Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Processos Seletivos Trainee

Programa Trainee

Trainees são jovens talentos selecionados por organizações, em sua maioria grandes empresas e multinacionais, para que passem por um processo de formação chamado de programa trainee em que são preparados para assumir cargos estratégicos e de liderança.

O processo seletivo para se tornar um trainee costuma ser extenso, podendo levar até 4 meses e é composto por várias etapas:

  • Inscrição: geralmente é feita on-line e exige todos os critérios básicos definidos pela empresa como formação acadêmica, idiomas, cursos, vivências e tempo de formação. Costumam ser aceitos candidatos que estão nos dois últimos anos da graduação ou que se formaram nos dois últimos anos.
  • Testes online: é prática dos processos trainee a aplicação de testes de idiomas, de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, ou o mais comum, os testes de lógica – testes que exigem estudo e preparação e que eliminam a maioria dos candidatos. A fluência em idiomas também pode ser verificada em provas orais.
  • Dinâmicas de grupo: aplicadas com o objetivo de observar a manifestação de competências profissionais nos candidatos em simulações de interações em grupos e equipes de trabalho. As competências mais observadas são: proatividade, flexibilidade, dinamismo, criatividade, relacionamento interpessoal e liderança. Também é uma das etapas que mais elimina candidatos.
  • Painel de negócios: etapa em que os candidatos recebem um case, ou situação crítica geralmente retratando problemas reais da organização para ser solucionado individualmente ou em grupo. Nessa fase é considerada a visão estratégica do candidato e seu direcionamento para soluções.
  • Entrevistas: podem ser realizadas mais de uma entrevista com analistas da área de gestão de pessoas, diretores e até com o presidente da empresa. Nessa fase o foco está na avaliação da coerência entre o perfil do candidato e a cultura da organização.

Essas fases são planejadas e executadas pelo setor de gestão de pessoas que tem a responsabilidade de identificar os candidatos que possuem objetivos e perfil mais compatível com as competências exigidas pela organização, bem como com sua cultura e mercado de atuação. Por isso, é fundamental que o candidato se prepare e pesquise a fundo sobre a organização. Isso irá ajudar até na forma de se vestir para o processo seletivo de maneira mais ou menos formal, por exemplo.

Apesar da necessidade desse direcionamento sobre o que a organização espera dos candidatos, não tente ser alguém que não é. Se preocupe em demonstrar da maneira mais clara possível suas capacidades e potencial a cada nova etapa da seleção, sem forçar chamar atenção a todo custo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades