Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

CLUBHOUSE: COMO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PODEM UTILIZAR A NOVA REDE SOCIAL PARA SE ATUALIZAR

homem negro vestindo uma blusa manga longa azul sorrindo ao telefone

O Clubhouse, a mais nova rede social do momento, mal chegou e já está repercutindo mundo afora, incluindo o Brasil. Apesar de ainda ser restrita a usuários de Iphone e só poder ser acessada por meio de convite, ela despertou a curiosidade de muitas pessoas pelo seu formato inovador, focado nas conversas por mensagens de voz e já conta com muitos adeptos.

Apesar de ser uma rede social, muitas pessoas já a utilizam para objetivos profissionais, como ampliar o networking, estabelecer novos contatos profissionais e até mesmo discutir e se atualizar sobre questões relacionadas à sua área de atuação.

Para os profissionais da educação em especial, o Clubhouse pode representar uma grande oportunidade de explorar todas essas possibilidades. Ficou curioso para saber mais a respeito? Então continue a leitura conosco aqui, no Blog Portal Pós e descubra como você também pode utilizar a mais nova rede social do momento para dar um up em sua carreira!

CLUBHOUSE: COMO FUNCIONA A NOVA REDE SOCIAL?

Dedicada exclusivamente para conversas de áudio, o Clubhouse funciona por meio de salas onde só é possível enviar mensagens de áudio. Durante as conversas não é permitido, por exemplo, enviar fotos, vídeos ou mensagens de texto.

As conversas no Clubhouse ocorrem sempre em tempo real, o que confere à rede espontaneidade na relação entre seus usuários – algo incomum nas redes sociais já consolidadas e com milhões de usuários, como Facebook e Instagram, onde grande parte das postagens acabam sendo planejadas.

O Clubhouse conta com uma grande variedade de salas divididas por temas e assuntos diversos e encontrar um tópico de seu interesse não será uma tarefa difícil. Para que as conversas ocorram de maneira funcional, ocorre a divisão dos participantes de cada sala em “cargos”, como se realmente estivéssemos em um debate, por assim dizer.

O primeiro cargo e o mais importante é o Moderator. Ele é o criador do tópico e responsável por conceder permissão para os participantes poderem falar, ver quais levantaram as mãos, definir novos moderadores e, em caso de problemas, banir pessoas da conversa.

O segundo cargo é o de Speaker. “Falantes” em bom português, são as pessoas que podem falar durante a conversa em uma sala do Clubhouse. O terceiro é o Listener, ou ouvintes. Esta última categoria é composta por todas as pessoas que desejam entrar em uma sala para assistir à conversa. Não possuem o direito de falar, exceto com a permissão do moderador.

SE ATUALIZANDO PROFISSIONALMENTE COM O CLUBHOUSE

Entre as diversas salas com temas específicos, existem aquelas dedicadas a assuntos profissionais e de carreira. Para os profissionais da área de educação, isso representa uma oportunidade incrível, visto que, ao ingressar em uma dessas conversas, as possibilidades são muitas: conhecer novas pessoas, ampliar o networking, assistir a entrevistas e debates entre especialistas da área de educação, propor a discussão de temas de seu interesse relacionados à sua atuação, entre tantos outros.

O diálogo e o contato com profissionais da área sempre foi uma questão muito importante para a carreira de um educador. Com o Clubhouse, o que já era uma prática comum presencialmente agora pode ser ampliada para o ambiente virtual, onde é possível se atualizar e manter contato com pessoas do mundo todo. Interessante, não?

Uma outra possibilidade com o Clubhouse é a de ampliar os horizontes profissionais a partir do contato com novas pessoas e suas realidades. O espaço das redes sociais é frequentemente criticado por, algoritmicamente, manter pessoas em suas “bolhas de convivência”. No entanto, o Clubhouse se propõe a ir na contramão e te colocar em contato com pessoas que você jamais teria a oportunidade de conhecer de outras formas.

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ATUALIZE SEUS CONHECIMENTOS COM UMA ESPECIALIZAÇÃO

Se o Clubhouse é uma boa forma de se atualizar profissionalmente, assim também é a Pós-Graduação em Educação para os profissionais desta área. Afinal, ao cursar uma especialização, você terá contato com novas disciplinas e frentes de conhecimento, atualizando e expandindo tudo o que você aprendeu durante a graduação e no mercado de trabalho.

E se você já possui uma rotina atarefada e não consegue imaginar como conseguir tempo para estudar em uma sala de aula, fique tranquilo. Com a Pós-Graduação EAD, você estuda à distância, de onde estiver, criando o seu próprio cronograma de estudos para conquistar a sua especialização e ir mais longe em sua trajetória profissional na Educação. Confira todas as opções de cursos de Pós-Graduação em Educação do Portal Pós e encontre aquela que irá alavancar sua carreira!

Conheça nossas faculdades