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Carreira em Pauta

O que é o LinkedIn e para que serve: tudo sobre o tema

imagem para ilustrar o texto de o que é o LinkedIn e para que serve

Se você participa das discussões sobre mercado de trabalho, com certeza já ouviu falar do LinkedIn, certo? A plataforma ganhou muita notoriedade e crescimento nos últimos anos e, atualmente, é um importante polo profissional no mundo virtual. Mas afinal, o que é o LinkedIn e para que serve, exatamente?

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Para responder a todas as suas dúvidas sobre a rede social, elaboramos esse guia para você. Ao longo do artigo, você vai encontrar explicações sobre tudo relativo ao LinkedIn, desde a sua criação até dicas do que postar no LinkedIn para alavancar o seu perfil. Está pronto para aprender?

O que é o LinkedIn e para que serve?

O LinkedIn é a maior rede social focada nos negócios e assuntos profissionais do mundo, e por mais que pareça muito diferente, na realidade, ela é bem parecida com outras plataformas que fomentam o relacionamento por meio da internet.

Em que ano foi lançado o LinkedIn?

Ele foi criado em 2002 e lançado em maio de 2003, nos Estados Unidos, com o mesmo ideal que carrega até hoje: ser uma rede profissional online. Dentro de um mês, mais de 4.500 pessoas já usavam o site, e o sucesso da plataforma foi tão grande, que em um ano o número de usuários chegou a 1 milhão.

O LinkedIn desembarcou no Brasil em 2011, e cinco anos depois, em 2016, foi comprado pela Microsoft. Hoje em dia, a rede está presente em mais de 200 países, e sua base de usuários ultrapassa a impressionante marca de 774 milhões de pessoas. Com isso, ela se tornou uma importante ferramenta para o mercado de trabalho, tanto para empresas e recrutadores quanto para profissionais em busca de novas oportunidades.

Afinal, para que serve o LinkedIn?

Agora que você já sabe o que significa LinkedIn, vamos nos aprofundar um pouco mais nos conhecimentos sobre o site, começando com a sua função: para que serve o LinkedIn?

Em poucas palavras, a plataforma busca incentivar o networking, discussões e oportunidades profissionais. Assim como no Facebook, por exemplo, você pode usar o seu perfil para se conectar com outras pessoas, enviar mensagens, fazer postagens no feed, acompanhar a timeline com as principais publicações e atividades da sua rede e participar de grupos e fóruns de discussão sobre temas específicos.

A grande diferença é o foco profissional da rede social. Sendo assim, você pode adicionar suas experiências de trabalho, formação, idiomas falados, vivências em trabalho voluntário, períodos de intercâmbio, certificados e diplomas. Contudo, as potencialidades da rede vão muito além disso, e é sobre todas as oportunidades que ela oferece que vamos falar daqui para a frente.

O que podemos fazer no LinkedIn?

Um dos grandes benefícios das redes sociais de relacionamento é poder usar suas funcionalidades para uma série de objetivos diferentes, já pensou nisso? O LinkedIn é um claro exemplo dessa lógica, tendo em vista que a maioria de suas ferramentas não são revolucionárias, mas o direcionamento da plataforma para o mercado de trabalho faz toda a diferença ao destacar o site no mundo virtual.

Como estamos diante de um universo com centenas de possibilidades, dividimos as potencialidades da rede social em alguns tópicos, que vão te ajudar a visualizar melhor a grande “carta coringa” que você tem em mãos ao criar um perfil para si.

1 – Fazer networking e cultivar o relacionamento com sua rede de contatos

Seguindo o princípio fundamental do LinkedIn, nele você terá todos os aparatos necessários para desenvolver o seu networking. Você pode adicionar novas conexões, sejam elas pessoas que você já conhece ou não, interagir com as publicações de outros usuários, entrar em contato por meio das mensagens privadas, e até mesmo fazer recomendações das habilidades de profissionais que você conhece.

Tudo isso é mais do que o suficiente para que você consiga se aproximar de pessoas da sua área, ou de repente de um novo setor que você gostaria de integrar, e manter um relacionamento genuíno e cheio de trocas produtivas. Afinal, não é necessário nada além de um dispositivo com conexão à internet para executar todas essas possibilidades, que fazem toda a diferença na carreira de qualquer pessoa.

2 – Acompanhar as novidades do mercado e da sua área de atuação

Além disso, a rede social é constantemente atualizada para que os usuários estejam em contato com novidades do mercado de forma orgânica. Atualmente, isso acontece por meio da timeline, ou tela de Início, que mostra publicações que podem ser do seu interesse. 

Ali, você vai encontrar posts das suas conexões, sejam eles textos curtos, longos, fotos, vídeos e até mesmo enquetes, as interações da sua rede de contatos, como conteúdos recomendados por eles, e também posts de páginas, hashtags e pessoas de interesse que você segue.

Isso porque o LinkedIn não é uma rede apenas para “pessoas físicas”, e empresas também podem criar suas páginas e compartilhar conteúdos relevantes. Esse é mais um dos motivos que explicam a importância da rede para o mundo dos negócios, afinal, ela abriu espaço para que companhias, altos executivos, estudantes, recrutadores e estagiários possam conviver e trocar conhecimentos de forma democrática e por meio da internet.

Esse cenário culminou no que temos hoje em dia, uma plataforma que concentra os principais debates corporativos e torna-os acessíveis a qualquer pessoa com um celular em mãos. Basta ter o seu perfil e seguir empresas, hashtags e profissionais que você admira, incluindo CEOs, que estão cada vez mais presentes e ativos na rede.

O resultado você pode conferir com os próprios olhos na sua timeline, onde os assuntos do momento com certeza estão sendo comentados, rendendo muitas reflexões e discussões saudáveis que podem agregar muito à sua carreira. 

3 – Desenvolver seu marketing pessoal

Da mesma forma que você recebe as publicações dos seus contatos, eles também podem receber suas postagens e interagir com elas. O mesmo acontece quando você escreve um artigo, por exemplo, e a depender das hashtags e estratégias utilizadas, suas opiniões e informações compartilhadas podem até mesmo viralizar, atraindo ainda mais pessoas para o seu perfil.

É por isso que o LinkedIn tem despontado, cada vez mais, como uma excelente ferramenta para desenvolver o marketing pessoal. Além de ser uma rede voltada para o lado profissional, ela também oferece possibilidades infinitas de interação, que podem levar algum post de sua autoria até a timeline de um CEO, por exemplo, e chamar a atenção de recrutadores.

Contudo, conseguir viralizar não é tão simples assim, e nem mesmo precisa ser o seu objetivo ao compartilhar suas ideias online. Com as estratégias certas, constância, hashtags nichadas e uma base de conexões alinhada aos seus objetivos, você pode atingir os seus objetivos mesmo sem nenhum conteúdo viral.

4 – Aplicar para vagas de emprego

E para fechar o tópico de o que podemos fazer no LinkedIn, vamos falar do seu grande diferencial em termos de ferramentas, que é a página de Vagas. Ali, as empresas podem anunciar que estão em busca de novos profissionais e, dentro da própria plataforma, receber os currículos de candidatos interessados.

Isso significa que você pode procurar vagas, criar alertas, definir filtros para a sua busca e se candidatar a vagas de emprego no mesmo ambiente em que faz seu networking e marketing pessoal. Prático, não é mesmo?

Muitas empresas e recrutadores postam vagas abertas nas suas próprias páginas, e por isso é interessante seguir companhias e outros perfis de interesse, como mencionamos acima. E as possibilidades para conseguir empregos não param por aí: diversos profissionais de RH usam o site para encontrar talentos, e o contato costuma ser feito pela própria caixa de mensagens do LinkedIn. Aqui, começamos a entender a importância de estar na rede social e manter seu perfil completo e atualizado.

5 – Participar de grupos e fóruns de debates

Além de todos os conteúdos que chegam até você por meio da timeline, o LinkedIn ainda disponibiliza outros espaços para discussões, que são os Grupos. Ao entrar em um deles, você poderá conversar especificamente sobre um tema, como Marketing Digital e Finanças, com outras pessoas que também têm interesse no assunto.

Essa é mais uma chance para fazer networking, além de ser uma oportunidade valiosa para entrar em contato com profissionais da sua área de interesse e expandir seus conhecimentos sobre novos temas.

Por que a rede social é importante? E por que eu deveria ter um LinkedIn?

Depois de compreender tudo o que pode ser feito por meio da rede social, podemos concluir que ela conquistou um alto grau de importância dentro do mundo do mercado de trabalho, se tornando um ponto central para qualquer profissional que deseja se destacar e conseguir novas oportunidades.

É por conta de todas as possibilidades que oferece que é tão importante estar no LinkedIn e usar a rede social ao seu favor. Por isso, caso ainda não tenha um perfil, crie um assim que terminar de ler esse texto, e não se esqueça de inserir todas as informações relevantes sobre a sua carreira.

Coloque sua formação, área de atuação, interesses, adicione conexões, siga empresas e páginas que fazem sentido para sua vida profissional e, aos poucos, comece a interagir e produzir conteúdos na plataforma.

O que postar no LinkedIn?

Por mais que muitos usuários postem apenas atualizações de emprego, como promoções e mudanças de posições, o LinkedIn pode ser muito mais bem explorado nesse quesito. Como explicamos, as publicações realizadas na plataforma aparecem na timeline de suas conexões e, a depender da quantidade de interações que receber, um post pode viralizar e chegar às páginas de início de centenas de milhares de pessoas.

Porém, viralizar não deve ser o seu principal objetivo, mas sim ter uma estratégia de conteúdos que conversem com os seus objetivos na plataforma. Por isso, não tenha medo de expor suas opiniões, sempre usando uma linguagem e postura profissionais, participar de debates e “vender o seu peixe”.

Você pode fazer isso tanto com a divulgação de seus trabalhos, como compartilhar uma matéria que escreveu ou o resultado de uma ação da sua equipe, quanto com a estratégia de construção de autoridade. 

Por meio de artigos mais densos e até mesmo posts curtos, mas que reforcem sua imagem como especialista, fale sobre a sua área de atuação, ensine sua audiência, exponha suas visões e produza textos de valor, que vão agregar conhecimento à experiência das suas conexões no LinkedIn.

Tem que pagar para usar a rede social?

Por fim, será que todas essas funcionalidades estão disponíveis de forma gratuita? A resposta é sim, o LinkedIn é gratuito, e qualquer pessoa que se inscrever pode usar todas as ferramentas que mencionamos aqui. Todavia, também há a possibilidade de ser um membro Premium, que oferece opções extras aos associados.

Algumas delas são o InMail, que permite que você envie mensagens para quem não está nas suas conexões, ter acesso às pessoas que visualizaram seu perfil e participar de cursos livres nas áreas de criação, tecnologia e negócios, dentre outras opções.

Agora que você já sabe o que é o LinkedIn e para que serve, que tal alavancar o seu perfil na rede adicionando uma especialização EAD? Fazer uma pós a distância pode ser um excelente diferencial para chamar a atenção de recrutadores da rede social, já que ela representa que você é um profissional capacitado, especializado e que não tem medo de novos desafios.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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