as chamadas de vídeos viraram verdadeiros dates com hora marcada. Acredite, para os pesquisadores, esse comportamento ainda tende a continuar mesmo após a pandemia, dando origem aos “digisexuais”. 

Tênis de corrida circular

Se você já é a favor da prática de reciclagem e apoia movimentos de impactos ambientais positivos como a economia circular, vai gostar ainda mais desse produto que promete chegar ao mercado esse ano. A WGSN destaca os “tênis circulares” como uma das tendências que prometem fazer sucesso. A Adidas é uma das marcas mundiais que está testando o formato. Chamado de Ultraboost DNA Loop, o novo modelo pode ser reciclado no fim de sua vida útil para fazer um novo tênis que pode ser seu novamente. Legal né? 

Bebidas moleculares

Imagine só beber seu vinho favorito ou aquele delicioso cafezinho, mas sem a necessidade de uvas ou plantações em cafezal. Pois bem, com a engenharia reversa, hoje isso é possível. Algumas empresas inovadoras já conseguem recriar bebidas como uísque, bourbon envelhecidos, vinhos e até café, sem seus ingredientes originais, utilizando apenas moléculas. 

A Endless West, empresa com sede em São Francisco, é uma delas, que possui drinks feitos com moléculas de plantas variadas. Outro nome é a Átomo Coffee, de Seattle, que utiliza moléculas de caroços e sementes que geralmente não seriam utilizados para produzir café. Além de inovador, esse modelo de negócio gasta menos água e libera menos dióxido de carbono na atmosfera. Ou seja, em breve será possível brindar enquanto colaboramos com o meio ambiente! 

O que você achou destas tendências de consumo? Já ouviu falar em alguma delas? Conta pra gente qual te despertou mais interesse!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades