Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

GERONTOLOGIA: ENTENDA POR QUE É UMA ÁREA EM ASCENSÃO

A Gerontologia, se dedica a estudar os processos de envelhecimento no corpo humano. Ela usa uma série de conhecimentos multidisciplinares, como a psicologia, a saúde pública, a fisiologia, as ciências sociais e as políticas públicas, para que se possa preservar o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.

A área vem chamando cada vez mais atenção e um dos principais motivos é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. De acordo com o IBGE, o país tem mais de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Segundo a projeção da população, divulgada pelo instituto em 2018, esse número pode dobrar nas próximas décadas.

Para que se tenha uma ideia, em 1940, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 45,5 anos. Em 2019, alcançou a marca de 76,6 anos. Entre os principais motivos dessa alta estão a redução da mortalidade infantil, avanços da medicina e da vacinação, acesso aos serviços de saúde, coleta de lixo e saneamento básico.

Pensando em todas essas informações, cada vez mais se faz necessária a presença de profissionais qualificados para lidar com as grandes demandas da população idosa.

Leia mais: Por que apostar na pós-graduação em momentos de crise

 

Como é o mercado de Gerontologia?

Para entender qual é o cenário atual e como os profissionais podem atuar nessa área, é importante esclarecer uma dúvida comum: a diferença entre Geriatria e a Gerontologia.

  • A Geriatria é uma especialidade médica que foca no tratamento e no cuidado das pessoas idosas.
  • A Gerontologia é uma área de estudo grande, que foca na saúde física e mental dos idosos, levando fatores sociais e de políticas públicas em consideração.

 

Então, agora que já esclarecemos uma dúvida recorrente, vamos falar sobre o trabalho em gerontologia.

Quem se especializa nessa área, pode trabalhar em hospitais, clínicas, casas de repouso, órgãos de assistência social, ambulatórios, com atendimento domiciliar, entre outros.

Nesses espaços, os profissionais devem planejar e organizar projetos que promovam a saúde, a proteção, a segurança e a qualidade de vida da população mais velha, além do aconselhamento familiar. Para isso, ter habilidades como empatia, paciência e atenção, são fundamentais para quem quer trabalhar nessa área.

Outra possibilidade é atuar como pesquisador em instituições de ensino superior e como docente.

Leia também: Mitos e verdades sobre a pós-graduação EAD

 

Por que fazer uma pós-graduação em Gerontologia?

Bom, como vimos, a expectativa de vida está aumentando, e com ela, a necessidade de ter especialistas qualificados para atender a população idosa fica cada vez maior. Por isso, a pós-graduação em Gerontologia é uma boa oportunidade profissional.

Veja algumas opções de curso na área:

  • Gestão em Gerontologia: indicado para profissionais que tenham o diploma de curso superior na área da saúde, serviço sociais e outras semelhantes. Nessa pós, os alunos ampliam seus conhecimentos sobre envelhecimento saudável, gestão de serviços e prestação de assistência à população com mais de 60 anos.

Durante o curso, os participantes se dedicam a entender o processo de envelhecimento, levando em consideração o aspecto biopsicossocial do idoso, conhece programas de qualidade de vida voltadas para esse público, compreende o gerenciamento e funcionamento de serviços de saúde e outros aspectos relacionados ao contexto da vida desse grupo.

  • Geriatria e Gerontologia: Essa pós é voltada para profissionais da área que queiram aprofundar seus conhecimentos em relação ao envelhecimento e trabalhar como promotores da saúde nessa faixa etária.

Ao longo da especialização, os alunos conhecem instrumentos de avaliação da saúde de idosos, compreendem o processo de envelhecimento, aprendem a prevenir e reconhecer fatores de risco e emergências comuns para esta população, entendem a atuação de equipes multidisciplinares nos cuidados paliativos, entre outros.

 

Sabia que na Faculdade Anhanguera você encontra este e outros cursos de pós-graduação, podendo obter o seu certificado em apenas 6 meses?

Se você está buscando qualificação e competitividade para a sua carreira, invista em um curso de MBA ou pós-graduação à distância na Anhanguera, com toda a comodidade e economia que o EAD oferece.

Acesse o site da Anhanguera e escolha a pós-graduação EAD que vai transformar a sua carreira!

Conheça nossas faculdades