Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que fazer uma pós-graduação intensiva?

pós-intensiva

O momento atual exige mais do que apenas uma graduação, que deixou de ser razão de destaque para o profissional que quer se manter em vantagem no mercado competitivo. Por passar conhecimentos muito genéricos e, muitas vezes, sem aplicação prática, a graduação não representa mais um grande diferencial no currículo, se tornando uma etapa importante, porém que necessita de complemento.

Por isso, muitas pessoas buscam uma pós-graduação. No entanto, acabam desistindo pelo tempo de conclusão. Mesmo sabendo da importância de se atualizar, a ideia de ficar mais de um ano aguardando pelo certificado acaba desanimando pela dificuldade em conciliar estudos, trabalho, família, relacionamentos e lazer. 

Leia mais: Quais transferable skills você pode aprender com a pós-graduação?

Pensando nisso, em tempos de disputa acirrada por boas vagas no mercado de trabalho, um caminho interessante pode ser uma pós-graduação ou MBA que seja rápido, flexível e que caiba na sua rotina, te levando aonde você deseja chegar.

O que é uma pós-graduação intensiva?

A pós-graduação intensiva pode ser a resposta certa se você sabe da importância da educação continuada, mas precisa otimizar o seu tempo. Nesta modalidade, o conteúdo inteiro é passado em um intervalo menor que nos cursos de  pós-graduação convencional. Mas, é importante lembrar que, por isso mesmo, uma boa organização é imprescindível. 

Por conta do período menor de duração, o volume de conteúdo, de atividades e de avaliações acaba sendo maior durante o período em que a pós-graduação estiver em curso. O grande diferencial é que o certificado deve chegar em um período menor, a partir de 4 meses de estudos – lembrando que o mínimo de tempo de carga horária autorizada pelo MEC são de 360 horas.

Principais benefícios desta modalidade

Como falamos, uma das maiores vantagens desta modalidade é não precisar esperar anos pelo seu certificado e, em pouco tempo, estar preparado para as oportunidades de promoção na carreira, além de o processo dar a possibilidade de planejar os próprios horários na divisão entre aulas, trabalhos e atividades extras. 

Ver resultados rápidos e poder colocar os aprendizados em prática no mercado de trabalho, em uma área que seja do interesse do estudante, pode ser muito mais estimulante profissionalmente (e pessoalmente!) e representar um grande salto de conhecimento e experiência.

Leia mais: Desenvolva o protagonismo na vida acadêmica em 4 passos

Para melhorar, com a resolução número 01/06.04.2018 do MEC, a entrega e defesa do TCC deixaram de ser obrigatórias para todas as especializações lato sensu, que é o caso deste tipo de pós-graduação. Isso pode tornar o processo de especialização ainda mais prático e rápido para dar impulso à jornada profissional, investimento que pode refletir em um aumento de salário mais rapidamente.

E, caso o estudante não consiga terminar o curso no tempo estimado, não é necessário se preocupar: as instituições geralmente prorrogam os prazos de conclusão do curso para além desses 6 meses, para garantir que os estudantes cheguem ao final da pós-graduação intensiva com tranquilidade, estando aptos a se candidatarem a vagas que exijam, por exemplo, um maior grau de escolaridade, ou que pague adicional por qualificação. A pós intensiva pode ser, então, uma ponte entre você e sua realização profissional e pessoal.

Se interessou pela possibilidade de cursar uma pós-graduação intensiva? Veja nossas opções aqui e impulsione sua carreira em menos de um ano!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades