Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Reunião de trabalho em inglês: como não deixar o nervosismo vir à tona?

imagem para ilustrar o texto de reunião de trabalho em inglês

Cada vez mais, os profissionais investem nos cursos de inglês e práticas de conversação para assumir uma reunião de trabalho em inglês. Mesmo alguns colaboradores com experiência no idioma tendem a ficar nervosos ao começar a conversa com a equipe em outro idioma, principalmente por conta de alguns termos. Continue a leitura para saber mais!

Como se preparar para uma reunião de trabalho em inglês?

Os principais medos encontrados são os de não entender o que a outra equipe está falando, seja por usarem palavras desconhecidas ou por terem sotaques específicos e de maior difícil compreensão. Ou até mesmo por não saber como dizer determinada palavra ou sentença em inglês e acabar travando durante a reunião. Em todos os casos, acaba prevalecendo o receio de passar vergonha durante a conversa.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Para ajudar você, separamos 5 dicas de como se preparar para uma reunião em inglês sem deixar que o nervosismo atrapalhe o momento.

1 – Antecipe algumas frases da reunião

Nem sempre é possível saber quais são as perguntas que serão feitas durante a reunião ou exatamente o que você poderá responder, mas caso você tenha uma ideia do tema central, antecipe algumas frases que podem ser ditas durante a reunião. Por exemplo, se a reunião será para falar sobre um novo projeto, você pode treinar algumas frases sobre como você se sente como profissional para poder abraçar esse novo desafio.

Frases mais genéricas e que fazem parte do contexto da reunião também podem ser usadas para ganhar tempo, caso você tenha se esquecido de como se pronuncia o próximo conteúdo. Vamos utilizar o exemplo acima novamente. Você pode falar durante a reunião: “receber um novo projeto é sempre um desafio” ou “eu e minha equipe estamos prontos para desenvolver um trabalho ótimo com a sua empresa”. Desta forma, é possível reformular a próxima frase sem correr o risco de engasgar.

2 – Treine seu inglês um dia antes

Caso você ache que o seu inglês está um pouco enferrujado, você pode praticar alguns exercícios antes da reunião. Para isso, assista filmes e séries no idioma, sem legenda. Escute também podcasts educativos que podem te ajudar a se acostumar com a pronúncia e com a escuta. Outra sugestão legal e interessante é conversar com amigos fluentes para praticar.

3 – Combine de falar sobre termos da sua área em aula

Se você faz aulas de inglês com um professor particular, combine com ele quando você tiver reuniões em que precisará usar o idioma. Desta forma, vocês podem combinar de reservar alguns momentos para poder tirar dúvidas de termos durante a conversação e diminuir o seu nervosismo antes de ir para o bate-papo. Você também pode levar as frases prévias que já formulou para ver se elas estão com a grafia e pronúncia corretas.

Leia também: Como se manter calmo no trabalho? 4 dicas para colocar em prática

4 – Se esquecer uma palavra, não se desespere

O esquecimento é um dos motivos mais temíveis para as pessoas não quererem fazer reuniões, principalmente em inglês. Caso isso aconteça com você, não se desespere: diga que está tentando se lembrar de como se fala a palavra no idioma, respire por alguns segundos e veja se consegue se lembrar.

Em caso negativo, procure outra forma de explicar a frase ou simplesmente peça desculpas pelo esquecimento. Lembre-se: todos os envolvidos sabem que este não é o seu idioma nativo e, por isso, é compreensível que você não saiba todas as palavras.

5 – Caso seja uma apresentação, pratique

Se a sua reunião de trabalho for para fazer uma apresentação de um conteúdo já criado, pratique tudo o que irá falar, a sequência que pretende apresentar e todos os dados relevantes que deverão ser apontados. É interessante também fazer a apresentação para você mesmo no espelho, ver quais são as palavras de pronúncia mais difícil e pensar em possíveis perguntas. Desta forma, você se sentirá mais preparado antes da reunião.

Depois de seguir todos os passos para fazer uma reunião de trabalho em inglês sem ficar nervoso, está na hora de incrementar o seu currículo profissional. Se inscreva na pós- graduação Unopar. Por fim, lembre-se que aprender um novo idioma é um processo que varia de pessoa para pessoa. Por isso, siga o seu ritmo e, logo mais, você se sentirá cada vez mais seguro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades