Ir para o conteúdo
Você na Pós

O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre o assunto!

mulher com notebook para ilustrar texto sobre o que é pós-graduação

Você sabe exatamente o que é pós-graduação? Essa modalidade de ensino superior é muito famosa e valorizada pelo mercado de trabalho, afinal de contas, ela é capaz de te transformar em um profissional especialista. Então, se você quer descobrir tudo sobre ela e se preparar para se destacar profissionalmente, continue lendo o antigo e entenda como funciona uma pós-graduação.

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é a formação acadêmica que vem depois da graduação. Ou seja, é a próxima etapa para quem já se formou e tem uma profissão, mas deseja dar mais um passo.

Então, se você está se perguntando para que serve uma pós-graduação, saiba que, com ela, você vai se aprofundar em um tema específico da sua área de atuação, aprendendo novos conceitos e se atualizando, em programas de pós que podem ser lato sensu ou stricto sensu.

Os nomes podem parecer complicados, mas a explicação é simples e você pode conferir logo abaixo, entendendo melhor o que é pós-graduação.

Lato sensu

A pós lato sensu é a especialização tradicional. Ou seja, ela define os cursos que são voltados para o mercado de trabalho. Dessa maneira, a sua jornada acadêmica será focada em desenvolver habilidades para sua carreira no mercado tradicional.

Essa é a oportunidade ideal para se tornar um profissional ainda melhor, com competências e conhecimentos fundamentais para assumir novos desafios na sua carreira. Para isso, você poderá optar por duas possibilidades de pós: a especialização ou o MBA.

Especialização

A especialização é um curso de pós-graduação voltado para o aprimoramento profissional em um assunto da sua área. Funciona assim: você vai escolher a pós que mais combina com suas preferências e objetivos de futuro, e se dedicar para se tornar um profissional especializado no tema em questão.

Por exemplo, profissionais de RH que cursarem a pós em Recursos Humanos: Rotinas e Cálculos Trabalhistas se tornarão especialistas na área, obtendo um conhecimento aprofundado em tudo que envolve o assunto escolhido.

MBA

Por outro lado, o MBA é uma pós direcionada a profissionais que querem atuar com a gestão e liderança de negócios.

Com opções para todas as áreas e profissões, os MBAs vão te ajudar a desenvolver habilidades específicas para a administração e liderança, lapidando suas competências com um olhar de negócios. Sendo assim, além de se especializar, você vai desenvolver capacidades para gerir departamentos e empresas.

Stricto sensu

Outra opção de pós é a stricto sensu, voltada para quem deseja ter uma carreira acadêmica, trabalhar com pesquisas ou ser professor universitário. Para isso, você poderá cursar mestrados, doutorados e pós-doutorados, que não têm um foco direcionado ao mercado de trabalho tradicional.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quem pode fazer pós-graduação?

Entendeu exatamente o que é uma pós-graduação e ficou interessado? Então vale a pena descobrir quem pode fazer uma especialização, porque existem alguns pré-requisitos para isso.

Em primeiro lugar, o nome da modalidade já mostra alguns indicativos disso. Para fazer uma pós, você precisa ter um diploma universitário. Ou seja, deve ter concluído uma graduação, seja ela um bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo.

Aqui, é importante ressaltar que em muitos casos você poderá fazer uma especialização em uma área diferente da sua graduação. Contudo, nem sempre você poderá exercer a profissão da pós sem ter uma graduação na mesma área.

Por exemplo, fazer uma pós-graduação em Nutrição Esportiva não te qualifica a atuar como nutricionista. Para isso, você obrigatoriamente precisará de um diploma de graduação em Nutrição.

O que significa fazer pós-graduação?

Sendo assim, agora fica fácil entender que a pós-graduação é um curso com muito mais aprofundamento para a sua vida profissional. Ele é uma maneira estratégica de ampliar seus conhecimentos de forma específica, afinal de contas, a graduação é mais generalista e não teria como contemplar todas as possibilidades de carreira de uma profissão.

Portanto, o significado de pós-graduação também é valorizar a sua carreira e investir em si mesmo. O profissional que faz uma especialização é aquele que leva a vida profissional a sério, sabe quais são os seus objetivos e faz de tudo para alcançá-los.

Em um mercado de trabalho que reconhece os especialistas, estar nesse seleto grupo de profissionais significa se destacar em processos seletivos, chamar a atenção de recrutadores, conseguir oportunidades únicas, assumir posições mais altas e, consequentemente, ter salários cada vez maiores.

Assim fica fácil de visualizar para que serve a pós-graduação, não é mesmo?

Para fazer pós-graduação precisa de vestibular?

Agora que você já entendeu o que significa pós-graduação, vamos a outras dúvidas que talvez estejam passando pela sua mente. Por exemplo, será que precisa de vestibular para fazer uma pós? E quais são os passos para conseguir começar a sua?

A boa notícia é que não é necessário prestar vestibular para entrar em uma especialização. Algumas faculdades contam com processos seletivos, contudo, nossas instituições são garantem que o seu início na pós-graduação será o mais fácil e tranquilo possível.

Para isso, você só precisa escolher o seu curso, fazer a inscrição, enviar todos os documentos necessários, para comprovar que você é formado em uma graduação, e começar a estudar. Bastante simples, não é mesmo?

Quanto tempo dura uma pós?

Na hora de escolher o seu curso, você terá a oportunidade de escolher a duração da sua pós-graduação. A era das especializações “engessadas” já passou, e hoje em dia você pode personalizar toda a sua jornada, sabia?

Sendo assim, em nossos cursos de pós-graduação EAD, você estará no controle da duração da especialização. E para isso, você poderá escolher três possibilidades, sendo que todas elas oferecem as mesmas disciplinas, aulas e conteúdos. A única diferença será o tempo para finalizar a sua caminhada acadêmica.

1 – Pós regular: 10 meses

A especialização regular tem 10 meses de duração. Isso significa que você terá mais tempo para se dedicar a cada uma das disciplinas, conciliando os estudos com a rotina de estudos de forma mais tranquila.

Aqui, você terá que se dedicar por cerca de 9 horas semanais para a sua pós, com disciplinas que ficarão abertas por cerca de 32 dias.

2 – Pós intensiva: 6 meses

Porém, se você quer concluir o seu curso mais rapidamente e tem pressa para garantir o título de especialista, você também pode fazer a pós intensiva, que tem 6 meses de duração. Nela, as disciplinas são liberadas a cada 19 dias, o que corresponde a 15 horas de dedicação semanal.

3 – Pós superintensiva: 4 meses

Por fim, profissionais que precisam se especializar em tempo recorde podem optar pela pós em 4 meses. Ou seja, pela especialização superintensiva. Suas disciplinas serão disponibilizadas a cada 13 dias, e estudando 21 horas por semana, você vai se tornar um profissional ainda mais completo em menos de um semestre.

Banner do e-book Guia da pós-graduação e do estudo EAD: Tudo que você precisa saber

Como é chamado quem tem pós-graduação?

Depois de tanto esforço, independente da modalidade da sua pós, você será uma pessoa pós-graduada. Mas esse não é o único título de quem completa essa etapa do ensino superior, sabia?

Quando você finalizar o seu curso, você vai receber o seu certificado de conclusão de curso. Ele será o documento responsável por atestar o seu novo título, de especialista. E isso é bastante importante, tendo em vista que o mercado valoriza os especialistas e que a pós-graduação é a única maneira de alcançar o título.

Para isso, você precisa se formar em uma especialização lato sensu. Ou seja, nos cursos de especialização e MBA, os únicos capazes de oferecer o título de especialista para você.

Qual pós-graduação escolher?

A essa altura você já entendeu o que é uma pós-graduação e já sabe que ela é fundamental para a carreira, certo? Porém, talvez você ainda tenha dúvidas sobre o curso ideal para o seu futuro.

Não saber exatamente qual pós fazer é muito comum, afinal, as opções oferecidas por nossas instituições são inúmeras. Com mais de 500 cursos em diversas áreas do conhecimento, pode ser que você tenha alguma dificuldade para “bater o martelo” e se inscrever. Mas não precisa se preocupar, porque vamos te ajudar a resolver esse dilema.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1 – Entenda quais são as suas metas de carreira

O primeiro passo é olhar para dentro e alinhar os seus objetivos. Quais são as suas metas profissionais? Onde você quer chegar? Que profissional você deseja ser? Encontrar as respostas para todas essas perguntas é o começo, e assim você já vai começar a ter clareza sobre a pós-graduação.

2 – Avalie o mercado de trabalho, suas novidades e tendências

Depois, dedique-se a entender o mercado de trabalho atual. Compreender as tendências e novidades gerais, bem como o cenário e perspectivas para a sua área específica, vão te ajudar a ser realista e tomar decisões estratégicas.

Afinal, por mais que seja importante considerar suas vontades e gostos, pensar nas demandas do mercado também é fundamental para se manter relevante na área.

3 – Consulte a grade curricular dos cursos que te interessarem

Já sabe o que é pós e começou a avaliar algumas opções de cursos? Então se aprofunde em cada um deles, observando seus detalhes e, principalmente, as disciplinas das especializações. Dessa maneira, você vai descobrir se o foco do curso combina com as suas expectativas e se ele está alinhado com os seus objetivos.

Enfim, agora que você já sabe o que é pós-graduação, descobriu sua importância e todas as possibilidades que ela pode te oferecer, chegou a hora de dar o próximo passo. Aproveite para investir na sua pós-graduação EAD e apostar em si mesmo. Assim, você estará cada vez mais próximo dos seus objetivos profissionais e financeiros.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades