Ir para o conteúdo
Você na Pós

Posso fazer uma pós-graduação a qualquer momento?

pós em qualquer momento

Será que posso fazer uma pós-graduação a qualquer momento? Essa é uma pergunta comum no campo acadêmico, principalmente, para quem planeja sua primeira experiência para alavancar a carreira. Por isso, antes de fazer uma pós, a análise de alguns fatores é fundamental. Tais como: a escolha da Instituição, o curso desejado e a modalidade. Pontos cruciais que além de tempo e pesquisas, necessitam também de identificação do aluno.

Quando posso começar a pós-graduação?

Quando pensamos no nome “pós-graduação” é comum imaginarmos que só um profissional com um diploma na mão possa ingressar nesse meio. Não é mesmo? Essa informação não está errada,  mas podemos considerar uma ressalva. 

A Resolução nº 1/2007, artigo 1º, parágrafo 3, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), aponta que somente portadores de diploma de curso superior, seja um bacharelado ou licenciatura, podem se matricular em uma pós-graduação lato sensu (especialização e Master Business Administration), ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

Desta forma, a maioria das Instituições que oferecem pós-graduação exige o diploma para que você entre no programa, mas também existem universidades flexíveis que permitem a matrícula de alunos que estejam no último semestre da faculdade. Ou seja, se você concluir seus estudos em dezembro, mas quiser se inscrever em uma pós ainda em outubro, há chances desde que seja um curso lato sensu.  Porém, os mesmos só conseguem dar continuidade com a apresentação do certificado de graduação futuramente. 

Leia também: Vale a pena fazer a pós-graduação em uma área diferente?

O calendário letivo

Os calendários do ano letivo também dependem muito de cada instituição. Alguns cursos seguem a estrutura padronizada, composta por dois semestres com férias entre um e outro. Isso acontece principalmente na stricto sensu, que são cursos extensos e demandam pesquisas acadêmicas mais abrangentes.

Especializações e MBA, que podem envolver cursos de curta duração e intensivos, costumam variar. Muitas instituições de ensino oferecem esse modelo a qualquer momento do ano. Nesse caso, é comum não ter período de férias ou menos dias de folgas. 

Isso acontece tanto na modalidade presencial como à distância, contudo, o estudo EAD ainda propõe mais flexibilidade pelas condições online e sem a necessidade de deslocamento. Caso você esteja interessado nessa opção, provavelmente você encontrará boas ofertas de cursos ao longo do ano em meses variados.

Leia também: Valorização profissional: você é o principal ativo de seu trabalho

Como saber se estou preparado?

Analise o melhor momento da sua vida para considerar a possibilidade de fazer a pós-graduação e quais etapas você precisará concluir durante o processo de estudos. 

Entenda algo que pode te ajudar neste momento: a pós-graduação ou MBA são caminhos de aprofundamento da sua escolha profissional ou grandes oportunidades para mudar de área ou de carreira. Se você não sabe qual desses dois objetivos é o seu, a melhor opção é refletir antes de seguir para a escolha do curso. 

Se pergunte “por que eu desejo fazer uma pós-graduação?” antes mesmo de se questionar sobre a especialização escolhida. Isso vai te ajudar a entender o nível de urgência sobre essa escolha e te dará mais segurança para fazer o seu planejamento. 

Outra dica importantíssima é pesquisar grupos da área que pretende se especializar e fazer contatos com profissionais. Isso pode realmente ajudá-lo(a). Além disso, essas conexões são essenciais para obter uma carreira sólida! 

Agora, se você está motivado e decidido, mãos à obra! Aproveite que nossos cursos de MBA e Pós-graduação estão com 50% de desconto especial para esta Black Friday e escolha uma das 200 opções para impulsionar sua carreira já. Saiba mais aqui

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades