Ir para o conteúdo
Você na Pós

Vale a pena fazer a pós-graduação em uma área diferente?

É comum encontrar profissionais trabalhando em áreas diferentes ao curso em que se formaram na graduação. Às vezes, isso acontece porque oportunidades inesperadas surgiram pelo caminho ou, simplesmente, porque descobriram um novo campo atrativo que desejam atuar.

Por isso, você deve estar se perguntando: “será que vale a pena investir em uma pós-graduação de outra área?”. Felizmente, podemos te afirmar que a resposta é sim!  Afinal, se a maioria dos planos de carreira exigem educação além de um bacharelado ou licenciatura, por que não unir o útil ao agradável, não é mesmo? 

Leia também: Valorização profissional: você é o principal ativo de seu trabalho

Pós em área diferente? 

Não se assuste com essa informação, a verdade é que essa situação acontece com frequência. Então, se você está pensando em transformar sua carreira, não se preocupe, as chances de se dar bem optando por uma pós-graduação em uma área diferente de sua formação são enormes.

Uma das vantagens é a experiência profissional que outros cursos vão te oferecer.  Seja qual formato você escolher, lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado), uma pós-graduação em uma área diferente de seu bacharelado, pode te fazer adquirir novos conhecimentos não só para sua carreira, mas para a vida. Muitas vezes, mesmo em áreas opostas, é possível se identificar com disciplinas que nos trazem valores complementares. 

Posso escolher qualquer área? 

pós em área diferente

Desde que faça sentido para sua carreira, sim! Sabemos que uma pessoa portadora de um diploma de graduação pode cursar uma pós-graduação quantas vezes quiser, mas apesar disso é preciso se movimentar com atenção: uma pessoa formada em Direito que deseja migrar para a área da saúde, por exemplo, precisa estruturar essa mudança para além da pós-graduação, certo? 

Por isso, entenda se você deseja complementar e ampliar seu campo de atuação de maneira estratégica ou se deseja refazer sua trajetória profissional. Se o que você deseja é a segunda opção, vá fundo também! A nossa dica aqui é fazer um planejamento a médio e longo prazo e começar um plano de networking com profissionais da sua nova área de interesse. 

Agora, se você se formou em jornalismo e gosta de finanças, nada te impede de fazer um MBA em Contabilidade, por exemplo. Assim como você pode ter se graduado em psicologia e fazer uma pós na área de educação focada em Metodologias do Ensino da  língua portuguesa. Não existe uma regra!

 

Leia também: novos cursos de pós-graduação EAD

Então, o que considerar antes de escolher?

O mais importante é saber o que você realmente quer. Afinal,  você não vai querer chegar na metade da pós-graduação e descobrir que não estava tão interessado nesta área de carreira quanto pensava inicialmente. Não é mesmo? 

Por isso, pesquise e lembre-se que é a sua jornada profissional que está em pauta. Explore seu novo campo de carreira primeiro e não tenha medo de investir nos seus sonhos. Aproveite e veja essas dicas para começar sua pós-graduação!

Você está pensando em continuar seus estudos? Acesse o Portal Pós e descubra o curso que melhor se encaixa em sua carreira. Aproveite e veja os cursos de Pós-Graduação EAD em oferta na Black Friday com descontos de 70%. Acesse e saiba mais!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades