Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual pós-graduação escolher? Saiba como encontrar o curso ideal

mulher com expressão de pensativa para ilustrar texto sobre qual pós-graduação escolher

O seu futuro profissional depende das escolhas que você faz ao longo da sua carreira. Por isso, se o seu desejo é se tornar especialista, ganhar salários mais atrativos ou obter novos conhecimentos, a dica é apostar em uma especialização. Porém, pode ser que você tenha dúvidas sobre qual pós-graduação escolher. Então, como resolver isso?

Antes de tudo, vale destacar que investir em uma pós-graduação é a melhor escolha para deixar o currículo mais poderoso e atrair a atenção dos recrutadores em processos seletivos.

Além disso, com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é fundamental se especializar e desenvolver novas habilidades.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

banner sobre consultoria de carreiras

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

O diploma, obtido na graduação, é uma conquista especial. No entanto, para muitas vagas, as empresas já pedem que os candidatos tenham uma especialização.

E você sabia, inclusive, que, segundo uma pesquisa do Instituto Semesp, quem possui uma pós-graduação pode ganhar até 150% em comparação com quem não tem?

E é claro que os benefícios não param por aí. Confira outros motivos!

1 – Acesso às melhores oportunidades 

Com a pós-graduação, você tem acesso a conteúdos atualizados sobre a área escolhida e, com isso, fica mais preparado para os desafios do mercado de trabalho. 

Dessa forma, tem todo o conhecimento que precisa para se destacar e encontrar as melhores oportunidades.

2 – Desenvolvimento de novas habilidades 

A especialização permite que você vá além do conhecimento teórico e desenvolva soft skills. As habilidades comportamentais são muito importantes e, hoje, essenciais em muitas áreas de atuação.

Com a pós, você precisará praticar a atenção para ouvir e assimilar o conteúdo, gerenciar o tempo para estudar sem se perder nos prazos e muito mais.

3 – Ser especialista

Com muitos candidatos concorrendo pelas mesmas oportunidades, é importante que você tenha um diferencial. 

A especialização traz o título de especialista que você precisa para ganhar espaço no mercado de trabalho, além de ser uma oportunidade para atuar com mais qualificação profissional.

Quer mais benefícios? Veja:

  • Conquistar uma promoção no trabalho atual;
  • Buscas novas oportunidades;
  • Passar por uma mudança de carreira;
  • Aumentar a empregabilidade;
  • Conseguir uma recolocação profissional.

Agora que você já conhece os benefícios, entenda como escolher a pós-graduação ideal!

Qual pós-graduação escolher?

1 – Analise seus objetivos profissionais

A escolha da pós-graduação deve estar alinhada com o seu planejamento profissional. Isso porque o curso precisa estar de acordo com os objetivos que foram traçados para a sua carreira.

Com isso, é importante saber, antes de tudo, o que você deseja e, com isso, entender o seu momento e em qual área deve investir.

Se você tem planos para assumir um cargo de liderança e trabalhar com inovação, por exemplo, um MBA em Liderança Digital pode ser o que você precisa. 

Ou, então, o seu objetivo é empreender. Nesse caso, é válido ver qual segmento você deseja atuar, para escolher o curso que vai trazer os conhecimentos certos, como a pós em E-commerce de Moda ou o MBA em Inovação e Empreendedorismo

É importante ter em mente o que você almeja para definir a sua pós-graduação. 

2 – Consulte o mercado de trabalho

Outra dica válida para entender qual pós-graduação escolher é fazer uma análise de como está o mercado da área em que você planeja se especializar.

O setor de tecnologia, por exemplo, é bem aquecido, com muitas vagas a serem preenchidas nos próximos anos. Mas há diversas outras áreas, como Engenharia e Enfermagem, que necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados. 

Entender o cenário do segmento escolhido é um passo importante para analisar quais são as oportunidades oferecidas e como está o mercado de trabalho.

Para isso, vale, inclusive, conversar com profissionais que já atuam na área desejada para tirar dúvidas e dividir percepções. O LinkedIn é um bom canal para criar relacionamentos profissionais e expandir a sua rede de contatos

3 – Consulte as disciplinas oferecidas

Além do nome do curso, é importante analisar a grade curricular, principalmente se você estiver em dúvida entre mais de uma opção.

Com isso, é fundamental ver as disciplinas ofertadas para entender se o conteúdo está alinhado com os seus objetivos profissionais.

Ainda é interessante olhar o público-alvo do curso e os objetivos para saber o que a especialização irá oferecer e agregar ao seu conhecimento.

4 – Faça um teste para encontrar o curso ideal

Já pensou na possibilidade de uma consultoria para encontrar o melhor curso para a sua carreira? Você responde algumas perguntas, com base nos seus interesses, e recebe indicações de cursos que fazem sentido para o seu momento profissional.

E o melhor: o teste é online, dinâmico e 100% gratuito. Com o resultado personalizado, fica ainda mais fácil saber qual pós-graduação escolher e, assim, ter o destaque que você tanto deseja em sua jornada profissional. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades