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Crescimento Pessoal

Valorização profissional: você é o principal ativo de seu trabalho

Ter um bom relacionamento com seus pares e colegas de trabalho, assim como com todo o ambiente da empresa, é sempre visto com bons olhos. No entanto, a motivação pessoal é impulsionada quando esse relacionamento é naturalmente cordial e apreciado entre todos os que convivem diariamente. Para isso, a valorização profissional passa por alguns pontos que podem ser melhorados ao longo de sua estada na companhia.

Sabemos que faz parte do papel da organização também se esforçar para que essa relação seja boa para todos os lados. Dessa forma, é necessário avaliar o quanto esta empresa preza pela dignidade de seu profissional, o quanto investe na qualidade de vida no ambiente de trabalho e também em seu crescimento, com reconhecimento de suas habilidades profissionais e pessoais, além de garantir o retorno financeiro sobre seu trabalho.

Em contrapartida, cabe ao funcionário cumprir os requisitos e políticas desta organização, além de investir em si mesmo, para aprimorar seu conhecimento. Por isso, o Portal Pós destaca algumas iniciativas que tendem a colaborar com o reconhecimento e, inclusive, com o aumento de sua autoestima dentro do ambiente profissional. Confira!

Conheça bem a empresa

Saber sobre as políticas de convivência, normas e regras é fundamental para que sua vivência dentro do ambiente de trabalho seja apreciada. Inclusive, este fator também colabora para que outros pares te enxerguem com bons olhos. Essas normas incluem cumprimento de tarefas, respeito aos horários e ainda ajudar seus colegas de trabalho em outras funções. Ser participativo conta pontos também para sua autoestima. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido por auxiliar os outros?

Procure e preocupe-se por feedbacks

Geralmente, a cultura do feedback é vista como negativa. No entanto, é preciso aprender a tirar os bons resultados do que você está ouvindo. Se coisas a melhorar foram apontadas, é a hora de se fortalecer por meio de atenção a esses pontos. Buscar ajuda dentro da própria organização para melhorar no que recebeu críticas também aponta para o caminho da valorização profissional e pessoal. Saber ouvir é uma das principais qualidades de um bom colaborador.

Tenha um bom network

Ter uma rede de relacionamentos dentro do ambiente de trabalho ajuda a engrandecer seu trabalho. Tudo porque não somos seres solitários e nem sempre trabalhamos em uma função unicamente de nossa responsabilidade. A grande maioria das organizações tem suas áreas formadas por equipes. Manter o bom relacionamento com as pessoas que participam da mesma equipe, ou mesmo em equipes correlatas, é essencial para se valorizar e crescer.

Comunique-se de forma clara

Clareza nas informações que busca ou oferece a alguém é fundamental para que o trabalho corra da melhor forma. Assim, ter atenção a sua comunicação – seja escrita ou verbal -, é primordial para que nada passe despercebido. Ter bom vocabulário, treinar sua dicção ao conversar e ter coerência nas informações que passa a alguém torna a comunicação eficiente e aumenta seus pontos com seus pares.

Faça cursos para aprimorar seu currículo

Capacitar-se é um dos primeiros pontos para que a valorização profissional aconteça. Por isso, buscar uma graduação, MBA, cursos livres ou pós-graduação que complementem seu conhecimento demonstra que você é um colaborador participativo, interessado em crescer e ainda que está atualizado com as exigências do mercado em que atua.

Demonstre seu comprometimento

A produtividade e comprometimento são pontos altamente avaliados em diversas funções. Por isso, demonstre que você está comprometido com entregas, é responsável pelo que te foi designado e ainda colabora com sua motivação pessoal.

Você se sente valorizado dentro de seu ambiente de trabalho? Deixe seu comentário 

 

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