Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PROFISSÃO

Menina jovem aparentemente se consultando com uma psicóloga ou pedagoga

A Psicopedagogia é composta por duas áreas do conhecimento: psicologia e pedagogia. Contudo, vai muito além da simples junção de termos. Uma vez que visa identificar a complexidade característica do saber e do não saber, estudando o processo de aprendizagem humana, auxiliando na construção e reconstrução do conhecimento.

Com caráter preventivo e terapêutico, o psicopedagogo clínico identifica, analisa, planeja e intervém, de acordo com as etapas de diagnóstico e tratamento. Basicamente, seu trabalho consiste em facilitar o processo de aprendizagem para crianças e adolescentes.

A atuação na Psicopedagogia Clínica

Atuando no aspecto clínico, este profissional começa o tratamento com um diagnóstico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Nesta etapa, além da entrevista com os pais, educadores e com a própria criança ou adolescente, são utilizadas provas psicomotoras, de linguagem, de percepção, de nível mental, pedagógicas, entre outras.

Vale ressaltar que a entrevista com os pais e com a criança é a parte mais importante. Isso porque, ao recolher determinadas informações sobre a história de vida do paciente, é possível indicar qual a melhor abordagem. Caso sejam identificadas outras dificuldades, o psicopedagogo poderá indicar um psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, ou qualquer outro profissional especializado para auxiliar no tratamento.

Para análises com criança, é bem comum utilizar recursos, como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, contação de histórias e até mesmo o computador, caso seja mais conveniente. Muitas vezes, a criança não consegue expressar seus sentimentos. Mas por meio dessas ferramentas ela consegue contar suas ansiedades e dificuldades. Além disso, o psicopedagogo tem o papel de orientar os pais e a escola sobre a melhor atitude a ser tomada para obter ótimos resultados.

No Brasil, a psicopedagogia clínica e institucional envolve atividades, como orientação de estudos, apropriação de conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio e atendimento de crianças com deficiência mental, autistas ou com comprometimentos mais graves.

Por que estudar Psicopedagogia?

Entre as vantagens proporcionadas por esta carreira está a plena satisfação que o psicopedagogo sente ao fazer parte da evolução dos seus pacientes. Ao atuar de maneira profissional, terá a chance de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças e jovens, além de ajudar a promover espaços para novas formações.

Além disso, a Psicopedagogia Clínica oferece uma ampla oportunidade de trabalho, com um salário médio de R$ 3.130, de acordo com o site Glassdoor.

Como pode ver, este campo de atuação tem o objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem, a partir de métodos que valorizam a criança e o adolescente, incentivando sentimentos que elevam a autoestima, fazendo com que o paciente perceba suas potencialidades.

Inclusive, cabe ao psicopedagogo clínico entender eventuais transtornos no processo de aprendizagem, participar da dinâmica educacional, favorecendo a inclusão e promovendo orientações conforme a particularidade de cada criança e adolescente.

E aí, sentiu-se inspirado? Se você gosta de lidar com pessoas e dos contextos de ensino-aprendizagem, estes são aspectos fundamentais para quem se sente atraído por esta carreira. É claro que outras características também são igualmente importantes, como a capacidade de uma escuta ativa, curiosidade sobre o comportamento humano, respeito pelas individualidades, facilidade em planejamento, entre outros atributos.

Está pensando em se especializar na área de Psicopedagogia Clínica e Institucional?

Se você pretende colaborar com uma aprendizagem mais prazerosa e preza pela educação inclusiva, confira os nossos Cursos de Pós! Com a Pós Uniderp, você terá um ótimo acompanhamento para se desenvolver e aplicar suas habilidades com excelência. Por isso, não espere mais para construir uma carreira tão fundamental para os dias de hoje. Comece agora mesmo a sua Pós-graduação Uniderp!

Conheça nossas faculdades